Naked Yoga: faça Yoga de uma forma diferente

27 de dezembro de 2019
A Naked Yoga combina importantes benefícios físicos com uma boa conexão a nível mental. Trata-se de procurar as energias internas positivas, descartando as negativas. Como é essa variedade da Yoga?

A prática de Naked Yoga se tornou uma moda nos últimos anos. Em parte, isso se deve a uma nova tendência relacionada à conexão espiritual e à autoajuda. Basicamente, trata-se de uma modalidade de Yoga que é praticada completamente sem roupas.

É um exercício bastante complexo e interessante. Sua prática consciente permite se conectar ao eu interior e liberar energias negativas. Da mesma forma, pretende-se que os indivíduos sejam mais receptivos e compreendam melhor o mundo ao seu redor.

A Yoga ‘Nagna’, como é chamada em sânscrito, a língua sagrada da Índia, existe há muito tempo. Suas origens foram inspiradas em algumas figuras religiosas do país asiático.

Em 1975, foi feito um pequeno documentário intitulado Naked Yoga. Trata-se de um filme que, na época, contribuiu para popularizar essa prática, graças ao fato de aparecer entre os indicados ao Oscar.

Desde 2014, Joschi Schwarz e Monika Werner, em seu pequeno estúdio Bold & Naked, em Nova York, a tornaram moda. Desde então, tornou-se um ritual muito bem valorizado em certos círculos sociais. No entanto, não conseguiu escapar de alguma controvérsia, nem seus praticantes de serem qualificados como exibicionistas grosseiros.

Instagram também a favoreceu

A rede social, agora subsidiária do Facebook, funcionou como a grande vitrine onde se ‘vende’ e ‘promove’ a prática de Yoga nu. Várias das contas mais populares nesta plataforma são dedicadas exclusivamente a esta atividade. É, como vemos, uma atividade que está em pleno crescimento e evoluindo.

Uma das mais influentes é a ‘Nude Yoga Girl‘. Trata-se de uma modelo que, com a ajuda de seu parceiro, se dedicou a viajar pelo mundo e a se fotografar ‘como Deus a trouxe ao mundo’ em posturas de Yoga. Suas postagens são seguidas por mais de 800 mil usuários.

Naked Yoga: faça Yoga de uma forma diferente

Imagem: Instagram ginakristin_

Liberação do karma do negativo

A prática do Yoga nu busca a liberação total do negativo que cerca as pessoas. Isso é alcançado quando se entra em sintonia com o corpo. A nudez permite a liberação de milhares de camadas de preconceitos, que apenas nos fazem questionar ainda mais a essência da pessoa.

Sem camadas, é possível perceber a energia e a presença do ser a partir de outra perspectiva e sob todos os aspectos. Isso permite que o indivíduo se livre dos limites dados pelas roupas, por mais confortáveis ​​que sejam.

Não há limites, todos os seres humanos são iguais

Muitos dos que praticam o Naked Yoga admitem que é inevitável que as energias sexuais também fluam. De forma completamente espontânea, poderiam ser despertados desejos e, às vezes, sinais inequívocos de excitação.

No entanto, dentro da estrutura do respeito, compreendendo o funcionamento natural do corpo diante de alguns estímulos ou sensações, isso é totalmente permitido. Obviamente, a situação deve ser percebida como é: reações completamente naturais.

Não confundir as coisas

A prática do Naked Yoga não é pensada como um espaço para procurar um parceiro. Essa prática deve ser entendida a partir da sintonia energética, na qual energias e desejos sexuais também convergem e não são deixados de lado.

Fora das aulas, todos são livres para aplicar a técnica como desejarem, mas nas salas de aula deve haver respeito. Inclusive, alguns centros fazem seus alunos assinarem um certificado de compromisso e confidencialidade. A violação de qualquer um dos termos do contrato implica a expulsão do usuário envolvido.

São muitos os interessados ​​em participar dessa aventura que, embora não pareça, tem bastante introspecção. Os “espectadores” não são admitidos de forma alguma. Se inscrever significa saber que, inevitavelmente, você precisa tirar a roupa.

Naked Yoga: faça Yoga de uma forma diferente

Imagem: savchyna_jenya

Naked Yoga: benefícios em todos os níveis

No entanto, não se pode ignorar que o Naked Yoga pode trazer benefícios à sexualidade. Principalmente porque ajuda a melhorar a imagem corporal que cada pessoa tem sobre si mesma. Isso, por sua vez, nos permite lidar com os relacionamentos interpessoais com boa disposição e refrescar a intimidade dos casais.

Os indivíduos, percebendo-se sem barreiras, sem restrições e aceitando seu corpo como ele é, podem facilmente se abrir para relacionamentos ao seu redor. Isso, é claro, sempre partindo da harmonia da satisfação pessoal diante da sociedade.

  • Ross, A., & Thomas, S. (2010). The Health Benefits of Yoga and Exercise: A Review of Comparison Studies. The Journal of Alternative and Complementary Medicine16(1), 3–12. https://doi.org/10.1089/acm.2009.0044
  • Garfinkel, M., & Schumacher, H. R. (2000). Yoga. Rheumatic Disease Clinics of North America26(1), 125–132. https://doi.org/10.1016/S0889-857X(05)70126-5