Os pilotos mais polêmicos da Fórmula 1

18 de abril de 2020
Todo esporte, e sobretudo no âmbito profissional, tem personalidades que se destacam. Pilotos muito ousados já passaram pela Fórmula 1, personagens que pouco se importavam com o que falavam deles dentro e fora das pistas.

A Fórmula 1 é marcada pelo espetáculo dentro e fora da pista. Ainda que, às vezes, os pilotos tenham atitudes duvidosas, temos que aceitar que, sem eles, a categoria máxima do automobilismo não seria a mesma coisa. Assim, hoje vamos relembrar alguns dos pilotos mais polêmicos da Fórmula 1.

4 dos pilotos mais polêmicos da Fórmula 1

James Hunt

Foi um piloto excêntrico dentro e fora dos circuitos. A vida de James Hunt incluía excessos de todo tipo: álcool, festas, drogas e mulheres geraram polêmicas constantes. A sua vida, aliás, foi retratada no filme Rush.

Como se não bastasse, dentro da pista, ele é considerado um dos pilotos mais agressivos de todos os tempos. A sua rivalidade com Niki Lauda marcou uma época dentro da competição.

Apesar de sua vida de excessos, Hunt sempre foi um piloto competitivo. Conseguiu ser campeão do mundo em 1976. Nessa temporada, ele foi desclassificado em várias corridas por correr com um carro mais largo do que o permitido, por usar combustível não regulamentado e por manobras imprudentes.

Além disso, ele teve uma briga com Niki Lauda, que sofreu um infeliz acidente e permitiu que Hunt se proclamasse campeão.

Quando Niki voltou aos circuitos, no entanto, Hunt o recebeu com as seguintes palavras: «Você não deveria se preocupar com a sua cara, Niki, ela já era horrível antes do acidente». Isso diz tudo sobre a personalidade do polêmico Hunt.

Os pilotos mais polêmicos da Fórmula 1

Imagem: redbull.com

Michael Schumacher, surpresa entre os pilotos mais polêmicos

Schumacher é o piloto mais laureado da história da Fórmula 1. O heptacampeão do mundo conta com estatísticas matadoras, que dificilmente outro piloto superará. Por outro lado, o alemão também ostenta o recorde de ser o piloto mais sancionado.

As sanções que recaíram sobre ele foram de todo tipo e por motivos muito diversos.

Os mais famosos são o choque voluntário contra Damon Hill, deter o seu carro em uma curva do circuito de Mônaco para provocar bandeira amarela e evitar a pole de Fernando Alonso ou então ignorar bandeiras pretas no GP da Grã-Bretanha de 1994. Inclusive, ele foi expulso do mundial de 1997 por se chocar contra Jacques Villeneuve!

As polêmicas em torno do piloto alemão chegaram ao ponto de fazer com que a Associação de Pilotos pedisse a sua demissão em certo momento. Isso porque os pilotos não achavam conveniente que Michael os representasse.

Os pilotos mais polêmicos da Fórmula 1

Ninguém pode colocar em dúvida a sua lista de títulos e talento admirável do alemão, mas também podemos afirmar que esses elementos ficam ofuscados por uma longa fila de sanções.

Ayrton Senna e Alain Prost, dois dos pilotos mais polêmicos

Esses dois históricos pilotos foram os grandes protagonistas de todas as polêmicas que surgiram nas últimas temporadas dos anos oitenta e nas primeiras dos anos noventa. A carreira esportiva de um não é compreendida sem a do outro, e é por isso que decidimos falar dos dois ao mesmo tempo.

Grandes rivais dentro e fora da pista, Senna e Prost nos deixaram muitos momentos polêmicos. É difícil ficar só com um, então vamos destacar os seguintes:

  • Grande Prêmio de Mônaco de 1984: uma das corridas mais épicas de Ayrton Senna. Com o Toleman, um dos carros mais modestos do grid, ele conseguiu subir do final da fila de largada até a segunda posição. Prost, que estava na primeira posição, conseguiu que os comissários parassem a corrida por causa da chuva e, assim, conseguiu impedir a possível vitória de Senna.
  • Grande Prêmio de Ímola de 1989: aqui ocorreu a verdadeira explosão na rivalidade entre ambos os pilotos. Para que os dois carros chegassem sãos e salvos ao final da corrida, foi feito um acordo de que ganharia aquele que chegasse na frente na primeira curva – foi Senna quem conseguiu. No entanto, a corrida foi detida por conta de um acidente e, ao ser retomada, foi Prost quem chegou primeiro a essa curva. Contudo, Senna entendeu que o primeiro posto era seu, e quebrou o pacto de não se adiantar. Assim nasceu essa grande rivalidade histórica.
Os pilotos mais polêmicos da Fórmula 1

Imagem: Autobild.

  • Grande Prêmio do Japão de 1990: neste vídeo pode-se ver outro dos seus polêmicos encontros na pista. A corrida acabou para ambos na primeira curva, quando colidiram e acabaram no cascalho.

Apesar de todas essas polêmicas e muitas mais que ficaram esquecidas, Alain Prost e Ayrton Senna acabaram tendo uma boa relação. A rivalidade deles não acabou até que o piloto francês decidiu se aposentar do mundo motor.

  • Alain Prost sorprendió al contar intimidades sobre su relación con Ayrton Senna. 2018. Infobae. https://www.infobae.com/america/deportes/2018/09/27/alain-prost-sorprendio-al-contar-intimidades-sobre-su-relacion-con-ayrton-senna/
  • Fórmula 1. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_1

  • Michael Schumacher. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Michael_Schumacher