Qual é a melhor hora do dia para fazer exercícios?

· 15 de março de 2019
De todas as opções de horário, existe alguma que seja a ideal? E você, tem um horário do dia que prefere para fazer exercícios?

É claro que existem tantas maneiras de fazer as coisas quanto existem pessoas no mundo. Quando se trata de treinar, cada um tem o seu ritual, embora muitos procurem parâmetros gerais que se apliquem a uma grande parte das pessoas. Você já sabe qual é a melhor hora do dia para fazer exercícios?

Há pessoas que gostam de começar o dia com uma boa dose de exercício físico. Outras pessoas, entretanto, preferem um início mais progressivo e deixam a exigência física para a parte da tarde.

Por outro lado, também há os atletas noturnos, que terminam os dias com um treinamento completo. Finalmente, não podemos deixar de mencionar os nômades em relação ao horário de treino, sua flexibilidade permite que eles variem os horários de acordo com as circunstâncias.

O melhor horário para treinar

Certamente, isso não é uma discussão nova. Muita coisa já foi dita sobre esse assunto por muito tempo e, mesmo assim, nenhuma resposta conclusiva foi alcançada até então.

Como apontamos no início, a preferência pessoal, a rotina e até mesmo o organismo de cada pessoa desempenha um papel preponderante nessa decisão.

É assim que se poderia chegar à conclusão de que é cada indivíduo que deve buscar seu momento apropriado. Atualmente, as possibilidades são muitas e praticamente não há desculpas para não treinar.

Sim, é possível apontar os aspectos positivos de cada horário de treinamento. Se você ainda não encontrou um horário certo para se exercitar ou se planeja alterar esse horário, então pode ser que as informações a seguir sejam muito úteis.

A melhor hora do dia para fazer exercícios

Vantagens de treinar pela manhã

No início do dia, desde que tenhamos desfrutado de uma boa noite de descanso, nosso corpo tem mais energia e a mente fica mais livre. Além disso, o metabolismo ainda não está totalmente ativado. Por isso, fazer exercício nesse horário é benéfico para dessa forma queimar calorias desde cedo.

A melhor hora do dia para fazer a sua rotina de exercícios

Da mesma forma, a mente também está mais relaxada; ainda não está sobrecarregada com os problemas do dia, por isso podemos aproveitar ao máximo o exercício. Além disso, o empurrão energético será muito útil para o restante do dia.

Uma coisa importante sobre o treino matinal é o aquecimento. Os músculos ainda podem estar em repouso, então você tem que ativá-los corretamente para assim evitar lesões. Além disso, você deve considerar que é preciso muito compromisso e perseverança para não suspender o treino diante dos menores problemas.

Benefícios do treino vespertino

É certamente o horário que mais pessoas escolhem para treinar, e há certas publicações que apoiam essa decisão. Sobretudo em épocas de frio, quando a manhã e a noite não são as melhores alternativas, a tarde parece ideal.

Muitos atletas de elite, principalmente os corredores, treinam à tarde porque é o melhor horário para desenvolver a velocidade e a resistência. Da mesma forma, no estudo acima mencionado, afirma-se que a tarde é o momento ideal para o crescimento muscular.

Uma possível explicação é que os níveis de cortisol são mais baixos do que pela manhã então a fadiga leva mais tempo para aparecer. Além disso, ao contrário do que acontece de manhã, a circulação e a temperatura do corpo já estão normais e o corpo já está ativo há várias horas, por isso o risco de lesão é menor.

No entanto, é necessário ressaltar que o treino à tarde, muitas vezes, significa fazê-lo depois do trabalho. Frequentemente, isso significa que, além da barra, também estamos levantando o estresse e as preocupações do dia, que diminuem a nossa energia.

Benefícios do treino vespertino

E quanto a treinar à noite?

Diz-se que a principal vantagem do treino noturno é a possibilidade de queimar as reservas energéticas acumuladas com os alimentos ingeridos durante o dia. Dessa forma, após o treino, só vai faltar ir para casa, comer de forma leve e aproveitar o descanso ideal gerado pelo exercício.

Muitos apontam que chegam ao final do dia angustiados pelas agitações diárias. Diante disso, o treino pode ser interpretado de duas formas muito diferentes: como mais um fardo a ser carregado ou como uma maneira de liberar tudo o que foi vivido e aproveitar o treino. Depende de cada um.

Quanto às suas desvantagens, há uma muito óbvia: o treino noturno geralmente coincide com os planos de lazer e os eventos sociais, então a tentação de perder um treino será maior. Se você se comprometer a ser perseverante, isso não deve ser um problema.

Em suma, fica claro que a escolha da melhor hora do dia para fazer exercícios vai depender dos seus critérios. Uma coisa é certa: a atividade física, a qualquer hora, será mais do que benéfica para a sua saúde.