Logo image
Logo image

A Federação Espanhola de Atletismo

3 minutos
Em relação às competições nacionais e internacionais, a Federação Espanhola de Atletismo é o órgão regulador. Aqui, falaremos um pouco mais sobre essa entidade.
A Federação Espanhola de Atletismo
Última atualização: 02 maio, 2021

A Federação Espanhola de Atletismo, ou Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), é a organização mais importante para a regulamentação e promoção de todas as formas de atletismo na Espanha. Atualmente, assume exclusivamente a representação do país perante a Associação Europeia de Atletismo (AEA) e a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Fundada em 1918 e com sede em Valladolid, representa a terceira federação espanhola com o maior número de vitórias olímpicas. Desde a primeira participação de atletas espanhóis nos Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920, eles conquistaram 14 medalhas.

Apesar de todas as suas realizações e números históricos, a RFEA esteve envolvida em um escândalo internacional. Em meados de 2019, o técnico Miguel Ángel Millán foi acusado de abuso sexual e a federação foi considerada uma subsidiária civil responsável.

Funções da Federação Espanhola de Atletismo

Sua principal função é garantir que os regulamentos atuais sejam transparentes e eficazes para atender às necessidades específicas de cada disciplina. Além de garantir o cumprimento dos padrões esportivos, técnicos e éticos, também são promovidas as alterações necessárias para mantê-los atualizados, levando em consideração principalmente o avanço acelerado da tecnologia nos tempos atuais.

Além disso, a RFEA é a principal responsável pela administração e organização de competições e eventos oficiais de atletismo a nível nacional, como o Campeonato Espanhol. Ela também é responsável por selecionar os atletas que representarão a equipe nacional em eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos.

Em parceria com as federações regionais, a nacional promove várias iniciativas para promover a prática do atletismo em todo o território nacional. Atualmente, a RFEA compreende 19 federações atléticas autônomas, representadas pelo presidente em assembleias gerais.

Some figure

Para cumprir todas as suas funções, essa entidade esportiva privada tem o poder de exercer várias funções administrativas públicas por designação.

Como e por que se associar a uma federação de atletismo?

Segundo o último relatório do Conselho Superior de Esportes (CSD), o número de federados na Espanha vem crescendo ano após ano. Somente em 2018, as licenças federais aumentaram quase 3% em relação a 2017. No caso do atletismo, as licenças federais aumentaram mais de 30% nos últimos quatro anos.

O que significa ser federado em um esporte?

Quando falamos em ser federado em um esporte, estamos nos referindo a pertencer a uma federação esportiva autônoma. Ao decidir se federar, um atleta obtém uma licença federativa, ou seja, um documento que atesta que a pessoa faz parte da federação autônoma. Consequentemente, é reconhecida pela federação nacional correspondente.

Por outro lado, quando um atleta pratica uma ou mais modalidades sem ser federado, seus esforços e realizações não são endossados ​​por essas organizações. Portanto, eles não podem ser contabilizados ao se registrar para qualquer atividade federativa ou competição oficial.

Benefícios de ser federado ao atletismo espanhol

Ser federado ao atletismo implica um investimento econômico em troca de certas vantagens. Portanto, é importante que cada atleta avalie seu escopo e necessidades antes de solicitar uma licença federal. Estes são alguns dos principais benefícios:

  • Contar com o apoio de um órgão oficial e assistência especializada em caso de acidentes ou emergências.
  • Solicitar assessoria especializado sobre incentivos à prática de esportes em uma ou mais modalidades.
Some figure
  • Participar de concursos de prêmios e subsídios especiais para atletas de alto desempenho, além de atos oficiais, competições e eventos federativos em geral.
  • Ser elegível para representar oficialmente a comunidade autônoma em competições nacionais, como uma equipe ou individualmente, e ser capaz de ser considerado para formar a equipe nacional de atletismo em eventos internacionais.
  • Acessar centros esportivos em toda a Espanha, tornando-se parte do Programa Nacional FEDME. Você também pode participar de treinamentos sobre tópicos relacionados à saúde e segurança, por exemplo.
  • Desfrutar de descontos exclusivos em eventos e atividades esportivas, acomodações, campings, lojas de esportes, livrarias, etc.
  • Colaborar com projetos e iniciativas para ensinar e promover o esporte nos níveis regional e nacional.

Para obter mais informações sobre os requisitos para se tornar um atleta federado, recomendamos entrar no site da federação autônoma correspondente ao seu endereço. E, caso você queira obter mais informações sobre as funções e os regulamentos da Federação Espanhola de Atletismo, não deixe de dar uma olhada na página oficial da RFEA.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Página oficial RFEA. Extraído de: https://www.rfea.es/
  • Fedme, página oficial. Extraído de: http://www.fedme.es/index.php?mmod=staticContent&IDf=163
  • Informe sobre licencias, Consejo Superior de Deportes. Extraído de: https://www.csd.gob.es/es/federaciones-y-asociaciones/federaciones-deportivas-espanolas/licencias
  • RFEA: Federaciones autonómicas atletismo. Extraído de: https://www.rfea.es/web/federacion/mapaespana.asp

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.