As 6 principais ligas de futebol do mundo

30 de setembro de 2019
Elas são conhecidas no mundo inteiro e todos os jogadores querem pertencer a elas. As principais ligas de futebol atraem milhões de espectadores a cada fim de semana.

A cada ano, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol — IFFHS na sigla em inglês — faz uma classificação para saber quais são as melhores ligas de futebol do mundo. Neste artigo, vamos falar sobre aquelas que estiveram mais vezes nas primeiras posições.

Ligas de futebol: quais são as principais

Desde 1991, a IFFHS é responsável pela elaboração de uma lista das melhores ligas de futebol do mundo. Vamos falar sobre aquelas que apareceram mais vezes e que atualmente são consideradas de elite:

1. Liga da Espanha

A Liga foi fundada em 1929 e já conta com 89 edições. 20 equipes participam a cada temporada e um total de 380 jogos são disputados. O maior vencedor do campeonato espanhol é o Real Madrid, que conquistou o troféu 33 vezes. Em segundo lugar está o Barcelona — 26 títulos — e em terceiro lugar, o Atlético de Madrid — 10 conquistas.

O maior artilheiro da história é o argentino Lionel Messi — do F.C. Barcelona — com 419 gols, seguido pelo português Cristiano Ronaldo — 318 — do Real Madrid e pelo espanhol Telmo Zarra — com 251 — do Athletic Club.

principais ligas de futebol do mundo

2. Calcio Italiano

A série A da Itália é disputada desde 1929. Antes dessa data, chamava-se Liga Nacional. 20 equipes participam a cada temporada e 342 jogos são disputados. É considerada uma das cinco competições de futebol mais importantes da Europa e está entre as quatro mais relevantes do mundo.

O principal vencedor é a Juventus, com 33 taças, seguida pelo Milan e pela Inter, com 18 troféus cada. Essa última, aliás, é a equipe com mais participações no Calcio: jogou 86 temporadas.

3. Premier League, uma potência entre as ligas de futebol

O campeonato inglês começou a ser disputado com o formato atual em 1992. No entanto, The Football League First Division — sua antecessora — já estava presente desde 1888. No total, são jogados 760 jogos com a participação de 20 clubes.

O principal vencedor da Premier League é o Manchester United — com 13 títulos — seguido pelo Chelsea — 5 — e pelo Manchester City — 4. Os maiores artilheiros foram Alan Shearer — 260 gols — Wayne Rooney — 208 — e Andrew Cole — 187 — todos participantes da equipe inglesa na época.

Premier League, uma potência entre as ligas de futebol

4. Campeonato Brasileiro, o primeiro sul-americano entre as melhores ligas de futebol

O Brasileirão é a principal liga do país da América do Sul. É disputado sem interrupções desde 1959 — 62 edições. Desde 2006, 20 equipes participam do torneio. Acontece entre abril e dezembro e garante a classificação para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana, ambas organizadas pela Conmebol.

O principal vencedor do campeonato brasileiro é o Palmeiras, com 10 títulos, seguido pelo Santos — com 8 — e pelo Corinthians — que ganhou 7. Isso faz do Estado de São Paulo o vencedor do maior número de taças da história, já que as três equipes são paulistas.

5. Primeira Divisão da Argentina

A Argentina tem uma das ligas mais antigas do mundo, que foi criada em 1891. Embora tenha mudado várias vezes de formato, 26 equipes participam atualmente e o organizador é uma entidade autônoma chamada Superliga Argentina.

O time com mais títulos é o River Plate — 36 conquistas — que também é o que possui o maior número de participações — 111 temporadas.

Outros recordes interessantes: o artilheiro histórico é o paraguaio Arsenio Erico — 295 gols — e o jogador com mais partidas disputadas é o goleiro Hugo Gatti — 757 partidas.

Primeira Divisão da Argentina

Imagem: Yahoo Sports.

Na liga argentina, o Superclássico é disputado entre o Boca Juniors e o River Plate. Para muitos especialistas, esse é o jogo que nenhum fã de futebol deveria perder na vida.

6. Ligue 1

É a liga da França, mas é popularmente conhecida como Le Championnat. Foi disputada pela primeira vez em 1932 e 20 equipes participam a cada temporada — 380 jogos. É uma das principais ligas de futebol da Europa.

A equipe com o maior número de títulos é o AS Saint-Etienne — 10 vezes — seguida pelo Olympique de Marseille — 9 — e, em terceiro lugar, o Paris Saint Germain, o Nantes e o Mônaco — 8 cada um.

Entre os jogadores com mais jogos disputados estão Mickael Landreu — 618 jogos — Jean-Luc Ettori — 602 — e Dominique Dropsy — 596.

Para finalizar este ranking das principais ligas de futebol de acordo com a IFFHS, devemos adicionar a Bundesliga da Alemanha, a Primeira Liga de Portugal, a Categoria Primeira A da Colômbia e a Scottish Premiership da Escócia como outros torneios bem posicionados.

  • Yagüe, J. M., de la Rubia, A., Sánchez-Molina, J., Maroto-Izquierdo, S., & Molinero, O. (2018). The relative age effect in the 10 best leagues of male professional football of the union of european football associations (UEFA). Journal of Sports Science and Medicine.
  • Anexo:Clasificación mundial de ligas nacionales de la IFFHS. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Clasificaci%C3%B3n_mundial_de_ligas_nacionales_de_la_IFFHS
  • IFFHS AWARDS 2018 – THE STRONGEST NATIONAL LEAGUE OF THE WORLD : LA LIGA AGAIN. 2019. https://iffhs.de/10296/