Como o CrossFit melhora o condicionamento físico?

16 de setembro de 2019
O CrossFit é uma modalidade esportiva que combina exercícios de vários esportes que variam constantemente e são executados em alta intensidade. Neste artigo, veremos como ele pode nos ajudar a melhorar o nosso condicionamento físico.

O CrossFit é uma modalidade que está entre as mais populares atualmente. Nos últimos anos, esse tipo de esporte vem crescendo exponencialmente. Por esse motivo, neste artigo veremos quais são os benefícios do CrossFit e como ele melhora o nosso condicionamento físico.

O que é o CrossFit?

O CrossFit é um esporte baseado na execução de exercícios que variam constantemente, são executados em alta intensidade e geralmente durante curtos períodos de tempo. Ele reúne diversas modalidades, tais como levantamento olímpico, powerlifting, ginástica ou triatlo.

Ele é praticado em um box, um centro afiliado à marca CrossFit, no qual são executados os treinos ou WODs (da sigla em inglês para Workout of the Day). Esses WODs geralmente são de curta duração e incluem movimentos muito diversos que geralmente são executados em uma intensidade bastante alta.

Esse fato deu a ele a reputação de ser uma modalidade muito prejudicial, já que a execução de exercícios complexos por atletas iniciantes com uma técnica ruim e com alta intensidade pode ser muito prejudicial para as articulações.

No entanto, aprender bem cada movimento e evoluir progressivamente ajuda a evitar possíveis lesões e aproveitar os benefícios do CrossFit para o condicionamento físico.

Como o CrossFit melhora o condicionamento físico?

Mesmo que qualquer esporte praticado habitualmente tenha um grande impacto sobre o corpo e a saúde em geral, o CrossFit possui certas peculiaridades que nos permitem melhorar algumas habilidades mais do que outras.

Embora seja uma atividade esportiva que se apresenta como uma maneira de aprimorar todas as habilidades físicas, na verdade há uma predominância de algumas sobre as outras.

Como o CrossFit melhora o nosso condicionamento físico

Aumenta a resistência aeróbica e anaeróbica

Dependendo do treino do dia, podemos trabalhar mais a resistência aeróbica ou anaeróbica. A resistência aeróbica é aquela que nos permite suportar a execução de exercícios de baixa intensidade durante um tempo mais longo.

Esse tipo de resistência depende do suprimento de oxigênio para as células musculares. Praticar exercícios como remo, pular corda ou correr em ritmo suave estimula a capacidade aeróbica, especialmente no nível cardiorrespiratório.

Por outro lado, a resistência anaeróbica é o que nos permite suportar um esforço muito grande durante mais tempo. Diante dessa exigência, o músculo não é capaz de funcionar apenas com a energia fornecida pelas vias aeróbicas, ou seja, com a participação do oxigênio.

Por isso, ele utiliza mecanismos anaeróbicos, tais como a via de lactato ou a de fosfocreatina. Exercícios como os burpees ou o levantamento olímpico nos ajudam a aumentar o tempo que suportamos a alta intensidade.

Desenvolve a força

O CrossFit nos ajuda a obter ganhos de força espetaculares desde que uma programação adequada seja seguida. Essa força será obtida predominantemente nas pernas, devido à grande variedade de agachamentos executados juntamente com outros exercícios.

Melhora a flexibilidade, a coordenação e a propriocepção

Muitos exercícios exigem coordenação e flexibilidade desafiadoras para um iniciante. No entanto, com a prática e o tempo adequado, seremos capazes de fazer movimentos complexos, tais como o salto duplo com a corda ou as flexões em pino.

Melhora a composição corporal

Tanto esteticamente quanto em termos de saúde em geral, a melhora que ocorre no corpo quando praticamos o CrossFit é visível em poucos meses.

Devido ao treinamento intervalado de alta intensidade, a queima de gordura continua mesmo após o exercício – isso é conhecido como efeito EPOC. Os ganhos de massa muscular, embora não sejam tão espetaculares quanto os que podem ser alcançados em uma academia convencional, são de massa magra e funcional.

O CrossFit

O CrossFit beneficia a qualidade de vida

Os exercícios praticados no CrossFit são funcionais. Saltar em uma caixa, fazer um agachamento ou levantar uma barra do chão são movimentos que podemos executar no nosso dia a dia.

Quando nos levantamos do sofá, levantamos do chão ou carregamos uma sacola, estamos fazendo o mesmo gesto feito nos movimentos que praticamos no box. Por isso nos sentiremos mais fortes e ágeis na nossa vida cotidiana com a prática habitual desse esporte maravilhoso.

  • Feito Y, Heinrich KM, Butcher SJ, Poston WSC. High-Intensity Functional Training (HIFT): Definition and Research Implications for Improved Fitness. Sport (Basel, Switzerland) [Internet]. 2018 Aug 7 [cited 2019 Aug 5];6(3). Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30087252
  • Claudino JG, Gabbett TJ, Bourgeois F, Souza H de S, Miranda RC, Mezêncio B, et al. CrossFit Overview: Systematic Review and Meta-analysis. Sport Med – Open [Internet]. 2018 Dec 26 [cited 2019 Aug 5];4(1):11. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29484512
  • Maté-Muñoz JL, Lougedo JH, Barba M, Cañuelo-Márquez AM, Guodemar-Pérez J, García-Fernández P, et al. Cardiometabolic and Muscular Fatigue Responses to Different CrossFit® Workouts. J Sports Sci Med [Internet]. 2018 Dec [cited 2019 Aug 5];17(4):668–79. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30479537