Conheça os melhores esportes de raquete
Embora seja verdade que qualquer esporte faz bem para a saúde, os esportes de raquete são especialmente benéficos, pois fornecem um componente divertido, algo essencial para manter a motivação. Por isso, no artigo a seguir, vamos revisar quais são os melhores esportes de raquete. Comece a praticá-los!
Os esportes de raquete são muito populares e, com a chegada do verão, eles representam uma das melhores opções para entrar em forma. De fato, esses esportes permitem o fortalecimento dos braços ao bater na bola, e também permitem tonificar as pernas ao realizar os deslocamentos.
Os esportes de raquete incluem modalidades populares, tais como tênis, tênis de mesa, badminton ou squash. Todos eles ajudam a desenvolver a coordenação e as habilidades motoras, além de permitir a ativação de todos os músculos do corpo.
Como se isso não bastasse, um estudo afirma que os esportes de raquete são os mais eficazes na redução do risco de mortalidade.
Portanto, se você estiver procurando por atividades físicas que permitam que você se divirta ao mesmo tempo em que utiliza 100% das suas habilidades, os esportes de raquete podem ser uma excelente opção.
Quais são os melhores esportes de raquete?
1. Tênis
Sem dúvida, o tênis é o esporte de raquete mais prestigiado, popular e praticado por pessoas do mundo todo. O tênis é um esporte no qual se compete individualmente ou em equipes de até dois jogadores.
A bola deve ser mantida em jogo e só pode quicar uma vez antes que o adversário a devolva por cima da rede. Além disso, o tênis pode ser jogado em ambientes fechados ou ao ar livre, e em diferentes superfícies, tais como sintéticas, de terra ou de grama.
2. Tênis de mesa
Também conhecido como pingue-pongue, é um esporte praticado em ambientes fechados. As partidas podem ser de simples ou de duplas, enquanto as raquetes e bolas usadas para o jogo são muito menores e mais leves do que as do tênis.
O vencedor de um jogo é o primeiro jogador a vencer 3 ou 4 sets, dependendo da competição. Um set é disputado até 11 pontos, com 2 pontos ou mais de diferença. O saque muda a cada 2 pontos. Se ambos os jogadores atingirem 10 pontos, o saque passa a mudar a cada ponto.
3. Badminton
O badminton é um tipo de esporte de raquete praticado individualmente ou em duplas. Um jogo de badminton consiste em vencer dois dos três sets, assim como acontece no tênis.
No formato clássico, apenas o lado que está sacando pode pontuar, e uma equipe precisa de 15 pontos para vencer. Além disso, o badminton é um esporte extremamente rápido, que permite queimar muitas calorias.
4. Squash
Ao contrário dos esportes anteriores, o squash é um esporte que não requer o uso de nenhuma rede. Se você realmente quiser fazer um teste para verificar o estado do seu coração, o squash é uma excelente opção.
O squash é um tipo de esporte de raquete praticado em quadra fechada. A quadra utilizada é de formato retangular e é dividida em duas metades, frontal e traseira, usando uma linha de marcação horizontal.
Após o saque inicial, os jogadores se alternam para devolver a bola à parede frontal. A bola pode quicar apenas uma vez no chão antes de ser rebatida.
5. Pádel
Finalmente, o pádel é basicamente uma mistura de squash e tênis. Geralmente é jogado em duplas, em uma quadra com cerca da metade do tamanho da quadra de tênis comum.
Essa quadra com paredes ao redor adiciona um componente muito importante ao jogo, que se torna mais rápido e baseado na reação. Nesse caso, a raquete usada é sólida e sem cordas.
O pádel usa uma bola de tênis normal, mas com um pouco menos de pressão. Assim como no tênis, a pequena bola pode quicar no chão apenas uma vez. O saque deve ser feito de maneira direta, mas as regras de pontuação são as mesmas do tênis.
Como você pode ver, os esportes de raquete atraem um público amplo e heterogêneo pela sua acessibilidade e prática no mundo todo. Como se isso não bastasse, existem muitos esportes de raquete ideais para manter a forma e tonificar os músculos.
De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, você deve saber que todos os esportes de raquete têm uma coisa em comum: eles exigem um bom condicionamento físico e uma boa coordenação entre a visão e a mão. Então, o que você está esperando para escolher o seu favorito?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pluim, B. M., & Staal, J. B. (2009). Tennis. In The Encyclopaedia of Sports Medicine: An IOC Medical Commission Publication, Epidemiology of Injury in Olympic Sports (pp. 277–293). Wiley Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444316872.ch21
- Fernandez, J., Mendez-Villanueva, A., & Pluim, B. M. (2006, May). Intensity of tennis match play. British Journal of Sports Medicine. https://doi.org/10.1136/bjsm.2005.023168
- Phomsoupha, M., & Laffaye, G. (2015, April 1). The Science of Badminton: Game Characteristics, Anthropometry, Physiology, Visual Fitness and Biomechanics. Sports Medicine. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/s40279-014-0287-2
- Priego, J. I., Melis, J. O., Llana-Belloch, S., Pérezsoriano, P., García, J. C. G., & Almenara, M. S. (2013). Padel: A Quantitative study of the shots and movements in the high-performance. Journal of Human Sport and Exercise, 8(4), 925–931. https://doi.org/10.4100/jhse.2013.84.04
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.