Hapkido: você sabe quais são os benefícios de treinar essa arte marcial?

18 de março de 2019
Conheçamos a seguir essa arte marcial que inclui e combina as técnicas de judô e do aikido. Pelo que parece é o esporte da moda para as nossas crianças.

Apesar de suas origens serem muito antigas, o hapkido alcançou muita popularidade nos últimos anos. Não apenas como uma técnica de defesa pessoal, mas também como um exercício completo para o corpo e a mente. A seguir, veremos o que é o hapkido e quais são seus benefícios para a saúde.

 O que é o hapkido?

O hapkido não deve que ser confundido com um esporte ou uma aula funcional de academia. O seu objetivo não é oferecer um corpo musculoso ou propor uma competição por pontos. Trata-se de é uma arte marcial que envolve uma disciplina notável e valores éticos. Objetiva obter capacidade de defesa pessoal.

A sua origem vem da Coréia, em meados de 1948, e tem como o fundador Choi Young Sul.  O seu objetivo foi gerar uma ciência aplicada que pudesse ser transmitida como uma disciplina real de defesa pessoal.

Dessa maneira, todas as técnicas e os estilos usados de ataque empregados visam conseguir a sobrevivência do praticante.

campeonato de hapkido

Para fazer isso, o hapkido foca os seus métodos no manejo eficaz das articulações e dos pontos de pressão. Combinando movimentos ofensivos e defensivos, o indivíduo deve ser capaz de desarmar o atacante rápida e eficientemente.

Todas as possíveis lesões são previstas e testadas para assegurar que o indivíduo possa se defender de forma segura.

Em seu método de ensino, o hapkido estrategicamente combina vários princípios de outras artes marciais seculares. Entre elas, encontramos o Karatê, o Judô, o Aikido, o Kung Fu e o Tae Kwon Do. Também são necessárias algumas técnicas de gerenciamento de armas de Kumdo e Ninjutsu.

O equilíbrio entre o corpo e a mente

A execução dos seus métodos pode causar grave lesões e, em casos extremos, ter consequências para a saúde do atacante. Por essa razão, a sua prática não deve ser abordada como um método de controle de peso ou para tonificar os músculos. Lembre-se que se trata de uma arte marcial.

O objetivo das suas técnicas é anular o ataque e controlar o agressor de forma eficaz para garantir a sobrevivência. Em todos os momentos, trata-se de evitar lesões desnecessárias ou um comportamento agressivo.

O aprendiz do hapkido deve trabalhar a sua autoconfiança e autocontrole para empregar os métodos de forma responsável, segura e profissional. Caso contrário, a prática torna-se perigosa para ele e para todos a sua volta.

Por esta razão, a mente do aluno deve estar em boas condições, assim como o seu corpo. Os ensinamentos da disciplina devem ser compreendidos e assimilados antes de serem usados. Dessa forma, as habilidades cognitivas, emocionais e sociais devem estar em perfeita sincronia com a força física.

Quais são os benefícios da prática do Hapkido

Como toda arte marcial, o hapkido inclui não só uma intensa preparação física, mas também um trabalho de equilíbrio entre a mente e o corpo. O conhecimento das diferentes técnicas de defesa pessoal implica uma enorme responsabilidade.

Por essa razão, a prática do hapkido tende a ser muito positiva para crianças com mais de 12 anos e adolescentes. O seu trabalho físico impacta positivamente no seu crescimento, contribuindo para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade. Ele também propicia o autoconhecimento sobre cada parte do seu corpo.

Mas o maior benefício está no ensino dos princípios de conduta e de concentração proposta pela disciplina. Ao praticar hapkido ou outra arte marcial, os jovens entram em contato e podem ver o valor prático de ter uma base ética dentro de si.

Alunos de artes marciais

Os alunos dessa disciplina compreendem a necessidade de autocontrole para a convivência em sociedade e encontram a oportunidade de melhorar a sua autoestima e a sua autoconfiança. Esse é um aspecto fundamental para evitar as inseguranças típicas da adolescência.

As artes marciais, como o hapkido, ensinam as crianças, os jovens e os adultos a canalizarem positivamente a energia. Em tempos de pressa e de níveis de estresse crescentes, é fundamental evitar problemas de comportamento e sintomas de ansiedade, de medo ou de estresse.

Pessoas de todas as idades podem (re)descobrir a importância do trabalho em equipe e perseverança com o hapkido.

A execução com perfeição de cada técnica e movimento requer dedicação, estudo e, acima de tudo, a humildade para continuar a melhorar e aprender constantemente. Um grande ensinamento para os mais jovens.