Conheça 5 noções básicas de pelota basca
Assim como o próprio nome indica, já que o nome faz referência à região basca, a pelota basca é um esporte que se desenvolveu no norte da Espanha.
Embora seja bastante praticada no País Basco, também é popular em outros países, tais como França e Argentina. Neste artigo, vamos falar sobre as noções básicas dessa modalidade, que já tem vários séculos de vida.
Características da pelota basca
O esporte tradicional do norte da Espanha na verdade se originou na França, durante o século XIII. Lá, era conhecido como ‘jeu de paume‘ (jogo de palma) e dele derivam outros jogos com bola, incluindo o tênis.
No entanto, a pelota basca se desenvolveu mais fortemente no país basco, bem como em Navarra e La Rioja.
Atualmente, é regido pela Federação Internacional de Pelota Basca (FIPV) e Espanha, França, Argentina, México, Uruguai, Cuba, Estados Unidos e Chile são os principais países onde competições oficiais são disputadas.
Vale a pena ressaltar que a pelota basca não é um esporte olímpico. Ela esteve presente como competição oficial apenas na edição de Paris 1900 e como exibição em Paris 1924, México 1968 e Barcelona 1992.
Para jogar, são necessários pelo menos dois jogadores ou duas equipes. Atualmente, há quatro modalidades de pelota basca:
Trinquete
O comprimento do campo é de 28,5 metros e são jogadas as seguintes especialidades: mão individual, mão em duplas, paleta de couro, xare (masculino), paleta de borracha e paleta de borracha maciça (masculino e feminino).
Imagem: fipv.net
Frontão de 36 metros
Nele podem ser jogadas diferentes especialidades, quatro delas apenas masculinas: mão individual, mão em duplas, paleta de couro e paleta curta. A restante pode ser masculina ou feminina e é chamada de paleta de borracha maciça.
Frontão de 30 metros
A quadra tem 30 metros de comprimento e 10 metros de largura. Aqui é possível jogar frontenis (masculino e feminino) ou paleta de borracha argentina (masculino e feminino).
Frontão de 54 metros
Também conhecido como Jai Alai, é usado apenas para competições masculinas de cesta punta, remonte e pala longa.
Noções básicas de pelota basca
Agora que você já conhece as modalidades e especialidades da pelota basca, o próximo passo é aprender algumas regras e questões básicas do jogo para que você possa praticá-la:
1. Objetivo do jogo
O jogo de pelota basca consiste em bater em uma bola alternadamente, acertando o frontão ou parede. O frontão é uma quadra com parede alta e que não possui uma rede divisória, como ocorre no tênis ou no padel. A bola pode ser rebatida tanto com a mão quanto com uma raquete de madeira especial.
2. Pelota basca tradicional
O frontão de 36 metros é considerado o ‘tradicional’ neste esporte. Muitos começam por ele para dar os seus primeiros passos. Além do frontão, o campo é formado por uma parede do lado esquerdo, na qual a bola também pode bater.
3. Pontuação
Para competições internacionais e oficiais, o jogador ou dupla que conseguir marcar 22 pontos ganha. No caso de jogos amistosos, o número de pontos pode ser combinado previamente.
Para começar, o pelotari (jogador de pelota basca) manda a bola em direção ao frontão. A ideia é que seja difícil para o oponente acertá-la e mandá-la para a parede frontal novamente.
4. Saque
Assim como acontece ao jogar tênis, na pelota basca também é muito importante aprender a sacar a bola, porque disso depende a forma como o jogo vai continuar.
Para sacar, o jogador fica a 14 metros do frontão, joga a bola para cima e bate nela durante a descida. Ela deve bater no frontão para que o saque seja considerado válido. Caso contrário, ele será anulado.
Imagem: fipv.net
5. Jogadas de pelota basca
Existem diferentes técnicas e jogadas que são praticadas para finalizar o ponto. Em outras palavras, para que o oponente não consiga mandar a bola para o frontão. A mais comum é a batida longa em direção ao rebote.
Outra opção é a ‘deixadinha’ com a palma da mão aberta para colocar um certo efeito na bola. A jogada de duas paredes é clássica, porque aumenta a velocidade da bola e o adversário não consegue acertá-la na sua trajetória em direção às arquibancadas.
Um dos principais desafios da pelota basca é, precisamente, o peso das bolas com as quais ela é jogada. Muitos dizem que elas são quase tão pesadas quanto pedras: têm cerca de 110 gramas, quase o dobro de uma bola de tênis.
Apesar de não estar entre os esportes mais populares em muitos países, a pelota basca é um esporte completo e divertido, e, além disso, incentiva a interação social com os colegas. Experimente e comprove como ela é exigente para o corpo todo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González Abrisketa, O. (2017). Fundación cultural en el deporte: el caso de la pelota vasca. Revista Pueblos y Fronteras Digital. https://doi.org/10.22201/cimsur.18704115e.2006.2.246
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.