Os 3 tipos de hóquei que podem ser praticados
Você sabia que existem diferentes tipos de hóquei? Embora o objetivo em todos eles seja o mesmo, o que muda são os locais onde eles são praticados. Neste artigo, vamos falar sobre as três modalidades mais populares desse esporte.
1. Hóquei sobre a grama
Também conhecido como hóquei de campo, neste esporte, enfrentam-se duas equipes de onze jogadores cada. O objetivo é mover uma bola usando um taco longo para colocá-la no gol do adversário.
O tempo de jogo no hóquei sobre a grama consiste em quatro períodos de 15 minutos – chamados de ‘quartos’ – com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo e entre o terceiro e o quarto; também há 15 minutos entre o segundo e o terceiro.
O primeiro clube de hóquei sobre a grama foi fundado na Inglaterra em 1861 e, em 1875, foi criada a associação desse esporte em nível nacional. Os primeiros jogos internacionais datam de 1890 e, desde 1908, ele foi incluído nos Jogos Olímpicos.
A Federação Internacional de Hóquei foi fundada em 1924, embora os jogos masculinos e femininos só tenham sido unificados recentemente, em 1982.
Atualmente, os principais campeonatos de hóquei sobre a grama são o europeu (as potências são Inglaterra, Alemanha e Holanda) e o Pan-americano (as melhores equipes são Argentina, Canadá, Estados Unidos e Chile).
2. Hóquei no gelo
Nesse caso, como o próprio nome indica, o jogo acontece em uma pista de gelo artificial coberta, também chamada de indoor. Duas equipes de seis jogadores cada se enfrentam batendo em um disco de borracha. A partida tem a duração de três tempos de 20 minutos cada um.
Para o hóquei no gelo, são usados patins com lâminas e, ao contrário dos outros tipos de hóquei, não é apenas o goleiro que usa proteção para a cabeça; todos os jogadores de campo também usam capacetes.
O hóquei no gelo foi inventado no Canadá, mais precisamente na cidade de Montreal, em 1875. O esporte se desenvolveu muito rapidamente neste país e o primeiro torneio foi realizado em 1883.
Obviamente, ele posteriormente se expandiu para os Estados Unidos, onde o primeiro clube foi fundado em 1902. A Federação Internacional de Hóquei no Gelo foi criada em 1908, o primeiro mundial foi organizado em 1920 e, em 1924, ele se tornou um esporte olímpico.
A liga profissional mais importante desse esporte é a National Hockey League – NHL –, da qual participam equipes do Canadá e dos Estados Unidos. Em segundo lugar, estão os campeonatos europeus, com Rússia, Suécia, Finlândia, República Tcheca, Suíça e Alemanha como potências.
3. Hóquei em patins
Esse tipo de hóquei é jogado em uma quadra retangular coberta e as equipes que disputam as partidas são compostas por cinco jogadores cada, os quais se movimentam graças a patins com quatro rodas. A bola que eles empurram com o stick – o bastão – é feita de borracha e cortiça comprimida.
O tempo de jogo varia de acordo com a idade dos participantes: na categoria sênior, há dois períodos de 25 minutos cada. Nas inferiores, cada tempo tem entre 20 e 10 minutos.
A Inglaterra é o país que criou o hóquei em patins, no final do século XIX, porém graças a um americano que adaptou a versão no gelo para um piso de madeira. A Federação Internacional de Patinação foi fundada em 1924 e englobou este esporte, cujo primeiro campeonato mundial ocorreu em 1926.
Imagem: deportv.gob.ar
Foi escolhido como esporte de exibição para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, mas ainda não foi aceito como esporte olímpico.
A equipe espanhola de hóquei em patins é a que mais venceu campeonatos, tanto masculinos quanto femininos (17 e 6, respectivamente). Entre os homens, Portugal está em segundo e a Argentina em terceiro, enquanto as mulheres argentinas são as que vêm depois da Espanha.
Finalmente, embora menos conhecidos, há outros dois tipos de hóquei: subaquático e indoor. O primeiro foi inventado em 1954 e é jogado em uma piscina – os jogadores usam um snorkel – enquanto o segundo é jogado em uma quadra indoor, semelhante à de futsal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aranguiz, L. Luciana Agudo, la reina del hockey sobre patines que no puede abandonar el césped. Clarín. Octubre 2019 – https://www.clarin.com/deportes/luciana-agudo-reina-hockey-patines-puede-abandonar-cesped_0_iK_2pzCsh.html
- Martinez Rodriguez, D. Hockey sobre césped: faltó puntería, pero sobran deseos. Trabajadores de Cuba. Octubre de 2019. http://www.trabajadores.cu/20191016/hockey-sobre-cesped-falto-punteria-pero-sobran-deseos/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.