5 dicas para que o Pilates dê os resultados que você espera
Se você planeja fazer Pilates ou começou as aulas recentemente, certamente você vai querer saber como obter bons resultados em menos tempo. Neste artigo daremos algumas dicas para que você possa obter todo o retorno possível.
Dicas para que o Pilates dê resultados
Disseram para você que o método Pilates é muito bom para a saúde e que qualquer um pode praticá-lo. Você se informou sobre quais são seus benefícios e não hesitou e foi até uma aula experimental ou então se inscreveu diretamente em uma academia.
Porém, como você pode fazer Pilates e fazer com que os resultados sejam favoráveis? Preste atenção nas seguintes dicas:
1. Encontre um instrutor experiente
Muitas vezes, quando o instrutor não é o adequado, não podemos obter o retorno total da atividade física, mesmo que tenhamos muita força de vontade. No caso do Pilates, a maioria dos estúdios permite que você participe de uma aula experimental.
No que prestar atenção? Se cada aluno recebe atenção personalizada, se o instrutor muda os exercícios de acordo com as habilidades de cada um, se ele explica bem a execução do treino, etc. E, é claro, se ele “tem química” com você. Isso é fundamental.
Da mesma forma, também é muito importante que você possa conversar com o instrutor antes de começar a primeira aula e que você conte não só que esta é uma experiência nova para você, mas também os problemas, dores ou doenças que você tenha, especialmente aquelas relacionadas ao exercício.
2. Procure horários menos concorridos
O Pilates é uma atividade social e compartilhada, a menos que você tenha uma maca especial em casa. Mas isso não significa que deva haver várias pessoas brigando pelo espaço na mesma aula. Muitos estúdios permitem apenas um número limitado de participantes ao mesmo tempo. Idealmente, não deve haver mais de cinco colegas por sessão.
Desta forma, o professor pode dar atenção e ajudar os alunos. Além disso, lidar com a demanda de cinco pessoas não é a mesma coisa que lidar com a de vinte no mesmo espaço.
3. Não vá para a aula todos os dias
Você pode ter amado fazer Pilates e ter tempo livre para praticá-lo todos os dias. No entanto, isso não é recomendado porque os músculos devem se recuperar dos esforços feitos na aula anterior.
É claro que também não devemos ir para o outro extremo de ir à aula somente uma vez a cada 15 dias. O ideal seria entre duas e três vezes por semana. Por exemplo, segunda, quarta e sexta ou terça e quinta (e aos sábados, se quisermos adicionar mais um dia).
4. Use roupas apropriadas
Outra condição para que fazer Pilates dê bons resultados. A roupa recomendada é esportiva, mas não muito apertada nem muito solta. Tenha em mente que as macas têm molas e ganchos que podem rasgar a barra das calças caso elas fiquem presas.
Também recomendamos que você use tops esportivos e meias de algodão. Lembre-se de que esta modalidade é feita com os pés descalços. Se estiver muito frio, você pode se vestir em camadas e então ir removendo as peças conforme for ficando com calor.
5. Faça os exercícios de acordo com suas possibilidades
Quando você se deitar na maca pela primeira vez, é provável que você fique com um pouco de vergonha e não saiba o que fazer. Mas à medida que as aulas forem passando, você se sentirá mais confiante e assim vai querer ir um pouco mais além.
Porém, tenha cuidado, pois um esforço ou um movimento errado pode trazer muitos problemas: contraturas, dores, inflamação, etc. Portanto, recomendamos que você não faça nada além de suas possibilidades. Isso não significa que você não possa progredir, mas sim que você deve fazer isso pouco a pouco.
Não importa o que suas colegas consigam fazer nem por quanto tempo você está frequentando as aulas, fazer Pilates não é uma competição para ver quem estica mais as pernas ou os braços. Apenas preste atenção ao que você está fazendo assim como ao que o professor te indica.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.