Carl Lewis, o filho do vento
Muito antes dos recordes de Usain Bolt, um velocista norte-americano foi considerado o homem mais rápido do mundo. Neste artigo, falaremos sobre a vida e a carreira de Carl Lewis, o famoso “filho do vento”.
Carl Lewis, o maior velocista
Nascido no Alabama, Estados Unidos, em 1961, Carl Lewis começou a competir nas provas de salto em distância quando tinha apenas 15 anos de idade. No entanto, como era muito veloz, ele também teve boas atuações nas provas de velocidade da época.
Assim, em 1980, com 19 anos, ele foi selecionado para fazer parte da equipe olímpica norte-americana de atletismo. Entretanto, o boicote que o seu país fez aos Jogos Olímpicos de Moscou desse ano o impediram de estrear na capital russa.
Ele teve, então, que esperar quatro anos, até as Olimpíadas de Los Angeles, para dar início ao que seria uma carreira olímpica impressionante.
As medalhas de ouro de Carl Lewis
Ele já tinha 23 anos quando chegou à cidade do oeste dos Estados Unidos para cumprir a sua promessa: ganhar 4 medalhas de ouro. Dessa forma, ele subiu ao pódio nas provas de curta distância (100 e 200 metros), de salto em distância e de revezamento 4 X 100.
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 foram os primeiros para esse rapaz de 1,88 metro de altura que, sem dúvida, se tornou uma lenda do atletismo.
Imagem: Marca.
O “filho do vento” foi o primeiro atleta que igualou a façanha de Jesse Owens em Berlim 1936, e pendurou no pescoço quatro medalhas de ouro. Além disso, ele bateu o recorde de seu compatriota ao marcar 9,86 segundos nos 100 metros. No salto em distância, igualmente, conseguiu uma marca de 8,54 metros.
Nos Jogos Olímpicos seguintes (Seul, 1988), Carl Lewis era o favorito nas provas de atletismo e não decepcionou: levou duas medalhas de ouro e, assim, se tornou o primeiro atleta a ganhar a competição de salto em distância em dois jogos consecutivos.
No entanto, as controvérsias nas provas não demoraram para aparecer: nos 100 metros rasos, ele levou o ouro após a desclassificação do canadense Ben Johnson, devido a um teste de doping positivo, informação que foi conhecida pelo público horas depois da competição. O fato aumentou ainda mais a rivalidade entre ambos os atletas.
Por fim, também vale a pena destacar que Lewis ganhou uma medalha de prata – a única da sua carreira – nos 200 metros rasos.
Imagem: cubadebate.cu
Lance final de sua carreira
Ele tinha 31 anos quando decidiu competir nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. Diferentemente do que muitos acreditavam, ele continuou demonstrando que era “o filho do vento”. Dessa forma, levou um ouro no salto em distância (pela terceira vez consecutiva) e outro na prova de revezamento 4 X 100.
A última edição na qual ele competiu foi Atlanta 1996, na qual ele não se classificou nas provas de velocidade e nem fez parte da equipe de revezamento. No entanto, ele ganhou pela quarta vez no salto em distância.
Foi assim que ele conseguiu o seu nono e último ouro olímpico. Se somarmos a medalha de prata de 1992, Carl Lewis somou um total de 10 medalhas nos quatro Jogos Olímpicos dos quais ele participou.
Até o momento, os únicos atletas que conseguiram ganhar um ouro na mesma prova em quatro Jogos Olímpicos foram o lançador de disco Al Oerter, o regatista Paul Elvstrom e o nadador Michael Phelps.
Depois das medalhas e da fama
Carl Lewis se aposentou aos 35 anos, logo após Atlanta 1996, e foi reconhecido como o melhor atleta masculino do século XX pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Não apenas ele ganhou 10 medalhas olímpicas, mas também 10 medalhas em mundiais (8 delas de ouro). Além disso, ele bateu 12 recordes mundiais.
Após deixar o esporte, Lewis se tornou ator e é vegano desde 1990. De acordo com o que ele conta no seu livro, após essa mudança na alimentação, ele conseguiu um desempenho ainda melhor no esporte.
Carl Lewis está presente no hall da fama do esporte mundial não apenas devido às suas dez medalhas olímpicas, mas também devido aos seus recordes e prêmios. Nada pode manchar a história desse atleta bem representado pelo seu apelido.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Española de Estadísticos de Atletismo. Carl Lewis, mejor atleta mundial del siglo XX. http://www.rfea.es/aeea/archivos/Carl_Lewis_el_mejor_atleta_sigloXX.pdf
- Guttmann, A. (2010). The Cold War and the Olympics. International Journal. https://doi.org/10.2307/40202563
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.