Seis coisas que você deve saber para usar a bicicleta na cidade

· 2 de agosto de 2018
Cada vez mais pessoas estão optando por circular pela cidade de bicicleta. Essa opção reduz os custos com o transporte público, evita atrasos de trânsito, permite se exercitar e ajuda o meio ambiente. No entanto, é importante seguir algumas precauções.

Usar a bicicleta na cidade traz benefícios para a nossa saúde, para o planeta e até mesmo para a vida urbana. Mas, para aumentar sua segurança e evitar problemas, você deve levar em conta algumas questões muito importantes. Se você quiser começar a usar a bicicleta na cidade, leia o artigo a seguir.

O que você deve saber antes de começar a usar a bicicleta na cidade?

Quando se trata de usar a bicicleta na cidade, nem todo mundo presta atenção aos sinais de trânsito ou sabe como tornar a sua viagem mais segura. Para isso, tenha em mente as seguintes dicas:

  1. Não circule pelas calçadas

Sempre que você estiver andando de bicicleta deve usar as pistas exclusivas para bicicletas ou ir para o lado direito da rua. Se, por qualquer motivo, você tiver que ficar na calçada (por exemplo, para comprar algo em uma loja ou para chegar ao seu destino), saia da bicicleta e a empurre.

Menina andando de bicicleta na cidade

Acredite ou não, dirigir na calçada pode ser muito perigoso, tanto para você quanto para os pedestres. Bater em alguém que está andando pode causar quedas ou ferimentos graves aos transeuntes.

  1. Vá no seu próprio ritmo

Andar de bicicleta na cidade não é sinônimo de estar participando de uma corrida. Não é uma competição contra outras bicicletas, carros, motos ou pedestres. Se você quiser atingir um sprint continuamente, você não apenas acabará exausto, mas também colocará em risco a sua vida.

Se você for no seu ritmo fora de uma pista exclusiva para bicicleta, é provável que os motoristas dos veículos fiquem um pouco nervosos. Deixe que eles sigam na sua frente para que você possa seguir sem incomodar ninguém.

  1. Escolha bem o caminho

Uma das vantagens que uma bicicleta tem em relação ao carro ou ao ônibus é que você pode mudar de rota todos os dias! Mas, para isso, você terá que estudar bem a rota, verificar se existem pistas exclusivas para bicicletas, se o uso deste transporte é permitido, se passam ou não muitos carros, etc.

Recomendamos que você escolha as ruas mais silenciosas, fique longe de avenidas e pistas e também das zonas de obras ou sem árvores. Experimentar novas rotas pode ser muito divertido e relaxante, inclusive se você for de bicicleta para o trabalho.

Mulher andando de bicicleta na cidade

  1. Respeite os sinais de trânsito

Isso parece óbvio, mas não é tanto. Às vezes, parece que os ciclistas têm regras diferentes em relação ao resto dos veículos. Apesar de alguns sinais serem específicos para cada meio de transporte, a verdade é que a maioria dos sinais de trânsito, caminhos para pedestres ou placas são universais.

  1. Indique as suas manobras

Como as bicicletas geralmente não têm luzes como os carros, você deve usar outro método para avisar àqueles que vêm atrás de você sobre quais serão os seus próximos movimentos. Se você pretende virar em uma esquina, ultrapassar um veículo ou ônibus, parar perto da calçada ou até mesmo contornar algo, indique com o braço!

Também é ideal que,  ao usar a bicicleta à noite, você vista algumas roupas com refratários (de amarelo fluorescente, por exemplo) ou luzes especiais, por exemplo, que tintilem na parte dianteira e traseira da bicicleta. Estes últimos podem até mesmo te ajudar se você for passar através de uma área muito escura.

  1. Não use o telefone ou escute músicas

Outro dos erros mais comuns dos ciclistas é andar de bicicleta na cidade enviando uma mensagem ou falando no celular. Alguns colocam os seus fones de ouvido e tocam suas músicas favoritas enquanto viajam. Ambos os hábitos são muito perigosos e não são seguros.

Mas por quê? Porque eles não permitem que o ciclista preste atenção ao que acontece em volta, como por exemplo na passagem de um carro ou em uma esquina. Evite acidentes: espere parar no semáforo para atender o telefone ou espere ao lado da calçada se a ligação for urgente.