Descubra os esportes radicais que vão aumentar a sua adrenalina
Praticar esportes radicais pode proporcionar novas experiências, sensações e histórias para contar. Descubra aqueles que vão virar o seu mundo de cabeça para baixo!
Chama-se de esporte radical qualquer atividade profissional ou de lazer que ponha em risco a sua integridade física. Portanto, os esportes radicais geralmente são caracterizados por serem adequados apenas para os corajosos, devido ao perigo e à adrenalina.
Os esportes radicais mais recomendados
A vida foi feita para nos divertirmos, para correr riscos, para experimentar sensações que acordem todos os seus sentidos e que façam com que você seja uma pessoa melhor.
Os esportes radicais ou de aventura podem mudar a maneira como você vê a vida, fazendo você refletir sobre todas as coisas que pode viver se deixar o medo para trás.
Além disso, eles fazem com que você confie em si mesmo e também nas pessoas ao seu redor, você conhece novos lugares e aprende várias coisas que você não vê todos os dias. Se você quer colocar o seu espírito aventureiro para fora, é hora de praticar algum destes esportes:
Bungee jumping
Um esporte de alto risco que é bastante interessante para quem gosta da sensação de liberdade e vertigem. Trata-se de pular de uma altura bem alta com uma corda elástica amarrada ao tronco ou ao tornozelo.
Certamente, a outra extremidade da corda deve ser amarrada ao ponto de partida. É um esporte completamente individual, ou seja, você não terá nenhum instrutor para pular no vazio com você.
Basta apenas ter a coragem necessária para pular de um ponto muito alto com uma corda amarrada ao tornozelo pois, ao pular, a corda se estende para neutralizar a inércia da aceleração da queda, o que faz com que a pessoa suba e desça até que a energia produzida pelo salto acabe.
Imagem: celestialgifts.co.za
Motocross
Esse esporte consiste em competir com uma motocicleta em terrenos instáveis e incomuns para a condução, tais como estradas com rios, encostas e caminhos cheios de pedras ou de lama.
Para praticar o motocross, é necessário ter atenção a certos requisitos, tais como as roupas, as rodas e o guidão da moto, entre outros.
O motocross é um esporte com muita presença, força e atitude. Quem se atreve a praticá-lo deve preferencialmente ter uma personalidade flexível e adorar a velocidade e os saltos, uma vez que o terreno é rústico e os praticantes acabam precisando fazer muitas manobras com as motos.
Caiaque
Se você gosta de interagir com a natureza e se divertir ao mesmo tempo, o caiaque é o esporte certo para você. O caiaque é uma variação da canoagem e você pode praticar sozinho, em dupla ou até mesmo com quatro tripulantes.
Existem várias modalidades para esse esporte: competição no mar, mar e travessia, slalom, águas bravas, polo, surfe e estilo livre, sit-on-top.
Você só precisa escolher o que melhor se adequa às suas preferências, sejam elas grandes correntes de águas bravas ou violentas ondas de surfe. Prepare-se para remar e entrar em contato com o mundo aquático.
Parkour
O parkour é um esporte que não requer nenhum tipo de equipamento especial. Essa atividade desenvolve a parte motora do indivíduo e dá a liberdade de se expressar através dos movimentos.
É praticado em cenários urbanos, ou melhor, em qualquer ambiente. Cada praticante decide como será o seu foco e qual será o seu limite. A parte aventureira dessa atividade física encontra-se nos locais onde os saltos e movimentos normalmente são feitos, que geralmente são prédios, barras, escadas, entre outros.
Highline
Certamente você foi a um circo quando era criança e deve se lembrar de ver alguém andando na corda bamba. Então, você consegue se imaginar fazendo isso, mas no alto de uma ponte? É disso que se trata o highline.
A tensão da corda para andar e fazer piruetas fica à sua escolha. No entanto, a corda deve estar a uma altura muito elevada. Caso contrário, não seria mais highline, mas sim slackline, que é a mesma atividade, porém feita a uma altura mais baixa.
Imagem: francebleu.fr
Sem dúvida, os esportes radicais são uma porta para o desconhecido, para um mundo cheio de elementos a serem descobertos e para criar uma conexão entre a sua alma e as suas experiências. Então, deixe o medo de lado e ouse praticar algum desses esportes radicais!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Garcí del Moral, Juanjo (20 de agosto de 1989). «’Puenting’,deporte de alto riesgo». El País. Benicàssim. Consultado el 30 de enero de 2016.
- Llorach, M., Roca i Balash, J., Prades, E., Solanellas, F., & Ventura Vall-Llovera, C. (1996). Concentración y distracción: aportaciones experimentales. Apunts: Educación Física y Deportes.
- Brymer, E., & Schweitzer, R. (2013). Extreme sports are good for your health: A phenomenological understanding of fear and anxiety in extreme sport. Journal of Health Psychology, 18(4), 477–487. https://doi.org/10.1177/1359105312446770
- Gomez, A. T., & Rao, A. (2016, March 1). Adventure and Extreme Sports. Medical Clinics of North America. W.B. Saunders. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2015.09.009
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.