O que é a Liga das Nações da UEFA?
Após a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, não foram poucos os fãs do futebol que ficaram surpresos com o surgimento de um novo torneio: a Liga das Nações da UEFA. Sabe-se que todas as seleções do continente europeu participam dele, mas qual é a razão de ser desse torneio?
Essa competição teve o seu início oficial em setembro de 2018. Foi criada a partir da iniciativa das próprias federações europeias de futebol, que sugeriram que os jogos amistosos jogados até então não representavam uma forma de preparação adequada.
Liga das Nações da UEFA: noções básicas
Juntamente com outros prêmios que veremos na seção seguinte, esse torneio não só oferece a possibilidade de somar mais um título oficial, como também coloca em jogo quatro lugares para a Eurocopa do ano de 2020, que será disputada em doze cidades do continente europeu.
As 55 equipes que compõem a União Europeia de Futebol participaram desse campeonato. Para isso, elas foram divididas em quatro categorias, de acordo com o ranking elaborado pela FIFA.
À medida que as edições da Liga das Nações forem passando, haverá equipes que vão subir e outras que vão ser rebaixadas de categoria de acordo com o seu desempenho.
Assim, a Liga A – a dos melhores classificados no ranking – é composta pelas equipes mais poderosas: Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça, Islândia, Portugal, Polônia, Itália, Espanha, Inglaterra e Croácia. Dessas equipes, as quatro melhores vão jogar a fase final de cada edição da Liga das Nações da UEFA.
Enquanto isso, as três categorias restantes são formadas pelas outras 43 equipes que compõem a UEFA. Quando a eliminatória para a Eurocopa terminar, quatro lugares serão colocados em jogo.
Esses lugares serão disputados pelos vencedores dos quatro grupos de cada categoria. Assim, cada divisão terá o ganhador de uma vaga para o torneio continental mais importante.
O troféu e o prêmio em dinheiro
A taça que o vencedor desse concurso recebe foi apresentada no início de 2018. Trata-se de uma peça de prata muito bonita, baseada no logotipo da competição.
Na parte central, o troféu contém a bandeira que inclui os 55 países que fizeram parte da primeira edição da Liga das Nações. No reflexo de sua superfície de prata, é possível ver todas essas cores.
Para os participantes da fase de grupos, o prêmio em dinheiro será o seguinte:
- Liga A: 2,25 milhões de euros.
- Liga B: 1,5 milhão de euros.
- Liga C: 1,125 milhão de euros.
- Liga D: 750 mil euros.
Enquanto isso, para as equipes que avançarem para a fase final como vencedoras dos seus grupos, esse valor será dobrado. Finalmente, prêmios de 6 milhões de euros, 4,5 milhões de euros, 3,5 milhões de euros e 2,5 milhões de euros foram estabelecidos para os quatro finalistas da Liga das Nações da UEFA.
A edição 2018-2019 da Liga das Nações da UEFA
A fase final foi realizada em Portugal, com o Estádio do Dragão como sede da partida decisiva e o Estádio D. Afonso de Guimarães como o outro anfitrião. As quatro equipes participantes foram Holanda e Inglaterra em uma chave e Portugal e Suíça na outra.
As semifinais terminaram em 3 a 2 para a Holanda – contra o time inglês – e 3 a 1 para o time de Cristiano Ronaldo – ele marcou três gols – contra os suíços. Finalmente, no duelo decisivo, os lusitanos se impuseram em casa ganhando por 1 a 0, com um gol do atacante Gonçalo Guedes.
O atrativo da Liga das Nações para o mundo do futebol
Como mencionado anteriormente, esse torneio substitui o habitual calendário da FIFA de amistosos internacionais. Eles deixavam lucros suculentos para os organizadores, principalmente quando disputados em países de grande poder econômico.
No entanto, eles não eram muito frutíferos para as equipes, que muitas vezes precisavam percorrer grandes distâncias e até mesmo mudar de fuso horário apenas para jogar uma partida.
Em contraste, a Liga das Nações da UEFA é um verdadeiro desafio desportivo. As equipes não apenas enfrentam seleções do mesmo nível, o que permite que elas se preparem e melhorem, como também há prêmios esportivos em jogo e um prestígio a ser mantido.
Talvez as principais prejudicadas com o surgimento desse torneio sejam as equipes americanas, africanas e asiáticas, que não têm mais a opção de enfrentar os europeus em partidas amistosas. Assim, elas ficam limitadas na sua preparação fora das competições oficiais.
Porém, independentemente disso, fica claro que a Liga das Nações da UEFA é uma competição ambiciosa, interessante e repleta de bons jogadores. Para os fãs, é uma alternativa fenomenal para apreciar partidas vibrantes e interessantes. Há muita coisa em jogo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- 2019 UEFA Nations League Finals Draw Press Kit. 2018. UEFA. https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/OfficialDocument/competitions/Presskits/02/58/59/39/2585939_DOWNLOAD.pdf
- Todo lo que hay que saber sobre la UEFA Nations League: formato, grupos, partidos y horarios del nuevo torneo. Infobae. https://www.infobae.com/america/deportes/2018/09/06/todo-lo-que-hay-que-saber-sobre-la-uefa-nations-league-formato-grupos-partidos-y-horarios-del-nuevo-torneo/
- Liga de las Naciones de la UEFA 2018-19. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Liga_de_las_Naciones_de_la_UEFA_2018-19
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.