Dez mil passos por dia: 4 maneiras de completá-los

· 28 de julho de 2018
Uma das maneiras mais fáceis de praticar esportes sem se dar conta é andar cerca de dez mil passos por dia. Esse total já implica um gasto de energia e intensidade suficientes para ter um impacto positivo no nosso bem-estar.

Você conhece a teoria de que caminhar dez mil passos por dia passos por dia seria o mínimo recomendado para manter a boa forma? Ao ouvir esta informação, você pode achar difícil enfrentar o desafio de caminhar tantos passos em um único dia. No entanto, hoje apresentamos cinco maneiras simples e inteligentes de otimizar seu tempo e poder fazê-lo.

Por que dez mil passos por dia?

A teoria dos dez mil passos por dia tem sua origem no Japão, durante a década de 60. Naquela época, um médico chamado Hatano percebeu que a população japonesa tinha um aumento preocupante na taxa de sobrepeso.

Ao investigar a rotina dos japoneses, o Dr. Hatano observou que os adultos davam de 3.500 a 5.000 passos por dia. Depois, ele fez vários estudos para estimar qual seria a média saudável de passos que um adulto deveria dar a cada dia.

Sua conclusão foi que dez mil passos por dia significariam um gasto calórico médio de 500 calorias. Em adultos obesos, essa atividade física permitiria uma redução significativa no peso corporal. Por outro lado, também ajudaria a evitar os sintomas de sobrepeso na população em geral.

Em 1964, Tóquio recebeu os Jogos Olímpicos e isso reforçou o debate sobre a importância da atividade física para a saúde. O Dr. Hatano aproveitou a oportunidade para lançar seu próprio dispositivo medidor de passos sob o nome de “Manpo-kei”.

Hatano foi uma espécie de ancestral dos atuais dispositivos de monitoramento esportivo. Foi então que a teoria dos dez mil passos por dia se tornou mundialmente conhecida.

Mulher caminhando na rua

Dez mil passos são suficientes para manter a boa forma?

Esta é a resposta que todos nós queremos saber. Os dez mil passos representam uma estimativa da atividade física mínima que uma pessoa deve realizar diariamente para manter um peso equilibrado.

Este número de 10.000 pode variar dependendo do metabolismo de cada indivíduo. Para uma pessoa idosa, por exemplo, 10.000 passos por dia pode ser muito, especialmente se houver um histórico de doenças musculoesqueléticas.

Além disso, é um exercício físico básico que permite um gasto calórico mínimo. Ele resulta em uma perda de peso lenta e gradual, mas não em uma definição de massa muscular. Se a sua intenção é aumentar a massa muscular ou perder peso rapidamente, os dez mil passos podem desapontá-lo.

No entanto, representam um bom estímulo para que a população em geral adote uma rotina mais ativa. Como sabemos, a recomendação médica é de pelo menos 30 minutos de caminhada diária. Se executarmos os dez mil passos seguidos ou os dividirmos de maneira inteligente, poderemos superar esse objetivo.

4 maneiras de completar dez mil passos por dia

Como qualquer atividade física, a meta de dez mil passos exige comprometimento para gerar bons resultados. A seguir, contamos quatro maneiras de completá-los, mas será a sua força de vontade que garantirá sua boa forma.

  • Acumule o máximo de passos por hora

Uma realidade do mundo atual é que todos nós temos pouco tempo e muita pressa. Por isso, o método mais rápido para completar os 10.000 passos diários é executar o maior número de passos por hora. Isso significa fazer uma atividade mais intensa e prolongada, em ritmo acelerado, para gerar melhores resultados.

  • Execute-os durante o seu dia de trabalho

Para quem tem pouco tempo livre, uma boa opção é realizar os dez mil passos em suas próprias atividades de trabalho. Para completá-los, você deve fazer uma média de 1.200 passos por hora, levando em conta um dia de 8 a 9 horas. Na prática, isso significa caminhar 15 minutos a cada hora.

  • Divida-os em 3 saídas planejadas

Esse método é ideal para planejar uma rotina mais saudável e ativa, além de proporcionar momentos de dispersão mental. Lembre-se de que sobrecarregar sua mente de trabalho prejudica sua saúde e diminui seu desempenho cognitivo.

Para atingir esse objetivo, o ideal é planejar três períodos de exercícios diários: um no início da manhã, um no período da tarde e outro no período noturno. Assim, você manterá seu metabolismo mais ativo ao longo do dia e se sentirá mais disposto. Você pode fazer 3 treinos de 20 minutos com um ritmo poderoso, fazendo de 3.000 a 3.500 passos por período.

  • Otimize seus passeios com o cachorro

Casal passeando com o cachorro no praque

Você sabia que as pessoas que têm cães tendem a ser mais saudáveis? Além dos benefícios para o equilíbrio emocional, os cães também nos ajudam a manter uma rotina mais ativa. Portanto, um excelente método para completar os dez mil passos por dia é iniciar um esporte com seu cachorro.

Antes de iniciar o seu desafio dos dez mil passos por dia, é essencial consultar o seu médico. Além disso, lembre-se que uma dieta equilibrada é fundamental para um bom controle do peso.