Quem é o melhor jogador da história do basquete?
Desde a criação do basquete muitos foram os jogadores que participaram das grandes ligas; entre eles, queremos avaliar e escolher o melhor jogador da história. No entanto, essa pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas.
A fim de ajudar a encurtar a lista, a primeira coisa que deve ser feita é descartar todos aqueles jogadores que nunca jogaram na NBA devido à diferença entre o basquete norte-americano e o dos outros continentes. Este será o primeiro filtro de seleção.
Depois de ter uma lista com vários participantes da NBA, desde a sua criação em torno de 1946, é possível começar a passar para o próximo filtro: escolher o melhor jogador de cada época.
O melhor jogador da história… de cada época
Afinal, em todas as épocas houve jogadores que se destacaram, de longe, do restante e que conseguiram fazer do seu nome uma referência na história do basquete.
Em alguns casos, os nomes são indiscutíveis, enquanto em outros, o debate continua aberto; no entanto, o mais importante é identificar e reconhecer o mérito de cada pessoa, com base na sua jornada pessoal.
Nos anos 50 e 60, Bill Russell foi o melhor jogador da história; posteriormente, nos anos 60 e 70, o melhor foi Wilt Chamberlain.
Mais tarde, nos anos 80, Magic Johnson foi o melhor e nos anos 90, o melhor foi Michael Jordan; durante a primeira década dos anos 2000, o melhor foi Kobe Bryant e, atualmente, diz-se que estamos sob o reinado de “King James”.
Tendo isso em mente, o melhor jogador da história deve sair desses seis nomes. Também há muitos outros que poderiam ocupar esse lugar: Larry Bird, Isaiah Thomas, Abdul-Jabbar, Shaq, entre outros; mas, enfim, é preciso começar a peneirar em algum lugar.
Agora, dentre os 6 finalistas, como escolhemos o vencedor? O mais fácil seria fazer isso por meio das estatísticas, mas como diz Rajon Rondo: “as estatísticas são como os biquínis. Elas permitem que você veja muita coisa, mas escondem o mais importante”.
Esta é uma opinião bastante válida para o assunto que estamos tratando; as estatísticas são importantes, mas o melhor jogador da história deve ser muito mais do que isso.
Top 4
Bill Russell e Wilt Chamberlain seriam os primeiros a serem descartados apesar de serem grandes jogadores. O primeiro por ter ganho 11 anéis – quase nada – e o segundo por façanhas como por exemplo marcar 100 pontos em uma partida – recorde da NBA – ou por frases tais como ‘poderia jogar até os 50′.
O pódio
Desta forma, sobrariam apenas quatro candidatos: Magic Johnson, KB Bryant, Jordan e LeBron; visto que Magic e Kobe certamente são os dois melhores Lakers da história, um dos dois deve ser o próximo a sair da disputa.
Foto cortesia de: Diario AS.
Embora Kobe tenha sido um jogador capaz de apaixonar os fãs, a rivalidade com Larry Bird e a luta contra o HIV parecem tornar Magic Johnson merecedor do top 3.
Tendo chegado ao nosso top 3, creio que todos concordamos que Magic deve levar a medalha de bronze. Então, eis a decisão mais difícil: com quem ficamos? Michael Jordan ou Lebron?
A final
Para muitos especialistas no mundo do esporte em geral e do basquete em particular, Michael Jordan foi o melhor jogador moderno. Além disso, ele ganhou três anéis seguidos antes de voltar da aposentadoria para ganhar mais três e recuperar a glória perdida dos EUA através da conquista do ouro olímpico em Barcelona 92.
Por sua vez, LeBron conseguiu jogar sete finais – seis delas consecutivas – das quais perdeu quatro. Ele não conseguiu bater Bryant no seu melhor momento, nem os Celtics dos Big Three, nem os Spurs de Popovich e precisou se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh – entre outros – para ganhar seus dois primeiros anéis.
Dito desta forma, parece claro quem deveria ser coroado com o prêmio de melhor jogador da história. No entanto, não podemos nos esquecer de que Lebron sempre teve que viver à sombra de Jordan, comparado a ele desde a sua chegada na liga, o que não deve nada ser fácil – apesar de nunca ter dito nada sobre isso.
Apesar de tudo, o melhor jogador da história é nada mais nada menos do que o grande Michael Jordan.
Não são só os seus seis anéis – e vários outros MVP de finais – o seu retorno, a sua temporada de recordes, os seus três títulos de MVP, a sua medalha de ouro em Barcelona… Jordan revolucionou o basquete e o elevou a outro nível.
Sem ele, é possível que não houvesse nem Bryant nem Lebron, para não mencionar muitos de nós que nos apaixonamos pelo basquete por culpa dele.
O ranking
Este seria o nosso ranking, do 6º até o número 1.
- Bill Russell.
- Wilt Chamberlain.
- Magic Johnson.
- Kobe Bryant.
- Lebron James.
- Michael Jordan.
É possível que esse ranking seja diferente para muitas pessoas, tanto na ordem quanto nos nomes dos jogadores. Por isso, ficarei feliz em debater com vocês. Porém, sempre com muito respeito.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.