Os piores carros da Fórmula 1 da história
Depois de 68 temporadas, há muitos carros da Fórmula 1 que passaram para a história. Alguns deles chegaram a marcar uma época e estão na memória dos fãs deste esporte.
Mas hoje nossa intenção não é falar sobre os melhores carros da Fórmula 1. Hoje propomos o contrário, vamos relembrar os piores veículos que já vimos ao longo da história desse esporte.
Centenas de engenheiros trabalham duro e contribuem com seus conhecimentos para criar um carro competitivo todos os anos. Mas assim como os pilotos e como todos os seres humanos, eles também cometem erros e, às vezes, seus projetos não têm o desempenho esperado.
Estes são os piores carros da Fórmula 1 da história
March 2-4-0
A primeira coisa que chama a atenção neste carro são suas quatro rodas traseiras. A March foi uma das equipes que arriscaram em meados dos anos setenta com esse tipo de design.
O March 2-4-0 foi baseado no P34 que tinha quatro rodas dianteiras. Os engenheiros do March pensaram que mover as quatro rodas para trás melhoraria a aerodinâmica e a aderência.
Nada foi como esperado e a temporada foi um fracasso total. A única solução para ser competitivo era voltar na próxima temporada com as clássicas quatro rodas.
Maki F101
O Maki competiu na temporada de 1974, ou melhor, tentou competir porque nunca se classificou para a largada. Foi pilotado por Tony Trimmer, Hiroshi Fushida e Howden Ganley.
Além de ser um dos maiores fracassos da Fórmula 1, também poderia ostentar o título de o carro mais feio, como podemos ver na capa. Nós não sabemos se ele ganharia o prêmio, mas certamente ele estaria entre os finalistas.
Longe de desistir, este carro teve uma evolução e voltou a competir no ano seguinte. Temos dificuldade em decidir se foi igual ou pior. Basta dizer que ele chegou a explodir no GP dos Países Baixos logo após a classificação para a corrida.
Mclaren MP4-30
O mais recente dos fracassos da Fórmula 1. Desde que a McLaren e a Honda anunciaram sua parceria a partir de 2015, as expectativas em torno do carro que iriam criar eram muito altas.
Fernando Alonso deixou a Ferrari depois de alguns anos em que os resultados não chegaram e desembarcou no time. Parecia que a combinação Alonso-McLaren Honda seria imbatível.
Por outro lado, desde a pré-temporada, podia se ver que este carro não era o esperado. Quebras no motor, perdas de energia, baixa confiabilidade… Todos os possíveis colapsos aconteceram.
Com o decorrer da temporada a McLaren, o carro evoluiu chegando a se qualificar para largar e ser ultrapassado menos vezes na pista.
Andrea Moda S921
Este Fórmula 1 desenhado pela Simtek para a equipe Andrea Moda competiu na temporada de 1992. Foi pilotado pelo brasileiro Roberto Moreno e o inglês Perry McCarthy.
O carro foi um verdadeiro desastre em todos os sentidos. Prova disso é que seu melhor resultado foi na décima nona posição no GP de Mônaco.
Se isso não bastasse, além dos maus resultados, já que era normal que não fosse nem classificado para as corridas, os problemas não acabaram por aí. O proprietário da equipe, Andrea Sassetti foi preso por problemas financeiros.
Life L190
Apesar de termos deixado para o final, este é provavelmente o pior carro da Fórmula 1 de todos. O Life L190 competiu na temporada de 1990 e foi pilotado por Braham e Giacomelli. Embora talvez a palavra competir seja grande demais para esse carro, porque nunca chegou a participar da largada.
Sua velocidade máxima era 65 km/h mais baixa que a dos outros competidores e tinha metade dos cavalos. Ele nunca andou mais de duas voltas seguidas sem sofrer um colapso. No meio da temporada, Ernesto Vita, o líder da equipe, saiu do mundial, assumindo o fracasso.
Vendo os resultados que colheram estes carros na categoria, parece bastante óbvio que eles estiveram longe do que pode ser esperado de um carro com estas características, por isso merecem o título indigno de serem os piores carros da Fórmula 1 da história.
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