Academia aquática: descubra a academia na água

21 de julho de 2019
Além da natação, a academia aquática inclui vários treinamentos diários e exercícios esportivos. São opções muito divertidas e que exigem grande esforço pela resistência que a água oferece.

A prática da natação não é a única maneira de condicionar o corpo em um ambiente aquático. A água nos oferece uma força de resistência muito útil para o treinamento. Sob essa premissa, nasceu a academia aquática.

Aqueles que pensam que é uma questão de usar a piscina como um centro de treinamento, estão corretos. Apesar de colocar uma bicicleta na piscina parecer loucura, hoje em dia é possível.

O que é a academia aquática?

A academia aquática é simplesmente fazer exercícios de academia em meio à água. De fato, essa prática extrapola muitos dos movimentos que normalmente faríamos quando treinamos apenas por serem executados em um ambiente submerso.

Claro que existem algumas diferenças em relação aos exercícios tradicionais. A primeira é que as articulações e músculos sofrem um impacto menor. Naturalmente, os treinos são geralmente mais curtos devido ao esforço. No entanto, isso não significa que eles não sejam eficazes.

Além disso, a dinâmica permite que o exercício seja prazeroso e mais divertido. Dessa forma, os exercícios podem ser realizados por pessoas com dificuldades para realizar atividades físicas exigentes.

Elementos e acessórios para a academia aquática

Existem muitos tipos de exercícios que podem ser feitos na água. Estes são alguns dos mais conhecidos:

  • Como nas academias: nessa prática elementos são usados ​​para exercitar várias partes do corpo. Existem, por exemplo, dispositivos contracorrentes com os quais aumentamos a força da resistência.
  • Há também a bicicleta aquática: ao usá-la temos que lutar contra o peso da água. Se o exercício de pedalar em terra é geralmente muito exigente, o nível aumenta quando o fazemos dessa maneira.
  • Uso de espuma de borracha: o objetivo é trabalhar várias posições e músculos. Os acessórios não precisam necessariamente ser pesados, porque o que gera a força da resistência é a água. Por outro lado, pesos normais também podem ser usados ​​dentro da piscina.
Academia aquática: descubra a academia na água

Uma ideia geral de treinos aquáticos

Se costumávamos ir à academia e treinar uma hora ou mais, na água isso será bem diferente. Em geral, o primeiro desafio para as pessoas é manter pelo menos 10 minutos de atividade. Como mencionado, trabalhar em uma academia aquática é muitas vezes exigente e desgastante.

Um tempo estimado ideal seria trabalhar em torno de 150 minutos por semana nessa disciplina. As pessoas mais experientes conseguem completar sessões de até 50 minutos. Nesse caso, um dia inteiro de descanso é deixado entre os treinos.

Além disso, você pode executar um treino diário de até 20 minutos. Isso é o que os praticantes de nível intermediário costumam fazer. Evidentemente, essa tendência está evoluindo: atualmente existem vários tipos de treinamento aquático, incluindo crossfit aquático.

As vantagens da academia aquática

Pessoas com problemas físicos e em reabilitação podem se sentir mais confortáveis ​​se exercitando na água. É muito mais fácil para uma pessoa obesa se aproximar do condicionamento dessa maneira. A melhor coisa é que os exercícios têm a mesma intensidade e são ainda mais exigentes do que em uma academia tradicional.

Uma das razões é que a atividade física é abordada a partir de um ambiente confortável e fresco. Além disso, as pessoas geralmente fazem grandes esforços, mas de uma forma que parece uma brincadeira. O treinamento na água geralmente é muito mais divertido do que as rotinas anaeróbicas em terra firme.

O resto é incorporar exercícios normais e fazê-los embaixo da água. Podemos fazer abdominais, agachar e trabalhar pequenos músculos. Além disso, há também aqueles que combinam tudo isso com alguns minutos de natação para fortalecer o tronco.

Academia aquática: descubra a academia na água

Benefícios adicionais da academia aquática

Embora o principal benefício da hidroginástica seja a possibilidade de trabalhar muitos músculos simultaneamente, suas vantagens vão além do exercício. Por exemplo, esse tipo de atividade é equivalente a receber massagens para drenar a pele. Pode ser algo muito relaxante.

Em última análise, a academia aquática ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo. Isso é conseguido através do exercício tradicional numa medida muito mais limitada. De acordo com as características de cada atleta, esse tipo de trabalho físico pode ainda ser feito independentemente da idade.

  • Chen, L. J., Fox, K. R., Ku, P. W., & Chang, Y. W. (2016). Effects of Aquatic Exercise on Sleep in Older Adults with Mild Sleep Impairment: a Randomized Controlled Trial. International Journal of Behavioral Medicine23(4), 501–506. https://doi.org/10.1007/s12529-015-9492-0
  • José Luis Valderrama Florez. Propuesta de entrenamiento funcional de fuerza para practicantes de polo acuático. http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/7218/1/3484-0430871.pdf