Descubra o canyoning: uma atividade física ao ar livre completa

27 de janeiro de 2020
Se você já tem alguma experiência com o canyoning ou se apenas deseja ampliar seus conhecimentos e habilidades nessa modalidade, este artigo é ideal para você. Descubra o quão emocionante esse esporte pode ser!

Se você gosta de se exercitar cercado pela natureza, o canyoning é uma atividade física ao ar livre que permite que você aproveite todos os benefícios do esporte em um ambiente único.

Entre outras qualidades, o canyoning é um esporte de aventura que consiste em caminhar a pé no curso de um rio, desfiladeiros ou canyons estreitos. Combina adrenalina e beleza natural em partes iguais.

Caminhar por desfiladeiros, cachoeiras e rochas gigantes permite que você adentre a natureza e experimente os benefícios de se exercitar ao ar livre de uma maneira magnífica.

O canyoning combina elementos de diferentes disciplinas ao ar livre, como o rapel ou a natação. Além disso, requer conhecimentos e habilidades para utilizar cordas com segurança.

Para praticar o canyoning, você só precisa ter um sistema cardiovascular saudável e saber nadar, além de contar com o equipamento necessário para realizar a atividade com segurança.

Se você estiver apenas começando, não se preocupe: o canyoning é um exercício que pode ser adaptado a todos os níveis e às expectativas de cada praticante.

O canyoning não é livre de riscos

Apesar das precauções que você deve tomar, o canyoning ainda pode ser um esporte bastante perigoso. Portanto, você deve levar alguns aspectos em consideração antes de praticá-lo.

Em primeiro lugar, é considerado de vital importância conhecer bem a área onde que você deseja desenvolver a atividade. Além disso, você deve verificar as proteções e adquirir as habilidades corretas.

Por outro lado, não se esqueça que no canyoning você estará em um ambiente úmido. Portanto, temperaturas quentes e níveis moderados de água constituem as condições ideais para esse esporte.

Apesar das precauções que você deve tomar, o canyoning ainda pode ser um esporte bastante perigoso

Juntar-se a um grupo organizado é a melhor maneira de começar no canyoning. Nele, você aprenderá as técnicas básicas, receberá conselhos de segurança e se familiarizará com o equipamento necessário para essa primeira experiência.

O canyoning oferece alguns benefícios óbvios, como o fato de melhorar a saúde cardiovascular através da exploração e as vantagens inegáveis ​​de passar um tempo na natureza.

Que equipamento você precisa para praticar o canyoning?

Ter o equipamento correto tornará sua viagem mais segura e fácil. Existem muitos equipamentos que podem ser úteis nesse esporte. A escolha depende da dificuldade, mas existem alguns elementos essenciais para quase qualquer aventura:

1. Capacete

A prática desse esporte envolve riscos de lesões, portanto, um capacete é a primeira peça essencial que você precisa. Escolha um modelo confortável para você e projetado para resistir à umidade.

Outro aspecto a considerar é optar por um que seja de cor brilhante para facilitar a visualização quando você estiver na água.

2. Corda

Mesmo que você não esteja planejando uma descida realmente técnica, uma boa corda de escalada sempre será útil durante o canyoning.

Entre outras coisas, a corda pode ser usada para ajudar outros membros do seu grupo com dificuldade para descer em áreas mais complicadas. Em casos extremos, também pode ser usada para resgates.

3. Traje de neoprene

Você ficará encharcado durante sua exploração. Por isso, um traje de neoprene pode ser um complemento necessário para protegê-lo do frio ao entrar e sair da água. O traje irá mantê-lo quente o suficiente para que você continue seu percurso.

4. Luvas

Um par de luvas resistentes manterá suas mãos seguras e saudáveis ao longo da sua aventura. Também o ajudará a obter aderência em superfícies complicadas.

Que equipamento você precisa para praticar o canyoning?

5. Calçado específico: essencial para o canyoning

Por último, mas não menos importante, você também precisará de sapatos confortáveis, resistentes e com uma boa aderência para passar pelos caminhos com água.

Sempre tenha em mente que o canyoning é um esporte exigente que requer um determinado nível de condicionamento físico. No entanto, os trajetos podem variar em níveis de dificuldade.

Portanto, todos podem encontrar um que seja o mais apropriado. A quantidade de água e os obstáculos são alguns dos fatores que determinam o nível de dificuldade.

Além disso, como qualquer esporte de aventura, o canyoning tem seus riscos. Se você não possui experiência ou conhecimento, os perigos podem aumentar.

Dessa forma, antes de encarar o desafio, você deve ter o equipamento necessário e as habilidades mínimas. Se você quiser tentar uma viagem por conta própria, certifique-se de receber algum treinamento primeiro. Você não se arrependerá!

  • Hardiman, N., & Burgin, S. (2011). Canyoning adventure recreation in the Blue Mountains World Heritage Area (Australia): The canyoners and canyoning trends over the last decade. Tourism Management, 32(6), 1324–1331. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.01.002
  • Brandão, A., Pereira, J., Gonçalves, F., Coelho, E., & Quaresma, L. (2018). Risks in adventure sport activity. Which risks are perceived by experienced canyoneers? Journal of Physical Education and Sport, 18(1), 163–169. https://doi.org/10.7752/jpes.2018.01021