4 exercícios de CrossFit para fazer em casa
O CrossFit é conhecido pela alta intensidade e pelos lugares onde são praticados, em turmas nos boxes. Mas também é possível fazer exercícios de CrossFit em casa para alcançar o aprimoramento de diversas habilidades físicas no conforto do lar.
O nome da modalidade se deve à marca registrada pelo seu criador, Greg Glassman, na década de 1970. Apesar de muitos anos já terem se passado desde o seu surgimento, o CrossFit ganhou força no mundo nos últimos 10 anos.
Geralmente, o CrossFit é praticado em ambientes amplos com diversos objetos e na companhia de um instrutor. No entanto, alguns exercícios podem ser adaptados para serem feitos em casa. Vamos falar sobre eles a seguir!
Exercícios de CrossFit para fazer em casa
Os objetos usados nas academias para CrossFit – também chamadas de boxes – não são totalmente convencionais. Portanto, alguns deles, tais como barras fixas ou cordas penduradas no teto, podem não estar presentes em casa.
Porém, a ideia de fazer CrossFit em casa se concentra em adaptar os exercícios para que eles possam ser executados sem problemas. Felizmente, existem vários que nos oferecem essa possibilidade:
Reverse burpees
O burpee é um dos exercícios mais praticados no CrossFit. Felizmente, para executá-lo, só precisamos do próprio corpo e da motivação para fazê-lo, além de roupas confortáveis.
Para executar o reverse burpee, devemos ficar em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros. Então, faremos um agachamento, mas, em vez de apoiar as mãos como faríamos em um burpee normal, devemos cair para trás.
Uma vez deitados em decúbito dorsal – de barriga para cima –, voltaremos para a frente com o impulso do corpo todo e nos levantaremos para finalizar com uma extensão completa e um salto, da mesma forma que no burpee normal.
Tríceps banco
Uma cadeira ou uma parede baixa em casa são os únicos objetos necessários para fazer o tríceps banco. Este tipo de exercício geralmente faz parte dos treinos de CrossFit e, em casa, também pode ser feito sem qualquer problema.
A posição inicial deste exercício requer apoiar as palmas das mãos na base previamente escolhida e colocar os braços próximos ao tronco em semiflexão. As pernas ficam estendidas, apoiadas sobre o calcanhar.
Uma vez que essa posição for adotada, devemos abaixar o tronco até que os braços estejam a 90 graus, aproximadamente. Os glúteos não devem tocar a superfície do chão. Por fim, devemos subir lentamente à posição inicial, sentindo o esforço executado pelos tríceps.
Afundos
No CrossFit, uma boa forma de trabalhar os músculos que compõem os membros inferiores são os afundos, um exercício que ativa os quadríceps e os glúteos. Além disso, eles podem ser feitos com ou sem halteres – tudo depende do nível de exigência desejado.
Para a posição inicial, é necessário primeiramente ficar em pé com as pernas ligeiramente afastadas e, em seguida, dar um passo para a frente para ficar em posição assimétrica.
A partir de então, é feita uma flexão, deixando a perna de trás fixa, sem que o joelho toque a superfície do chão. Ao subir, troca-se de perna com um salto ou de forma estática para repetir o movimento novamente.
Flexões de braços
As flexões de braços são um ótimo exercício, não apenas para os treinos de CrossFit, mas também para o mundo do exercício físico em geral. Por esse motivo, elas são altamente recomendadas. Além disso, as flexões geralmente têm diferentes variações, mais um motivo para fazê-las no conforto de casa.
- Flexões diamante: as mãos devem ser apoiadas formando um diamante, com os polegares e o dedo do meio de cada mão abaixo do peito.
- Flexões invertidas: para fazer este exercício, é recomendável se apoiar sobre as mãos encostado em uma parede. A dificuldade dessa flexão requer que os músculos dos braços e do ombro estejam bem fortalecidos para evitar lesões.
- Flexões espartanas: são feitas com as mãos apoiadas de forma assimétrica, uma acima da cabeça e a outra mais perto do tronco. Cada vez que é feita uma flexão, troca-se a posição das mãos.
Imagem: ejerciciosencasa.as.com
O CrossFit em casa, um grande aliado
Os exercícios de CrossFit, ou pelo menos alguns deles, são uma ótima alternativa para a construção de um treino com intensidade. É importante ter em mente que alguns destes exercícios requerem grupos musculares bem fortalecidos, portanto, é necessário ir devagar. Divirta-se treinando na sua própria casa!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Meyer, J., Morrison, J., & Zuniga, J. (2017). The Benefits and Risks of CrossFit: A Systematic Review. Workplace Health and Safety. https://doi.org/10.1177/2165079916685568
- Paine J, Uptgraft J, W. R. (2010). A crossfit study. CrossFit Journal. https://doi.org/http://journal.crossfit.com/2010/09/us-army-crossfit-study-may-2010.tpl
- Kuhn, S. (2013). The Culture of CrossFit : A Lifestyle Prescription for Optimal Health and Fitness. Senior Theses – Anthropology. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.