Logo image
Logo image

Esportes na neve: quais são eles

3 minutos
Os esportes na neve são principalmente de origem nórdica ou alpina. Eles podem ser muito divertidos e, ao mesmo tempo, um grande desafio para as nossas habilidades físicas.
Esportes na neve: quais são eles
Última atualização: 11 maio, 2021

Como o próprio nome indica, para praticar qualquer um dos esportes na neve, precisamos dessa superfície. Mas isso não significa que devemos necessariamente esperar pelo inverno… existem até mesmo pistas artificiais! Além disso, sempre temos a possibilidade de viajar para o outro hemisfério e não perder nenhuma temporada.

Quais são os esportes na neve?

Os esportes na neve estão incluídos nos chamados ‘esportes de inverno’ – juntamente com os praticados no gelo – e, por sua vez, são divididos em quatro grupos principais: esqui, trenó, snowboard e motoneve. Entre eles, podemos destacar:

1. Esqui alpino

Trata-se de uma das modalidades mais conhecidas do esqui; leva esse nome porque começou a ser praticada nos AlpesO objetivo é descer a montanha no menor tempo possível, completando um caminho sinuoso marcado por estacas (chamadas de ‘portas’).

Dentro do esqui alpino, podemos encontrar diferentes especialidades, tais como downhill, super G, slalom gigante, slalom, combinado, super combinado e paralelo. O campeonato mundial é realizado desde 1931 e a copa do mundo desde 1966. É um esporte olímpico desde 1936.

Some figure

2. Bobsleigh

É um dos esportes que mais chama a atenção nos Jogos Olímpicos de Inverno e que também teve origem nos Alpes suíços, no final do século XIX. As primeiras competições de bobsleigh datam de 1914 e, como esporte olímpico, ele está presente desde 1924.

Existem três modalidades diferentes no bobsleigh: de dois, quatro e seis competidores ou bobs. As pistas atuais são feitas de concreto – ou seja, são artificiais – e são refrigeradas.

Essas superfícies devem ter uma linha reta e um labirinto de curvas consecutivas, além de ter entre 1.200 e 1.300 metros de comprimento. As mais importantes estão na Áustria, Canadá, França, Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

Some figure

3. Snowboard

Sem dúvida, um dos esportes na neve mais conhecidos e praticados no mundo inteiro. snowboard é uma modalidade radical que tem como objetivo deslizar por uma encosta usando uma prancha.

Embora as primeiras ‘provas’ com pranchas tenham ocorrido em 1910, só podemos falar de um esporte em si desde os anos 1960. Foi incluído nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2015.

Existem diferentes modalidades no snowboard: estilo livre, meio tubo, slopestyle, salto grande, acrobacia, quarterpipe, freeride, slalom paralelo, corrida e travessia.

Some figure

4. Motoneve

Este veículo terrestre, que é usado para cobrir diversas distâncias nas montanhas, também é usado para praticar um esporte, mais precisamente a corrida de velocidade. Os dois países de maior destaque nesse tipo de competição são os Estados Unidos e o Canadá, com várias pistas, incluindo Wisconsin, Grantsburg ou o Parque Nacional de Yellowstone.

Some figure

5. Esqui de fundo

Também conhecido como cross country em inglês, é uma modalidade de esqui na qual são percorridas longas distâncias. O terreno pode ser plano ou ondulado, mas não com declives.

O esqui de fundo teve origem nos países nórdicos e possui várias modalidades, incluindo os estilos ‘clássico’ e ‘patinador’. Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1924, com seis provas por sexo.

Além disso, todos os anos é realizada a Copa do Mundo de Esqui de fundo – entre novembro e março – e também não podemos ignorar as maratonas na Suécia, Noruega, Finlândia e Canadá, com mais de 40 quilômetros de percurso.

6. Combinado nórdico

Outro esporte na neve desta lista é, na verdade, a combinação de duas provas. Por um lado, o salta de esqui sobre um trampolim; por outro, o esqui de fundo. O combinado nórdico é uma modalidade organizada desde o século XIX e está presente nos Jogos Olímpicos desde 1924.

Some figure

As potências do combinado nórdico são Noruega, Alemanha, Áustria e Finlândia. As especialidades atuais são as competições individuais, por equipes e de sprint. As duas primeiras incluem um salto de 90 metros em um trampolim e a terceira, de 120 metros.

Para finalizar, também podemos citar outros esportes na neve: biatlo, esqui de fundo, esqui acrobático, skiboarding, skijoringtelemark, trenós leves e trenós simples. Você já praticou algum deles?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • International Ski Federation. Sitio oficial. https://www.fis-ski.com/en

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.