Naked Yoga: faça Yoga de uma forma diferente
A prática de Naked Yoga se tornou uma moda nos últimos anos. Em parte, isso se deve a uma nova tendência relacionada à conexão espiritual e à autoajuda. Basicamente, trata-se de uma modalidade de Yoga que é praticada completamente sem roupas.
É um exercício bastante complexo e interessante. Sua prática consciente permite se conectar ao eu interior e liberar energias negativas. Da mesma forma, pretende-se que os indivíduos sejam mais receptivos e compreendam melhor o mundo ao seu redor.
A Yoga ‘Nagna’, como é chamada em sânscrito, a língua sagrada da Índia, existe há muito tempo. Suas origens foram inspiradas em algumas figuras religiosas do país asiático.
Em 1975, foi feito um pequeno documentário intitulado Naked Yoga. Trata-se de um filme que, na época, contribuiu para popularizar essa prática, graças ao fato de aparecer entre os indicados ao Oscar.
Desde 2014, Joschi Schwarz e Monika Werner, em seu pequeno estúdio Bold & Naked, em Nova York, a tornaram moda. Desde então, tornou-se um ritual muito bem valorizado em certos círculos sociais. No entanto, não conseguiu escapar de alguma controvérsia, nem seus praticantes de serem qualificados como exibicionistas grosseiros.
Instagram também a favoreceu
A rede social, agora subsidiária do Facebook, funcionou como a grande vitrine onde se ‘vende’ e ‘promove’ a prática de Yoga nu. Várias das contas mais populares nesta plataforma são dedicadas exclusivamente a esta atividade. É, como vemos, uma atividade que está em pleno crescimento e evoluindo.
Uma das mais influentes é a ‘Nude Yoga Girl‘. Trata-se de uma modelo que, com a ajuda de seu parceiro, se dedicou a viajar pelo mundo e a se fotografar ‘como Deus a trouxe ao mundo’ em posturas de Yoga. Suas postagens são seguidas por mais de 800 mil usuários.
Imagem: Instagram ginakristin_
Liberação do karma do negativo
A prática do Yoga nu busca a liberação total do negativo que cerca as pessoas. Isso é alcançado quando se entra em sintonia com o corpo. A nudez permite a liberação de milhares de camadas de preconceitos, que apenas nos fazem questionar ainda mais a essência da pessoa.
Sem camadas, é possível perceber a energia e a presença do ser a partir de outra perspectiva e sob todos os aspectos. Isso permite que o indivíduo se livre dos limites dados pelas roupas, por mais confortáveis que sejam.
Não há limites, todos os seres humanos são iguais
Muitos dos que praticam o Naked Yoga admitem que é inevitável que as energias sexuais também fluam. De forma completamente espontânea, poderiam ser despertados desejos e, às vezes, sinais inequívocos de excitação.
No entanto, dentro da estrutura do respeito, compreendendo o funcionamento natural do corpo diante de alguns estímulos ou sensações, isso é totalmente permitido. Obviamente, a situação deve ser percebida como é: reações completamente naturais.
Não confundir as coisas
A prática do Naked Yoga não é pensada como um espaço para procurar um parceiro. Essa prática deve ser entendida a partir da sintonia energética, na qual energias e desejos sexuais também convergem e não são deixados de lado.
Fora das aulas, todos são livres para aplicar a técnica como desejarem, mas nas salas de aula deve haver respeito. Inclusive, alguns centros fazem seus alunos assinarem um certificado de compromisso e confidencialidade. A violação de qualquer um dos termos do contrato implica a expulsão do usuário envolvido.
São muitos os interessados em participar dessa aventura que, embora não pareça, tem bastante introspecção. Os “espectadores” não são admitidos de forma alguma. Se inscrever significa saber que, inevitavelmente, você precisa tirar a roupa.
Imagem: savchyna_jenya
Naked Yoga: benefícios em todos os níveis
No entanto, não se pode ignorar que o Naked Yoga pode trazer benefícios à sexualidade. Principalmente porque ajuda a melhorar a imagem corporal que cada pessoa tem sobre si mesma. Isso, por sua vez, nos permite lidar com os relacionamentos interpessoais com boa disposição e refrescar a intimidade dos casais.
Os indivíduos, percebendo-se sem barreiras, sem restrições e aceitando seu corpo como ele é, podem facilmente se abrir para relacionamentos ao seu redor. Isso, é claro, sempre partindo da harmonia da satisfação pessoal diante da sociedade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ross, A., & Thomas, S. (2010). The Health Benefits of Yoga and Exercise: A Review of Comparison Studies. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 16(1), 3–12. https://doi.org/10.1089/acm.2009.0044
- Garfinkel, M., & Schumacher, H. R. (2000). Yoga. Rheumatic Disease Clinics of North America, 26(1), 125–132. https://doi.org/10.1016/S0889-857X(05)70126-5
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.