Saiba quais são os 8 melhores atletas argentinos
Não há dúvida de que este país sul-americano é o berço de muitos atletas de destaque internacional, e não apenas no que diz respeito ao futebol. Neste artigo, mostramos quais são os oito melhores atletas argentinos da história.
Quem são os melhores atletas argentinos?
Embora a Argentina seja conhecida principalmente por seus excelentes jogadores de futebol, ela é uma potência esportiva em todos os sentidos da palavra. Por esse motivo, quase todos os esportes têm um representante argentino de alto nível. Nesta lista, falamos sobre oito atletas que, em nossa opinião, são os melhores.
1. Diego Maradona
É considerado o melhor jogador de futebol da história, embora muitos coloquem Pelé e Messi nessa disputa. Iniciou sua carreira em 1975 no Argentinos Juniors – time cujo estádio leva seu nome. Terminou sua carreira em 1997 no Boca Juniors.
Maradona é conhecido por sua participação na seleção argentina, pela qual foi campeão mundial no México em 1986 e vice-campeão na Itália em 1990.
2. Lionel Messi
Outro dos melhores atletas argentinos com toda certeza. Embora “A Pulga” tenha passado mais tempo na Espanha do que em seu país natal, os argentinos o consideram um herói por seu desempenho na seleção argentina.
Messi é o artilheiro do Barcelona na Liga Espanhola e detém vários recordes. Ele também é o jogador que mais ganhou a Bola de Ouro (cinco vezes) e a Bota de Ouro (seis vezes).
3. Emanuel Ginobili
“Manu” é o maior expoente do basquete da Argentina e da América Latina, além de um dos jogadores mais valiosos da NBA. Ele jogou no San Antonio Spurs por 16 temporadas – de 2002 a 2018 –, quando se aposentou.
Na seleção, ele fez parte do que é conhecido como “geração de ouro”, que ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Sua contribuição para o basquete em seu país foi tal que, após sua aposentadoria, a seleção argentina anunciou que ninguém mais no time usaria seu número (5) na camisa.
4. Juan Manuel Fangio
Muitos o consideram um dos melhores pilotos na história do automobilismo, tendo conquistado cinco títulos de Fórmula 1 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957) e dois vice-campeonatos (1950 e 1953).
Além disso, “El Chueco” conquistou 24 vitórias, subiu ao pódio 35 vezes, teve 23 voltas mais rápidas e 29 pole positions nos 51 GPs que disputou. Manteve seu recorde de títulos por quase 50 anos, até ser superado por Michael Schumacher.
5. Guillermo Vilas
Outro dos melhores atletas argentinos é o tenista Guillermo Vilas, vencedor de 62 torneios ATP (quatro Grand Slams entre 1977 e 1979). Vilas tem vários recordes em seu currículo, por exemplo, o maior número de vitórias na mesma temporada (130) e o maior número de títulos no mesmo ano (16).
Foi ele quem criou e popularizou “o grande Willy”, uma jogada que envolve rebater a bola com a raquete entre as pernas e as costas viradas para a rede.
6. Luciana Aymar
É claro que entre os melhores atletas argentinos também há mulheres. Luciana Aymar é uma ex-jogadora de hóquei sobre a grama. Foi eleita a melhor do mundo oito vezes e declarada “lenda do hóquei” em 2008.
Foi capitã da seleção argentina entre 2009 e 2014. Também participou de quatro Jogos Olímpicos, nos quais conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze. Aymar também levantou o Troféu dos Campeões de hóquei sobre a grama seis vezes.
7. Gabriela Sabatini
A melhor tenista argentina de todos os tempos é a única em seu país que venceu o Aberto dos Estados Unidos. Ele também ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Jogando em duplas, ganhou o Torneio de Wimbledon em 1988 com Steffi Graf, da Alemanha.
8. Carlos Monzón, um dos melhores atletas argentinos
Este lutador de boxe, principal representante do país, foi campeão na categoria média entre 1970 e 1977. Ao longo de sua carreira, ele teve 100 lutas, 87 vitórias – 59 por nocaute. Sua última luta foi em 1977, quando caiu no ringue pela primeira vez em sua carreira.
Desde que foi coroado campeão mundial dos pesos-médios em 1970, defendeu o título 14 vezes contra os grandes pugilistas da época, vencendo todas as competições até sua aposentadoria em 1977.
Apesar de tudo isso, sua reputação foi grandemente afetada por ter protagonizado um ato criminoso: ele matou sua esposa, Alicia Muñíz, em 1988.
Para concluir, outros dos melhores atletas argentinos que não podemos deixar de citar neste artigo são: Paula Pareto (judô), Roberto De Vicenzo (golfe), Pascual Pérez (boxe), Hugo Porta (rugby), Juan Martín del Potro (tênis), Adolfo Cambiasso (pólo), Agustín Pichot (rugby), Alfredo Di Stéfano (futebol), Luis Ángel Firpo (boxe), Aaron Sehter (pelota basca), Juan Carlos Harriott (pólo) e Hugo Conte (vôlei).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sebreli, J. J. (2011). La era del fútbol. In La era del fútbol.
- Archetti, E. 2005. El deporte en Argentina (1914-1983). Universidad de Oslo. https://www.unse.edu.ar/trabajoysociedad/Archetti.pdf
- Luciana Aymar. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Luciana_Aymar
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.