Uruguai, o primeiro campeão do mundo
Com poucas equipes participantes, a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930. O Uruguai, o país organizador, consagrou-se campeão mundial. Vamos te contar tudo sobre esse torneio, que foi o pontapé inicial de uma das competições mais importantes do planeta.
Organização da primeira Copa do Mundo
Desde que a Federação Internacional de Futebol – FIFA, na sua sigla em inglês – foi fundada em 1904, os países onde esse esporte era praticado insistiam na organização de um torneio para reuni-los.
A entidade não possuía infraestrutura suficiente nos primeiros anos. Por esse motivo, foi necessário esperar mais de duas décadas – 26 anos, mais precisamente – para que a primeira Copa do Mundo fosse realizada.
Em 1928, foi realizado um congresso em Amsterdã, no qual foi decidida a sede do campeonato: o Uruguai. Esse pequeno país sul-americano já tinha alguma experiência no futebol e o orçamento certo para a construção de um estádio especial para o campeonato. A data decidida foi entre 13 e 30 de julho de 1930.
Participantes e estádios da primeira Copa do Mundo
Os países participantes da primeira Copa do Mundo da história foram 13, todos a convite da FIFA; essa foi a única edição sem fase de classificação.
Como representantes da América participaram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Pela Europa, participaram Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. As seleções foram divididas em três grupos de três participantes e um com quatro.
Quanto às sedes, houve três delas, embora a ideia original fosse hospedar todos os jogos em um único recinto, construído especialmente para a ocasião. No entanto, uma série de fortes chuvas atrasou as obras que não foram finalizadas para a inauguração e para as duas primeiras partidas.
O Estádio Centenário tinha capacidade para 90 mil espectadores – atualmente, pouco mais de 60 mil – e a data da sua fundação é 18 de julho de 1930. Lá, foi disputada a partida entre o time local e o Peru, com uma vitória do Uruguai por 1 a 0.
O segundo estádio foi o Gran Parque Central, com capacidade para 20 mil pessoas – atualmente 34 mil, construído em 1900 e considerado o mais antigo da América.
O terceiro foi o extinto Estádio Pocitos, onde Lucien Laurent converteu nada menos do que o primeiro gol da história das Copas do Mundo. Ele foi demolido em 1940 e tinha capacidade para apenas mil espectadores.
Passo a passo do Uruguai até ser o primeiro campeão mundial
O Uruguai fazia parte do grupo 3, juntamente com o Peru e a Romênia. No primeiro jogo (disputado cinco dias depois do estipulado, no Estádio Centenário), o Uruguai venceu o Peru pela diferença mínima. No segundo jogo, derrotou a Romênia por 4 a 0.
Foi assim que o time local chegou à semifinal, na qual enfrentou a Iugoslávia, em uma partida muito lembrada pelos uruguaios. Após começar perdendo por 1 a 0, o time da casa acabou vencendo por 6 a 1. Na outra chave, a Argentina venceu com o mesmo placar.
A final que consagrou o Uruguai como primeiro campeão do mundo
A final da primeira Copa do Mundo foi disputada em 30 de julho de 1930 no Estádio Centenário. O confronto foi entre o país organizador e a Argentina, o país vizinho. O público compareceu em peso: 93 mil espectadores, incluindo cerca de 15 mil argentinos que viajaram pelo Rio da Prata para não perder a partida.
O árbitro foi o belga John Langenus, que aceitou a função com uma condição: ter um navio preparado no porto de Montevidéu no final da partida, caso houvesse problemas de segurança.
O primeiro tempo terminou com um 2 a 1 a favor da Argentina, mas os uruguaios viraram a partida e venceram por 4 a 2, com gols de Pablo Dorado, José Pedro Cea, Victoriano Santos Iriarte e Héctor Castro.
Assim, a seleção uruguaia se tornou a primeira campeã do mundo. Duas décadas depois, repetiriam a façanha na Copa do Mundo de 1950 no Brasil. Derrotaram nada menos do que o organizador por 2 a 1 no tão lembrado ‘Maracanaço’.
Alguns fatos interessantes a serem destacados sobre a primeira Copa do Mundo: o artilheiro foi o argentino Guillermo Stábile com oito gols; o jogador mais jovem foi o brasileiro Carvalho Leite (18 anos) e o último sobrevivente do torneio foi o argentino Francisco ‘Pancho’ Varallo, que morreu aos 100 anos, em 2010.
Imagem cortesia de FIFA.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Uruguay se ciñe la primera corona mundial (2007) https://es.fifa.com/worldcup/news/uruguay-cine-primera-corona-mundial-502038
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.