O papel do VAR no futebol

20 de abril de 2020
Qual a vantagem de usar a tecnologia para fazer justiça no futebol? Por que ela desperta tantas críticas? Analisamos um dos temas mais polêmicos no esporte mais popular do mundo a seguir.

A chegada da tecnologia impactou a vida das pessoas em quase todos os aspectos. Dessa forma, o esporte não ficou de fora. No entanto, o VAR não foi tão bem recebido no futebol quanto em outros esportes. A seguir, repassaremos alguns aspectos importantes a respeito dessa questão.

Em primeiro lugar, é necessário explicar que a sigla VAR provém do termo em inglês video assistant referee – a sua tradução para o português seria árbitro assistente de vídeo.

Ele se baseia no uso de câmeras televisivas para analisar jogadas polêmicas e corrigir a decisão tomada pelo árbitro principal em primeira instância, quando for apropriado.

O VAR no futebol: o que é e como é usado

O sistema de assistência para os árbitros do futebol é comandado por quatro colegiados, que se localizam em uma cabine especial em outra parte do estádio – ou até mesmo fora dele – para, assim, rever as ações que ocorrem em uma partida.

Desse modo, ao observar em tempo real as jogadas da partida com repetições e desde vários ângulos, esses juízes podem se comunicar com o árbitro principal para adverti-lo sobre uma falha importante.

Da mesma forma, eles também podem sugerir que ele olhe para o telão do campo de jogo para ver o ocorrido e, então, usar o seu critério para ratificar ou corrigir uma decisão.

O papel do VAR no futebol

Embora o seu uso esteja cada vez mais presente nas principais ligas do mundo, o VAR só é utilizado no futebol para algumas jogadas pontuais. São elas:

  • Expulsões.
  • Pênaltis cobrados ou omitidos, mas que deveriam ter sido sancionados.
  • Gols confirmados ou omitidos.
  • Impedimentos que terminem em uma ação clara de gol, pênalti ou cartão vermelho.

Nessa última ocasião, aconselha-se que os juízes de linha não deem imediatamente o impedimento. Pelo contrário, é preferível deixar seguir a jogada diante da mais mínima dúvida e, então, revisar por meio do VAR se a jogada deve ser anulada ou não.

Vantagens do VAR no futebol

A primeira e mais evidente das vantagens que esse sistema representa é a eliminação do erro arbitral em jogadas pontuais. Por exemplo, nos impedimentos ou nas ações nas quais se desconhece se a bola entrou ou não no gol ou se ela saiu do campo em algum momento.

Nesse sentido, ele é uma ferramenta importante para colaborar com os árbitros e reduzir, ao menos em parte, a grande pressão que recai sobre eles.

Além disso, para os mais desconfiados, ele também significa um suposto avanço contra a corrupção e a compra de partidas – dizemos “suposto” porque há muitos que ainda estão descrentes com essa afirmação.

Por enquanto, o VAR no futebol teve participações muito positivas, como, por exemplo, na Copa da Rússia de 2018.

Nessa competição, a efetividade do árbitro de vídeo foi muito alta, e pôde-se evitar situações injustas em partidas importantes, incluindo um pênalti na própria final entre a Croácia e a França.

O papel do VAR no futebol

O que dizem os seus contestadores

Embora ele apresente benefícios, o VAR no futebol desperta a crítica de muitos jogadores, técnicos e jornalistas. A razão mais contundente desse descontentamento tem a ver com o fato de que, por ser um esporte de contato, o futebol tem muitas jogadas passíveis de interpretação.

Então, por mais que alguém reveja uma jogada desde diferentes ângulos, a opinião dos juízes pode ser divergente. Ou seja, como se justifica que, até mesmo usando o VAR, um árbitro dê um pênalti em uma jogada e outro, na mesma ação, decida não fazer o mesmo?

Outra das manifestações contra esse método tem a ver com a demora. Dessa forma, já houve várias partidas nas quais foram cobrados pênaltis tardios ou sancionadas expulsões quando a bola já estava no outro extremo do campo.

Sem falar da polêmica sobre se deve-se ou não anular um gol logo após uma comemoração intensa, assim como ocorreu há pouco tempo com o Manchester City.

Definitivamente, o VAR chegou para ficar e tudo parece indicar que os amantes desse esporte deverão aprender a conviver com ele. Deve-se levar em conta que ele é controlado por seres humanos e, portanto, não é infalível. Você acha positiva a intervenção do VAR nesse esporte tão tradicional e apaixonante?

  • Tecnología en el fútbol. Videoarbitraje (VAR). Fifa.com. https://football-technology.fifa.com/es/media-tiles/video-assistant-referee-var/
  • VAR at the 2018 FIFA World Cup™. https://football-technology.fifa.com/en/innovations/var-at-the-world-cup/
  • VAR escandaloso e insólito en Italia. Doble Amarilla. https://www.dobleamarilla.com.ar/por-el-mundo/var-escandaloso-e-insolito-en-italia_a5c697e163ed5ef17b0b10d1c