Os melhores jogadores na grama da história

· 20 de março de 2019
Ao longo da história, houve tenistas que dominaram a grama por uma época inteira. A seguir, vamos analisar os melhores.

Jogar na grama não é nada fácil no mundo do tênis; no entanto, podemos mencionar vários jogadores que conseguiram dominar essa superfície. Eles são considerados os melhores jogadores na grama da história.

Embora nem todos tenham alcançado tal conquista da mesma forma, sem dúvida vale a pena parar por um instante e rever a sua trajetória única. O ponto em comum entre todos eles, no fim das contas, é a sua perseverança e o seu desejo de superação.

O domínio de certas técnicas é o que fez com que esses jogadores entrassem para a história com uma marca pessoal e muitas histórias incríveis.

O poder feminino na grama

O poder feminino na grama

Dentre os melhores jogadores na grama da história, há várias mulheres excepcionais cuja trajetória foi reconhecida mundialmente, até mesmo por pessoas que não são fãs do esporte.

As mais conhecidas são as irmãs Williams. De fato as duas somam 12 títulos em Wimbledon; sete deles sendo da irmã mais velha, Serena Williams, e os outros cinco da mais nova, Venus Williams. Sua rivalidade não parece acabar.

Vale a pena destacar que um dos títulos de Wimbledon que Venus ganhou foi tirado de sua irmã Serena, na final. Por sua vez, Serena também ganhou da irmã nada mais nada menos do que quatro finais deste torneio.

Nos últimos tempos, também podemos destacar Steffi Graf – ex-tenista alemã aposentada em 1999; esta mulher ganhou o título de Wimbledon sete vezes: 1988, 1989, 1991, 1992, 1993, 1995 e 1996.

A evolução de Federer na grama

Em primeiro lugar, temos que destacar o melhor tenista da história, Roger Federer. Ele venceu sete campeonatos de Wimbledon e oito em Halle; o jogador com mais títulos na grama da história.

O suíço tem um recorde de 152 vitórias e 24 derrotas nesta superfície, de tal forma que ele se estabeleceu como o melhor jogador na grama da história.

Roger foi um dos melhores no estilo de jogo saque e voleio; mas ele soube evoluir e manter o nível na superfície mais rápida do mundo do tênis, graças ao seu saque de direita e ao seu backhand.

A evolução de Federer na grama

Pete Sampras, o rei da quadra

Até o reinado de Federer no tênis, e principalmente na grama, Pete Sampras havia sido o melhor nessa superfície. Ele foi outro jogador com um grande domínio do estilo de jogo saque e voleio devido ao seu poderoso saque, que o levou a dominar o tênis na grama.

Em seu currículo, ele conta com sete títulos de Wimbledon, e se tornou o primeiro jogador da Era Open a ganhar sete Grand Slams de um mesmo torneio. Além do torneio de Wimbledon, o norte-americano ganhou outros títulos na grama e alcançou um recorde de 101 vitórias e 20 derrotas.

Pete Sampras deu algumas declarações assegurando que, no seu melhor momento no tênis, teria ganhado de Roger Federer em uma partida:

”Na grama, Federer não enfrentou nos últimos anos alguém que faça saque e rede, que coloque pressão sobre ele. Acho que o meu jogo deixaria Roger desconfortável; ele iria até a rede com os dois saques e haveria pressão no seu backhand; eu ditaria as ações. Se eu ganharia dele? Certamente. No meu melhor momento na grama eu me sentia imbatível, principalmente em meados dos anos 90”–Pete Sampras

McEnroe, temperamental porém genial

Em terceiro lugar, encontramos John McEnroe, um jogador com um temperamento explosivo, mas ainda assim considerado um dos melhores jogadores do seu tempo e um dos melhores jogadores na grama da história.

O norte-americano detém um dos melhores recordes nesta superfície; ele alcançou 121 vitórias e apenas 20 derrotas. Essas vitórias o ajudaram a conquistar o título de Wimbledon três vezes e a chegar à final em outras duas ocasiões; mas com um outro resultado. Em seu currículo, ele conta com oito títulos muito bem merecidos.

Bjorn Borg, o homem de gelo

Bjorn Borg, o homem de gelo

Outro tenista que não podemos esquecer é Bjorn Borg; o único capaz de romper com os anteriores e conseguir dominar tanto no saibro quanto na grama.

O sueco conseguiu seis títulos na grama e cinco deles de forma consecutiva no torneio de Wimbledon; algo que ninguém havia conseguido até então.

Borg foi capaz de superar os jogadores com um estilo de jogo de saque e voleio, graças ao fato de que ele misturava o seu jogo de fundo de quadra com suas subidas para a rede. Ele possui um recorde de 61 vitórias e 11 derrotas nesta superfície, visto que se aposentou precocemente aos 26 anos de idade.

Poderíamos falar sobre vários outros grandes jogadores na grama, já que os listados aqui não são os únicos que dominaram essa superfície Mas, sem dúvida, os que foram mencionados foram os melhores jogadores na grama da história.