Quantas vezes os Jogos Olímpicos foram suspensos?

Ao longo da história, mais precisamente desde sua primeira edição em 1896, foram pouquíssimas as vezes nas quais os Jogos Olímpicos foram suspensos. Falaremos sobre elas neste artigo.
Quantas vezes os Jogos Olímpicos foram suspensos?

Última atualização: 20 maio, 2020

Após a notícia de que os Jogos Olímpicos foram suspensos – na verdade adiados para o próximo ano – por culpa da crise de saúde causada pelo coronavírus, surgiu um interesse maior sobre a história desse evento. Faremos uma revisão das outras edições do maior evento do esporte mundial que foram postergadas por motivos de força maior.

Quando os Jogos Olímpicos já foram suspensos?

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para o próximo ano, segundo confirmou alguns dias atrás o Comitê Olímpico Internacional. Ainda que seja a primeira vez que os jogos tenham sido suspensos por motivos sanitários, o fato é que outras edições já foram canceladas ou adiadas em outros momentos da vida do evento.

Na história, o COI e o movimento olímpico tiveram que lidar com problemas relacionado a guerras em mais de um momento. As datas programadas de algumas edições foram modificadas ou simplesmente canceladas. Saiba quais foram as edições afetadas a seguir:

1. Jogos Olímpicos de Berlim 1916

Seria a 6ª edição dos Jogos Olímpicos da Modernidade, mas ela não pôde ser realizada por causa da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.

A capital do então Império Alemão foi eleita como organizadora dos jogos em 1912, durante uma reunião em Estocolmo. Pouco tempo depois, começaram os trabalhos para construir o estádio olímpico Deutsches Stadion, com uma capacidade de 18 000 pessoas.

Ainda que os jogos não tenham sido realizados, 20 anos depois Berlim teve a chance de ser a sede da 11ª edição olímpica, com um atleta negro americano chamado Jesse Owens como principal destaque do evento.

2. Jogos Olímpicos de Helsinki 1940

Estes teriam sido os XII Jogos Olímpicos da história, mas também foram suspensos, dessa vez por causa da Segunda Guerra Mundial. Esse conflito aconteceu entre 1939 e 1945. O calendário previa a realização entre 21 de setembro e 6 de outubro de 1940.

A tocha olímpica

A capital da Finlândia se tornou a sede após a renúncia de Tóquio, que havia sido escolhida por decisão unânime. A cidade, no entanto, acabou sendo obrigada a se retirar após a eclosão da Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937.

Em pouco tempo, os finlandeses tiveram que aumentar sua capacidade hoteleira e construir uma vila olímpica, todos projetos que acabaram abandonados.

A edição de 1940 nunca aconteceu, mas Helsinki pôde organizar seus Jogos em 1954, e Tóquio em 1964.

3. Jogos Olímpicos de Londres 1944

A edição seguinte à edição de Helsinki que havia sido suspensa também teve que ser cancelada já que a Segunda Guerra Mundial ainda estava acontecendo. Londres tinha sido eleita em 1939, pouco antes do início do conflito bélico. Em compensação, a capital inglesa pôde organizar a edição de 1948.

O Comitê Olímpico Internacional deu essa oportunidade para Londres sem haver nem mesmo uma votação por parte dos seus membros. Já que Londres não havia tido tempo para construir nem organizar a edição anterior, as instalações foram construídas muito rapidamente para 1948.

Outras edições que quase foram suspensas

Já falamos dos três Jogos Olímpicos que foram suspensos por questões de guerra, mas, ao longo da história, esse evento esportivo que acontece a cada 4 anos teve que enfrentar diferentes boicotes e atentados que colocaram sua ocorrência em dúvida:

1. Jogos Olímpicos de Munique 1972

Após o ataque terrorista que deixou como saldo a morte de 11 membros da equipe olímpica de Israel – foram assassinados na vila olímpica depois de terem sido mantidos como reféns – os jogos foram suspensos por 36 horas.

Apesar da tragédia, o então presidente do COI, Avery Bundange, decidiu que o evento seria retomado.

Anéis olímpicos

2. Jogos Olímpicos de Moscou 1980

O fato que colocou a realização desta edição dos jogos em cheque foi que muitos países decidiram não levar seus atletas como modo de protestar contra a invasão soviética no Afeganistão.

Dentre todos os comitês, 65 não se apresentaram, e 81 foram participantes efetivos. Isso quase fez com que os jogos fossem suspensos – algo que acabou não acontecendo.

3. Jogos Olímpicos de Atlanta 1996

Esta edição teve um atentado ao Parque Olímpico no qual morreram duas pessoas e mais de 100 ficaram feridas. Os jogos foram suspensos por apenas 24 horas. Passado esse tempo, o presidente Juan Antonio Samaranch ordenou que o evento fosse retomado.

Tóquio terá que esperar mais um ano

Em relação à última edição, de Tóquio 2020, sabe-se que ela foi postergada para o próximo ano. O nome continuará sendo Tóquio 2020, por questões de registro de marca. Todos esperamos que o evento possa acontecer normalmente!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.