4 razões pelas quais você ganha peso

9 de março de 2019
Pode haver muitas razões pelas quais você ganha peso, já que não é segredo para ninguém que ao longo da vida existem muitas situações que podem desencadear mudanças no nosso corpo, tanto no nível físico quanto no hormonal e no psicológico.

As razões pelas quais você ganha peso podem ser muito variadas. `Podem ir desde o sedentarismo e maus hábitos alimentares, até mudanças e problemas hormonais. O mais importante é detectar o que está causando esse aumento e, com base nisso, estabelecer um plano para dessa forma atingir um peso corporal mais saudável.

Por que você ganha peso?

Além dos problemas hormonais, que exigem uma avaliação completa pelo médico, é possível enumerar diferentes situações que podem gerar várias mudanças que levam a um aumento gradual ou abrupto no peso corporal.

Na prática, a maternidade, problemas no trabalho e emocionais, estresse e parar de fumar são algumas das razões pelas quais você ganha peso.

As principais razões pelas quais você ganha peso

1. Estresse

Sem dúvida, uma das principais razões pelas quais surge um aumento no peso corporal é o estresse, esta doença silenciosa que afeta tanto no nível físico quanto no psicológico milhões de pessoas no mundo todo.

Em muitas ocasiões, as situações estressantes geram um efeito de comer alimentos ricos em gordura e açúcares de forma descontrolada. Como resultado, ocorre um ganho de peso abrupto.

Problemas no trabalho, financeiros ou sentimentais por exemplo, são algumas das causas mais comuns que geram estresse. Para compensar e evitar um aumento de peso, o mais recomendável é fazer alguma atividade física.

Esta atividade física vai servir para queimar energia e escapar das preocupações. Da mesma forma, se a situação exigir, também é aconselhável pedir a ajuda de um especialista.

2. Parar de fumar

O fato de parar de fumar é outra das razões mais comuns pelas quais as pessoas ganham peso. Isso acontece porque o ex-fumante compensa a ansiedade pelo cigarro com a comida.

Parar de fumar

Além disso, ao deixar o cigarro, o ritmo do metabolismo basal diminui significativamente, razão pela qual é possível que ocorra um aumento de peso. De fato, diversos estudos mostram que as mulheres que param de fumar engordam uma média de quatro quilos nos meses posteriores a essa decisão.

Apesar de um possível aumento de peso, parar de fumar sempre será uma boa decisão, porque vai trazer consigo inúmeros benefícios para a saúde em geral. Por outro lado, para evitar este ganho de peso, é aconselhável fazer várias refeições por dia, em pequenas porções.

Neste sentido, lanches saudáveis, tais como sementes, iogurtes naturais, proteínas saudáveis, entre outros, podem ser incluídos na alimentação. É importante controlar o ato de beliscar por ansiedade, controlar a ingestão calórica nas refeições e fazer alguma atividade física.

3. Efeito ioiô

O efeito ioiô ou sanfona é aquele que acontece quando uma pessoa consegue perder peso depois de fazer uma dieta rigorosa e, logo depois de terminar a dieta, começa a ganhar peso rapidamente e sem controle. Esta situação é muito mais comum do que se acredita e gera mudanças e danos importantes no metabolismo.

É melhor não passar fome e colocar em prática regimes que não sejam tão restritivos e que, pelo contrário, incluam todos os alimentos, mas de uma forma equilibrada.

Efeito ioiô

Muitas mulheres e homens sofrem grandes mudanças em seu metabolismo devido às dietas rigorosas às quais submetem seus corpos. Essas mudanças súbitas não são nada saudáveis e é justamente por essa razão que acontecem aumentos de peso descontrolados.

Para evitar esses efeitos colaterais, é fundamental não restringir nenhum alimento, mas sim simplesmente integrá-los de forma equilibrada na vida, dando mais importância às proteínas, frutas e verduras e reduzindo as porções de alguns tipos de gordura e açúcares.

4. Problemas hormonais

Sem dúvida, os hormônios também desempenham um papel importante nas mudanças no peso corporal. Por esse motivo, muitas pessoas não veem resultados apesar de se alimentarem de forma saudável e fazerem exercícios.

Nesses casos, é importante consultar um médico para fazer uma avaliação e assim determinar se existe algum desequilíbrio hormonal ou qualquer outra razão que contribua para o ganho de peso.

Com base nisso, o especialista vai determinar o tratamento mais adequado e, com esse tratamento, o paciente vai começar a perceber as mudanças há muito esperadas.

Em resumo, as razões pelas quais uma pessoa ganha peso são muito variáveis, daí a importância de não se comparar com as experiências de outras pessoas.

Além disso, é essencial determinar as razões que estejam levando à mudança, a fim de traçar um plano específico e assim alcançar os objetivos desejados, além de um melhor estilo de vida.