Relembre a grande carreira de Paolo Maldini

8 de abril de 2020
Paolo Maldini foi capitão tanto do Milan quanto da seleção italiana. Ele participou de quatro Copas do Mundo e jogou 24 temporadas consecutivas no mesmo time em que estreou.

Nós o associamos ao AC Milan, time em que ele jogou toda a sua carreira, mas também ao time italiano, onde ele era capitão. No artigo a seguir, faremos um tour pela carreira de Paolo Maldini, l’eterno capitano.

Início da carreira de Paolo Maldini

Filho de Cesare Maldini, jogador histórico da Associazione Calcio Milan, Paolo ingressou na escola de treinamento do clube aos 10 anos de idade, até que em 1982 ingressou na equipe juvenil.

Sua estreia profissional no Milan foi em janeiro de 1985, aos 16 anos. Nesse jogo, o único que jogou na temporada, enfrentou a Udinese Calcio. Foi um dos poucos jogos em que ele atuou como lateral direito.

O técnico da época, Nils Liedholm, disse que Paolo Maldini tinha um grande futuro como jogador e, portanto, o convocou para a temporada seguinte. Nesse mesmo ano, ele fez sua estreia internacional na Copa da UEFA.

O auge da carreira de Paolo Maldini

A partir de 1987, o jogo do Milan – e, portanto, de Maldini – começou a crescer. Na época, o treinador era Arrigo Sacchi, um dos melhores da história do clube. Naquela temporada, eles levaram o título e, dois anos depois, a Copa da Europa contra o Steaua Bucuresti, da Romênia, depois de vencer o Real Madrid nas semifinais.

Paolo Maldini foi o zagueiro mais jovem. Franco Baresi, Mauro Tassotti, Alessandro Costacurta e Filippo Galli também faziam parte do quinteto.

O auge da carreira de Paolo Maldini

Posteriormente, os títulos se seguiram: uma Supercopa da Itália e uma Supercopa da Europa, além de uma Copa Intercontinental. E a década ainda não tinha acabado! O Milan se tornou um dos melhores times do mundo nos anos 90, o segundo em títulos (atrás do Real Madrid e empatado com o Liverpool).

Paolo planejava se aposentar em 2007, mas decidiu ficar até o final do ano e jogar a final da Copa do Mundo de Clubes como uma revanche ao que aconteceu em 2003 contra o Boca Juniors.

Finalmente, o Il Capitano continuou jogando até 2008, após 24 temporadas consecutivas no AC Milan e contabilizando 1000 partidas profissionais.

Em sua homenagem, a equipe retirou o número 3 dos uniformes e ele só poderá ser usada pelos filhos de Maldini, Christian e Daniel, se eles estrearem na Série A (atualmente estão nas categorias de treinamento do clube).

Seu período com a seleção italiana

É claro que não podemos ignorar a presença de Paolo Maldini na seleção. Sua estreia foi em 1988, em um empate com a Iugoslávia. O último jogo foi contra a Coreia do Sul, em 2002.

Seu período com a seleção italiana

Pela seleção italiana, Maldini jogou 126 jogos e marcou sete gols. Ele foi o capitão em 74 jogos, um recorde na história do azzurra. Participou de quatro Copas do Mundo: Itália 90 (terceiro lugar), Estados Unidos 94 (vice-campeão), França 98 e Coreia-Japão 2002 (oitavas de final).

Recordes e estatísticas de Paolo Maldini

São várias as marcas que Il Capitano possui. Por exemplo, ele é considerado um dos FIFA 100, ou seja, está entre os 100 melhores jogadores de futebol do mundo.

Ele tem o recorde absoluto de presenças na Copa Intercontinental, visto que ele participou cinco vezes (ele compartilha essa marca com seu companheiro Alessandro Costacurta). Ele também tem oito participações nas finais da UEFA Champions League (recorde compartilhado com Francisco Gento, do Real Madrid).

Nas Copas do Mundo, ele tem 2217 minutos jogados, um recorde que ninguém foi capaz de bater. O mais próximo é o do alemão Lothar Matthaus, com 2052 minutos.

Embora ele tenha atuado como zagueiro, ele era conhecido por manter o domínio da bola de forma limpa e não recorrer à violência. Em 24 temporadas no Milan, ele só viu o cartão vermelho direto uma vez e o duplo alerta três vezes. Além disso, possui a marca de 58 partidas invictas na Série A, entre 1991 e 1993.

E, para finalizar, um fato interessante: ele ganhou uma Copa da Europa como capitão, assim como seu pai, Cesare. Ambos para o AC Milan. Sem dúvida, é um jogador que fez uma grande história!

  • Infobae. Así fue el debut del hijo de Paolo Maldini en uno de los clubes más prestigiosos de Italia. Febrero 2020. https://www.infobae.com/america/deportes/2020/02/03/asi-fue-el-debut-del-hijo-de-paolo-maldini-en-uno-de-los-clubes-mas-prestigiosos-de-italia/
  • Excelsior. Paolo Maldini nuevo estratega del AC Milan. Junio 2019. https://www.excelsior.com.mx/adrenalina/paolo-maldini-nuevo-estratega-del-ac-milan/1318704