Dicas para escolher um tapete de ginástica

12 de janeiro de 2020
Você sabe quais são os requisitos que um tapete de ginástica deve atender para ser de boa qualidade? Aqui, mostraremos os principais, para que você faça uma boa compra e possa aproveitar esse elemento por muitos anos. 

Escolher um tapete de ginástica é uma tarefa que merece seu tempo e atenção. Embora a princípio a maioria pareça semelhante, você deve estar ciente de que existem muitos tipos diferentes. Para tornar a escolha mais simples, explicaremos abaixo quais são os aspectos que você deve considerar.

Além disso, também discutiremos neste artigo como é importante escolher um tapete de ginástica de qualidade. Como você verá, é um elemento muito mais importante do que acreditamos.

Muitas vezes focamos no esporte e deixamos de lado os elementos necessários para realizá-lo. No entanto, ambos são igualmente importantes. Se um deles falhar, será impossível alcançar os objetivos que estabelecemos para nós mesmos.

A importância de um bom tapete de ginástica

O tapete de ginástica é um dos elementos esportivos mais utilizados. É uma peça chave do Pilates, do Yoga ou de muitos treinos do mundo fitnessAlém disso, ele pode ser usado em casa e na academia e é facilmente transportado.

Se você comprar um bom tapete de academia, poderá usá-lo por muitos anos. Portanto, vale a pena fazer um pequeno investimento e comprar um que seja de qualidade. 

Além disso, devemos ter em mente que o tapete não apenas proporciona conforto. Ele também evita lesões e facilita a prática do esporte.Portanto, recomendamos que você preste atenção às recomendações que juntamos  a seguir. Se você aplicá-las ao comprar o seu tapete, o resultado certamente será uma boa compra.

1. Espessura adequada

O primeiro aspecto que você deve levar em consideração ao escolher um tapete de ginástica é a sua espessura. Evite aqueles que são muito finos, pois eles impedirão que você se exercite de forma confortável.Além disso, eles aumentam o risco de sofrer lesões.

A importância de um bom tapete de ginástica

Escolha aqueles que são médios ou grossos. Esses isolam o frio ou o calor do solo e mantêm uma temperatura constante.Eles também suportam melhor o peso.

No caso de você realizar exercícios de impacto, o tapete deve ser especialmente grosso. Dessa maneira, ele absorverá os golpes e você se exercitará com mais conforto. 

2. Escolha um tapete de ginástica do tamanho apropriado

Muitas pessoas escolhem um pequeno tapete para transportá-lo mais facilmente. Esse é um erro grave, pois será impossível realizar todos os exercícios confortavelmente.

É essencial que o tapete seja maior que nós. Antes de comprá-lo, devemos nos deitar sobre ele esticando as pernas e verificar se nosso corpo cabe completamente.

Um tapete pequeno nos impede de realizar o exercício corretamente. Além disso, não é recomendável ficar em contato direto com o solo.As mudanças de temperatura e falta de proteção contra os impactos são dois grandes perigos.

3. Vá sempre a lojas especializadas

Ao comprar um tapete de ginástica, você perceberá que pode adquiri-lo em muitas lojas, tanto físicas quanto na internet. O melhor conselho não é comprar o primeiro que você encontrar, mas comparar e escolher um de qualidade. 

Para fazer uma boa compra, você deve escolher uma loja especializada. Isso não significa que você deve escolher um tapete caro ou uma marca específica. Nas lojas especializadas, você encontrará profissionais que o aconselharão e o ajudarão a escolher a melhor opção.

Desconfie de tapetes muito baratos. Muito provavelmente, a sua vida útil é muito menor. Além disso, eles farão com que você não realize os exercícios corretamente e de forma confortável. 

4. Material antiderrapante

Outro aspecto a considerar ao escolher um tapete de ginástica é o material com o qual ele é feito. De todos os disponíveis, recomendamos que você escolha um com características antiderrapantes. 

Material antiderrapante

É comum que durante a prática do exercício, nós suemos. Como resultado, o tapete fica molhado. Isso não é nenhuma bobagem: pode causar escorregões e resultar em ferimentos. Um tapete de ginástica feito de material antiderrapante evitará esse tipo de problema.

Se você não escolher um bom material, acabará como muitas pessoas, que colocam toalhas no tapete para evitar escorregar. Se você não tomar essa precaução, é inevitável que o tapete acabe se movendo e ficará impossível executar o exercício adequadamente.

Depois de ler essas considerações para escolher um tapete de ginástica, você já terá uma ideia mais ou menos formada do que deve procurar. Escolha um e comece a fazer os seus exercícios favoritos!

  • Buil Cosiales, P. (2009). El yoga disminuye la incapacidad y el dolor en los pacientes con lumbalgia crónica. FMC – Formación Médica Continuada En Atención Primaria. https://doi.org/10.1016/s1134-2072(06)71795-9
  • Rebullido, T. R., & Lameiro, C. V. (2012). Aplicaciones del Método Pilates en la actividad física y deporte. Revista Digital, EFDeportes.