James Harden: conheça o Barba da NBA

6 de fevereiro de 2020
James Harden é um dos melhores jogadores da NBA hoje. Ele é um atleta que merece uma atenção especial.

James Harden é um dos escoltas de mais alto nível da NBA. Mais conhecido como ‘The Beard’, ele é um homem de 29 anos que joga no Houston Rockets.

Nesta temporada, ele alcançou algo histórico: marcou mais de 30 pontos em 32 jogos consecutivos. Por este e por outros motivos, apresentamos a você um dos melhores jogadores do momento.

O jogador da equipe texana mede 1,96 metros e pesa 100 quilos. Infalível na linha de lances livres, James Harden assume a cobrança ofensiva do time por ter um tiro versátil e perigoso em todas as posições de ataque. Como se isso não bastasse, Harden tem uma ampla gama de movimentos ofensivos únicos que destroem seus rivais.

2018-2019 foi sua sétima temporada no Houston Rockets. O jogador nascido em Los Angeles representou a Arizona State University por duas temporadas (2007-08 e 2008-2009). Durante esse período, ele foi nomeado o Jogador do Ano da Conferência do Pacífico-10 em 2009.

Posteriormente, ele foi recrutado na NBA pelo Oklahoma City Thunder em 2009. Atualmente, defende a franquia Houston Rockets desde a temporada 2012-2013, quando foi negociado pelo Thunders.

Desde os tempos da universidade, o jogador permanece com o mesmo look, e o apelido ‘O Barba’ (em inglês ‘the beard’) virou seu nome dentro da NBA. Como curiosidade, você deve saber que Harden é o único jogador da NBA, junto com Wilt Chamberlain, que marcou mais de 30 pontos em 30 jogos consecutivos.

Atualmente, o homem do Rockets é bem conhecido por suas façanhas com esse time na Conferência Oeste da NBA, mas a sua barba é quase tão famosa quanto as suas habilidades entre os jogadores de basquete. Continue lendo para saber mais sobre esse talento único e espetacular!

James Harden é um dos escoltas de mais alto nível da NBA

A barba mais conhecida da NBA

James Harden tinha alguns pelos faciais quando estava no estado do Arizona durante seu período na universidade. Ele até usava uma barba muito respeitável em sua segunda temporada com o time. No entanto, o volume dos pelos faciais não poderia ser comparado com a look atual usada pela estrela do Rockets.

Embora a barba possa ser vista em muitos jogadores da liga, a de Harden é, sem dúvida, a mais conhecida. Paradoxalmente, como aconteceu com seu jogo, o tamanho da barba exemplifica o progresso e a evolução de Harden na NBA.

Existem até muitos seguidores que, de brincadeira, atribuem à barba os poderes que permitem que o jogador seja um dos mais interessantes da liga.

Embora em sua etapa universitária ele fosse um jogador que precisava ser levado em consideração, poucos podiam imaginar que ele acabaria sendo um dos melhores jogadores da história da liga ou, pelo menos, a barba mais popular do momento na NBA.

James Harden: 32 jogos com mais de 30 pontos

O jogador carismático da NBA alcançou um recorde histórico que despertou elogios de muitos dos seus companheiros de equipe na melhor liga do mundo: mais de 30 jogos marcando pelo menos 30 pontos. No total, foram 32 jogos, o que representa um marco único para o jogador do Houston Rockets.

Foi em 11 de dezembro de 2018, o último dia em que o escolta, que marcou 29 pontos, não superou a barreira dos 30. Desde então, o Barba conseguiu terminar todos os jogos com uma pontuação média mais alta.

James Harden: 32 jogos com mais de 30 pontos

A sequência terminou na vitória do Rockets contra o Hawks por 119 a 111, partida disputada em 26 de fevereiro de 2019. Naquela noite, ele terminou com 28 pontos. Durante essas partidas inspiradoras, Harden conseguiu superar a barreira dos 50 pontos em mais 4 ocasiões.

No entanto, os amantes do basquete sabem que esse registro de pontos histórico fica em segundo plano se comparado ao lendário Wilt Chamberlain, considerado um dos melhores jogadores da históriaChamberlain conseguiu marcar mais de 30 pontos em um total de 65 ocasiões, algo que atualmente parece impossível de alcançar.

Concluindo, James Harden é um dos jogadores mais carismáticos de todos os tempos e uma das maiores referências do basquete atual no mundo. Agora que você sabe mais sobre esse jogador, incentivamos você a assistir aos jogos dele pelo Houston Rockets. Você não vai se arrepender!

  • James Harden stats, details, videos, and news. NBA.com
  • Goldsberry, K. (Harvard U. (2013). CourtVision: New Visual and Spatial Analytics for the NBA. In MIT Sloan Sports Analytics Conference (pp. 1–7). Cambridge, MA, USA: MIT Sloan Sports Analytics Conference. Retrieved from http://www.sloansportsconference.com/wp-content/uploads/2012/02/Goldsberry_Sloan_Submission.pdf
  • Kraus, M. W., Huang, C., & Keltner, D. (2010). Tactile Communication, Cooperation, and Performance: An Ethological Study of the NBA. Emotion, 10(5), 745–749. https://doi.org/10.1037/a0019382
  • Moxley, J. H., & Towne, T. J. (2015). Predicting success in the National Basketball Association: Stability & potential. Psychology of Sport and Exercise, 16(P1), 128–136. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2014.07.003