5 exercícios com fita elástica para as costas

· 27 de outubro de 2018
Trata-se de um acessório de fácil manipulação e muito econômico. Esses dois motivos, somados à existência de exercícios simples para realizar em sua própria casa, contribuíram para a expansão do uso da fita elástica no mundo fitness.

Por se tratarem de exercícios com pouca exigência e sem impacto, os exercícios com fita elástica para as costas são ideais para a reabilitação muscular. Eles também são indicados para pessoas que vêm de um longo período de inatividade ou que sofreram uma lesão recentemente.

A fita elástica é um complemento ideal para uma grande quantidade de treinamentos, incluindo os de Pilates e Yoga. Neste caso, analisaremos as possibilidades que ela nos oferece quando trabalhamos os dorsais, trapézios, ombros e músculos da região lombar por meio de cinco exercícios com fita elástica para as costas.

Esse acessório oferece alternativas para trabalhar diferentes partes do corpo. Ao adicionar exercícios com fita elástica aos trabalhos tradicionais, podemos realizar treinos muito completos. Mesmo idosos podem treinar com esse instrumento!

Apresentamos a seguir os cinco exercícios com fita elástica para as costas que permitirão trabalhar essa área com este elemento tão básico.

5 exercícios com fita elástica para as costas 

Exercício Nº 1

Se falamos de exercícios com fita elástica para as costas, é impossível não começar pelo remo. Para fazê-lo com este acessório, sente-se no chão com os pés estendidos para a frente e apoie os calcanhares no chão.

Idosa fazendo exercício de remo com fita elástica

Em seguida, passe fita por debaixo da sola dos sapatos e segure-a nas extremidades com as mãos. Enquanto você mantém as costas retas e os braços perto do corpo, puxe a fita em direção ao abdômen. Suas mãos devem estar na linha da cintura.

Então, retorne à posição inicial e comece novamente. Faça 10 repetições ou 30 segundos deste exercício.

Exercício Nº 2

Para realizar este exercício, você deve pegar a fita com as duas mãos na altura do peito. Fique de pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros, as costas retas e olhando para frente.

Mulher fazendo exercício com fita elástica para as costas

Com os cotovelos para fora, puxe os dois lados, como se estivesse tentando esticar a fita o máximo possível. Os braços devem estar totalmente estendidos. Faça 10 repetições deste exercício.

Exercício Nº 3

Esta é uma variável do primeiro exercício de remo. A grande diferença é que deve ser realizado de pé. Além de trabalhar os músculos da parte superior das costas, com ele estaremos fortalecendo os ombros.

Como? Muito simples: para começar, fique com os pés afastados na largura dos ombros, enquanto pisa no elástico com eles. Pegue as pontas da fita com as mãos e incline o corpo para a frente. Seu corpo deve ficar praticamente a 90 °, sempre com as costas retas.

Uma vez alcançada essa posição, estique os braços para cima sem flexioná-los a qualquer momento. Quando chegar a altura do tronco, comece a descida para a posição inicial lentamente.

Como com os outros, você pode realizar este exercício por 30 segundos ou até completar 10 repetições. Com o tempo, você pode aumentar progressivamente esses parâmetros.

Exercício Nº 4

Para exercitar os dorsais, essa variável do remo será fenomenal. É muito simples de realizar: fique com um pé à frente do outro. Com o que está na frente, pise na borracha e pegue as duas extremidades com o braço desse mesmo lado.

O exercício consiste em fazer o trabalho de remo como faria com um halter. Isto é, levante o cotovelo formando um ângulo de 90°. Quando retornar à posição inicial, o braço deve estar esticado.

A mão oposta deve ser colocada em cima do joelho com a qual pisamos a borracha – isso proporcionará maior estabilidade. Outro segredo: quanto mais apertada a borracha, maior a força que você deve fazer para realizar o remo.

Exercício Nº 5

Você já imaginou que você poderia realizar agachamento terra com a fita elástica? Bem, sim, isso é realmente possível. Além disso, é um exercício muito eficaz e super prático.

Idosos trabalhando com a fita elástica para exercitar as costas

Para fazer isso, você deve se posicionar de pé e pisar no meio da fita. Como em ocasiões anteriores, coloque os pés na mesma largura dos ombros.

Depois, pegue as pontas da fita com as mãos. Uma vez preparada, abaixe com as costas, mantendo-a sempre reta. Tente nivelar os glúteos com o peito e também se mantenha olhando para a frente. Se olhar para baixo, como resultado, dobrará a coluna.

Você deve sentir que este exercício exige da parte inferior das suas costas e também dos isquiotibiais. O aconselhável é realizar 8 ou 10 repetições deste exercício.

Como você deve ter notado, é perfeitamente viável realizar exercícios com fita elástica para fortalecer e manter essa área saudável. Seja para a reabilitação, para treinar em casa ou para sair do sedentarismo, você só deve pegar este útil instrumento e pronto!