Conheça o jogador de basquete Stephen Curry
Dê um passo para frente quem não acha possível considerar Stephen Curry o maior talento da NBA. Atualmente ele está anos-luz à frente do nível oferecido por outros jogadores como James Harden, Lebron James ou Kevin Durant.
Como Stephen Curry se tornou o que conhecemos?
Ao contrário de outros jogadores incríveis, ele não chegou à liga como um dos jogadores mais poderosos e promissores (lembre-se que ele era o número 7 do draft de 2009, atrás de outras promessas como Ricky Rubio).
Trabalho e mais trabalho
Qual foi o seu mérito então? Curry começou a trabalhar pesado em seus pontos fortes para se tornar (provavelmente) o melhor jogador da liga em alguns aspectos e um dos melhores jogadores da história além da linha de três pontos (já é o nono no ranking histórico de três pontos com uma % de sucesso maior que Ray Allen).
Mas não é só isso, ele também trabalhou em um dos seus principais defeitos como o contato físico, embora seja verdade que ainda falte avançar um pouco nesta seção e em outras como a defesa 1 vs 1.
Tenho certeza que você vai concordar que ele é um dos jogadores mais difíceis de defender devido à sua habilidade em qualquer parte da quadra, principalmente por suas cestas de três pontos a partir do meio da quadra que em algumas temporadas fazem parte das melhores jogadas do dia.
A chegada de Steve Kerr
Não só o trabalho técnico e físico foi suficiente para criar esse jogador que hoje podemos ver nos campeonatos na televisão, a chegada de Steve Kerr para o comando técnico, com seu jogo ofensivo, beneficiou o estilo de Stephen Curry.
A base do GSW se encaixou como uma luva neste basquete rápido, de transição e com mais arremessos a partir do arco interior. E isso apaixonou o público.
O talento de Curry e as ideias de Kerr são os pilares que criaram esta equipe capaz de bater o recorde de Jordan de mais vitórias em uma temporada regular (72).
Muito possivelmente eles criaram uma dinastia que contaremos aos nossos filhos quando nos perguntarem qual era o melhor time quando tínhamos a idade deles.
Opinião pessoal
Depois de tudo isso, por que não considerar ‘Steph’ Curry no Top 3 dos melhores jogadores do campeonato, depois de todos os sucessos individuais e coletivos que conquistou?
Nada disso teria sido possível sem ter à sua disposição toda uma equipe de estrelas que, em sua grande maioria, seriam titulares de qualquer outra equipe da NBA (Klay Thompson, Danny Green, Kevin Durant, Livingston, Leandrinho Barbosa, Andrew Bogut, Javale Mcgee…).
Nunca nos agradam as decisões de jogadores que preferem deixar as equipes que deram uma primeira chance para mudar para uma equipe que lhe dá a oportunidade de ser campeão, como fez Kevin Durant.
Stephen Curry, apesar de ter grande talento, não é nada mais que um jogador que tem trabalhado muito duro e alcançara grandes títulos durante sua carreira graças a isso, mas que não será lembrado como um dos grandes.
Um que será lembrado, no entanto, é aquele que é para muitos o melhor jogador do momento: Lebron “The King” James.
Tudo tem sua explicação
Sem querer desrespeitar ninguém, tenho certeza que Curry é o jogador favorito de muitos e sem dúvida ele é um dos jogadores mais decisivos da competição.
Os fãs adoram a maneira como ele começa a dançar breakdance com Chris Paul ou aqueles buzzer beaters do meio-campo, mas seu basquete está longe dos melhores jogadores, não chegando nem a ser o melhor do seu time enquanto dividir o vestiário com Kevin Durant.
Além do mais, se quiséssemos analisar, ele não teria lugar nem no meu TOP 10 dos melhores jogadores da liga.
Como tudo, esta é mais uma opinião sobre o assunto, que certamente pode ser discutida por muitos de vocês e para isso temos os comentários.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.