Análise das melhores equipes de MotoGP

19 de janeiro de 2019
Analisamos as equipes atuais que participam da categoria principal de motociclismo para comparar as melhores e suas opções para o futuro, que em grande parte passarão por investimentos e na aposta pelos melhores pilotos.

Desde a temporada de 2002, a categoria A mundial de motociclismo se chama MotoGP. Ao longo de quinze temporadas, há muitas equipes de MotoGP que passaram pelo mundial, mas apenas algumas estão entre as melhores.

Hoje nós revisamos a trajetória daquelas que são consideradas como as duas melhores equipes de MotoGP. A seguir vamos lembrar de suas melhores corridas, temporadas e, claro, seus melhores pilotos, aqueles que levaram a equipe ao topo.

Equipes de MotoGP: Honda

É imprescindível nesta lista ter a equipe da Honda. Com uma longa trajetória no mundial de MotoGP, detém o recorde de vitórias na categoria. Praticamente todos os anos tem estado na luta pelo título e sempre teve em suas fileiras os pilotos da mais alta qualidade.

A Honda tem sua sede na cidade de Aalst, na Bélgica. Compete no mundial de MotoGP desde a temporada de 1994 e é um ícone da categoria, sendo uma das melhores equipes de MotoGP.

Piloto de motociclismo

  • Sua melhor temporada: é difícil destacar uma temporada porque a Honda tem uma longa trajetória no mundial. Destacamos a de 2014, na qual Marc Márquez venceu as dez primeiras corridas do mundial. Se levarmos em conta que o calendário daquele ano era composto de 18 corridas, Márquez venceu mais da metade consecutivamente. Logicamente no meio da temporada ele já tinha o campeonato garantido.
  • Seus melhores pilotos: existem muitos pilotos que passaram pela Honda e, como sempre acontece, alguns acabaram sendo um fiasco e não obtendo os resultados esperados. Por outro lado, outros como Márquez, Rossi ou Stoner marcaram toda uma época. Márquez está tendo um relacionamento longo e frutífero com a marca e deve continuar nos próximos anos. Em vez disso, Rossi ou Stoner deixaram a equipe em busca de outro caminho quando estavam no topo.
  • Sua melhor moto: a Honda RCV213V é a moto com a qual a equipe Honda competiu na temporada de 2012. Esta moto serviu de base para desenvolver os modelos posteriores, por isso pode-se dizer que é a semente do mais recente sucesso da marca japonesa.

Equipes de MotoGP: Yamaha

A Yamaha Motor Racing, popularmente conhecida como Yamaha, fez a sua estreia no campeonato mundial em 1999. Desde então, é uma das equipas de maior sucesso, com um total de 7 Campeonatos do Mundo.

Embora a marca seja japonesa, sua sede é na cidade italiana de Lesmo, e seu principal patrocinador é a Movistar, e é por isso que ela usa a característica cor azul.

Piloto de motociclismo da Yamaha

  • Sua melhor temporada: é difícil escolher apenas uma, já que a Yamaha dominou a maioria das temporadas até alguns anos atrás. De todas elas, ficamos com a de 2008, em que Valentino Rossi se proclamou campeão do mundo. O italiano venceu nove das dezessete corridas que faziam parte do calendário naquele ano. Além disso, essa época foi um desafio para a Yamaha, uma vez que foi a primeira vez que usou pneus Bridgestone.
  • Os seus melhores pilotos: Valentino Rossi e Jorge Lorenzo são os pilotos mais bem sucedidos da marca. O piloto italiano venceu quatro Campeonatos Mundiais como piloto da Yamaha, equipe que é piloto desde a época de 2004, com excepção dos anos 2011 e 2012 quando assinou pela Ducati. Por outro lado, Jorge Lorenzo foi tricampeão mundial como piloto da Yamaha, nas temporadas de 2010, 2012 e 2015. Na última temporada o piloto maiorquino pôs fim à sua relação com a Yamaha e assinou com a Ducati.
  • Sua melhor moto: sem dúvida a YZR-M1. Na temporada 2005, Rossi decidiu deixar a Honda depois de ser campeão do mundo e assinar pela Yamaha. Sua nova equipe estava em uma profunda rotina e suas motocicletas não eram competitivas há uma década. Por outro lado, a YZR-M1 levou a Yamaha ao topo novamente e Valentino Rossi foi com ela quatro vezes campeão do mundo.