Quais são as categorias do boxe?

20 de abril de 2020
No total, existem 17 categorias de boxe. No entanto, oito são mais conhecidas ou populares, porque há mais lutadores que participam delas.

Uma das características do boxe é que os lutadores lutam com outros de peso semelhante. Dessa forma, não há vantagens ou desvantagens deste ponto de vista. No artigo a seguir, falaremos sobre as categorias do boxe mais importantes.

Categorias do boxe: quais são elas?

No total, hoje existem 17 categorias de boxe e os limites de peso são os mesmos para homens e mulheres. As únicas exceções são as seguintes: no boxe feminino, não há peso cruzador e o mínimo no peso pesado é menor que no masculino.

Entre as categorias do boxe, podemos destacar oito que são as mais famosas ou com a maior quantidade de combates televisionados e boxeadores conhecidos:

1. Peso galo

Esta categoria não é usado apenas no boxe, mas também em outros esportes de combate, como kickboxing e luta livre. No caso dos boxeadores, os pesos galo eles devem marcar na balança entre 115 e 118 libras – 52,16 e 53,52 quilos. A categoria imediatamente superior é a super galo e a inferior, super mosca.

Alguns campeões mundiais na categoria galo são: o filipino Nonito Donaire, o francês Nordine Oubaali e o porto-riquenho Emmanuel Rodríguez.

2. Leve

Nesta categoria, os lutadores devem pesar entre 130 e 135 libras — 58,96 e 61,23 quilos. A divisão imediatamente superior é o peso super leve e a inferior, o peso pluma.

O melhor peso leve de todos os tempos foi o panamenho Roberto “Mão de pedra” Durán. Também podemos destacar outras estrelas da categoria, como Oscar de la Hoya, Floyd Mayweather Jr e Manny Pacquiao.

Mayweather: estrela de uma das categorias do boxe.
Imagem: CNN em espanhol

3. Peso médio

O peso médio é uma categoria usada no boxe e em outros esportes de combate. Os competidores devem pesar entre 154 e 160 libras — 69,85 e 72,56 quilos — para entrar nessa categoria. A divisão imediatamente superior é o peso meio-médio e a inferior, o peso super médio.

A primeira luta oficial da categoria média foi disputada em 1884, embora já houvesse combates anteriores sem luvas nos anos sessenta. Entre os boxeadores médios, podemos destacar Nino Benvenuti, Rocky Graziano, Carlos Monzón, Jake LaMotta, Sugar Ray Leonard e Sergio Martínez.

4. Peso meio-pesado

O peso meio-pesado é uma das categorias mais populares do boxe. Uma das características dos lutadores nessa divisão é que eles têm um peso considerável: entre 168 e 175 libras — 76,20 e 79,37 quilos. A categoria imediatamente abaixo é o peso super médio e a categoria superior é o peso cruzador.

A categoria conta com grandes boxeadores na história, como Bob Foster e Michael Spinks. Muitos campeões do peso meio-pesado também competiram entre os campeões de peso pesado, como Bob Fitzsimmons. Além disso, essa categoria está presente nos Jogos Olímpicos desde 1920.

5. Peso meio-médio, uma das categorias mais populares do boxe

O peso meio-médio é uma das categorias de boxe mais conhecidas. Os lutadores dessa divisão devem pesar entre 140 e 147 libras — 63,50 e 66,67 quilos. A categoria imediatamente abaixo do peso meio-médio é o peso super leve e a categoria superior é o peso super meio-médio.

Entre os campeões mundiais do peso médio, podemos destacar o filipino Manny Pacquiao, os americanos Sugar Ray Robinson, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya e Floyd Mayweather, os argentinos Marcos Maidana e Lucas Mattysse e o panamenho Roberto Durán.

Pacquiao, rei de uma das categorias do boxe.
Imagem: BBC

6. Pena

O peso pena é usado tanto no boxe quanto em outros esportes de combate, como kickboxing e wrestling. Os boxeadores dessa categoria devem pesar entre 119 e 125 libras — 54 e 57 quilos. A divisão imediatamente abaixo é o peso super galo e o superior imediato, o peso super pena.

7. Peso mosca, a mais leve entre as categorias de boxe

Esta é uma das categorias de boxe com competidores de menor peso, já que os boxeadores devem pesar entre 108 e 112 libras — 49,98 e 50,80 quilos.

A categoria inferior é o peso mosca ligeiro e a categoria superior é o peso super mosca. Alguns lutadores dessa categoria são Pascual Pérez, Omar Narváez, Horacio Accavallo e Román González.

8. Peso pesado

Finalmente, o maior peso no boxe profissional, no qual os lutadores devem ter mais de 91 quilos — 201 libras. O primeiro campeão peso pesado foi Tom Molineaux. Além disso, essa é uma categoria olímpica desde 1904.

Por fim, convém mencionar que as outras categorias do boxe são: palha ligeiro, palha, mosca ligeiro, super galo, super pena, super leve, super médio e cruzador. Então, há uma categoria perfeita para cada atleta. E aí, qual a categoria do boxe que você mais gosta de assistir?

  • Perón, A. P. D. O. N., Garcia, L. D. S., Alvarez, J. F. G., Filho, W. Z., & Silva, A. W. Da. (2009). Perfil nutricional de boxeadores olímpicos e avaliação do impacto da intervenção nutricional no ajuste de peso para as categorias de lutas. O Mundo Da Saúde, São Paulo.