O Rally Dakar retornará à África ou ficará na América Latina?

O Rally Dakar foi forçado a abandonar suas origens por causa do terrorismo islâmico, mas desde então está bem estabelecido na América Latina.
O Rally Dakar retornará à África ou ficará na América Latina?

Última atualização: 27 janeiro, 2019

Em 2008, o Rally Dakar saiu da África e atravessou o Oceano Atlântico para ser disputado em terras latino americanas, dada a impossibilidade de continuar no continente onde nasceu.

Desde aquele ano, existem várias especulações sobre a possibilidade de retornar ao continente que deu origem ao mais difícil Rally do mundo, mas é provável que o Rally volte a pisar no terreno africano? Ficará ele para sempre na América Latina?

Início do Rally Dakar, na África

O Rally Dakar nasceu em 1979, depois que o piloto francês Thierry Sabine se perdeu no deserto africano por dias. Em vez de lembrar com angústia dessa experiência, ele decidiu que mais pilotos poderiam experimentar essa sensação. Foi assim que surgiu a ideia de criar um rally que cruzasse a África, chegando até a capital do Senegal.

Desde o seu início, é caracterizado como o rally mais difícil do mundo e isso fez com que desde sua primeira edição os melhores pilotos e equipes do mundo participassem dele.

Carro no Rally Dakar

Ano de 2008, ponto de inflexão

Desde 1979, o Rally Dakar foi disputado continuamente, mas tudo mudou em 2008. A situação na África era cada vez mais instável devido aos conflitos armados.

Nos dias que antecederam a edição de 2008 do Rally, quatro turistas franceses foram mortos na Mauritânia e o governo francês recomendou que não visitassem o país. Como resultado, a organização do Rally foi forçada a suspendê-lo.

Este fato foi um verdadeiro golpe para a organização do rally e também para seus participantes. À medida que os anos passam, grupos terroristas como a Al Qaeda foram ganhando mais poder na África. Já não é garantia que o Rally volte a ser disputado neste continente.

Chegada à América Latina

Em 2009, o Rally Dakar aterrissou na América Latina cheio de dúvidas. A edição daquele ano foi a mais incerta de todas, pois não se sabia se a nova rota atenderia às expectativas.

Após as primeiras etapas: equipes, torcedores e pilotos ficaram encantados. A organização encontrou um lugar perfeito para o Rally continuar sendo disputado.

Vantagens da América Latina

  • Paisagens que têm pouco a invejar as da África. O deserto do Atacama com suas impressionantes dunas. O oceano pacífico. As áreas de selva e vegetação. No que diz respeito às dificuldade, a América Latina atendeu às expectativas.
  • Um fenômeno de fãs. Nas edições na África, os pilotos podiam passar horas sem ver ninguém e isso tornava muito difícil reparar falhas. Na América Latina, mesmo nos terrenos mais inóspitos há amadores dispostos a incentivar e dar uma ajuda quando os pilotos precisam.
  • Melhor comunicação e segurança. Para as equipes, agora é mais fácil se mover. As estradas são melhores e as etapas do Rally são mais acessíveis. Além disso, eles têm a paz de espírito de competir em um país seguro.
Escultura na Bolívia do Rally Dakar

Desvantagens da América Latina

  • As altas temperaturas. Esta é a principal desvantagem da nova etapa do Rally Dakar. Algumas etapas excederam os 43 graus de média, causando tontura e desidratação nos pilotos. As altas temperaturas são a principal razão pela qual se está pensando em voltar para a África.
  • As tempestades. Nas últimas edições foram várias etapas que tiveram que ser suspensas devido a esta causa. Nos dias seguintes, os pilotos tiveram sérios problemas para atravessar áreas inundadas. Na edição do ano passado houve várias etapas suspensas e algumas que tiveram sua jornada encurtada.

O Rally Dakar retornará à África?

Todos os anos há rumores que o Rally Dakar aconteceria novamente na África e especificamente no sul do continente, uma vez que é uma área mais segura. Hoje, pensando a curto prazo, parece que o Rally Dakar não vai sair da América Latina.

Neste continente o rally encontrou paisagens que têm pouco a invejar as da África e uma torcida entregue a cada quilômetro da jornada. Independentemente do local onde é disputado, o que está claro é que o Rally Dakar não perdeu a sua essência. No final das contas, é isso que importa.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.