Receita de molho de couve-flor e seus benefícios
Ao saborear um bom molho de couve-flor, os preconceitos em relação a este vegetal certamente vão desaparecer. De fato, muitas pessoas rejeitam a couve-flor por causa do cheiro forte que ela solta quando é cozida.
Não há nada mais fácil do que evitar que esse cheiro invada a cozinha, basta adicionar um raminho de aipo, um pouquinho de leite, um pouco de vinagre ou então limão à água para assim neutralizar o cheiro.
Por que incluir a couve-flor na dieta?
Uma rápida olhada nas propriedades nutricionais da couve-flor ajudará a decidir incluir este ingrediente na nossa cozinha. Médicos e nutricionistas aconselham incluir esta espécie de couve à rotina alimentar de adultos e crianças.
É uma fonte muito valiosa de vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B6 e ácido fólico). Uma porção de couve-flor também contém 80% do valor diário recomendado de vitamina C. Além disso, fornece vitamina K e proteína e é rica em minerais essenciais para o corpo, como por exemplo magnésio, fósforo, potássio, cálcio e manganês.
Foi comprovado que a couve-flor fortalece o organismo e também que consumi-la frequentemente melhora a saúde. Os benefícios de consumir couve-flor afetam:
- A saúde cardiovascular, especialmente por causa da vitamina K, que promove a circulação sanguínea.
- Transtornos estomacais. Seu teor de fibra contribui para uma boa digestão.
- Retarda o envelhecimento, porque tem um alto teor de antioxidantes.
- Fortalece a pele e, além disso, também protege contra os efeitos dos raios ultravioletas.
- Reduz o colesterol. Seu teor de ômega 3 e ácidos graxos ajuda a reduzir o colesterol ruim.
- Estimula a atividade cerebral, uma vez que fornece fósforo, um elemento importante para o funcionamento do cérebro assim como do sistema nervoso em geral.
- Controla o diabetes, porque a vitamina C e o potássio regulam a glicose no sangue.
Não existe nenhuma dúvida sobre a necessidade de incluir a couve-flor na dieta. A questão é encontrar o caminho para que ela seja apetitosa, para que, dessa forma, comer a couve-flor não seja uma obrigação, mas sim um prazer.
O molho de couve-flor
Ao pensar em comer couve-flor, é comum que as pessoas a imaginem cozida, quase ao natural. A imagem frequente é a dos ramos separados como parte de uma salada. A ideia do vegetal assim pode não ser inteiramente agradável.
Quando se trata de crianças, a questão fica ainda mais complicada. Os pequenos não entendem muito sobre alimentação saudável. Eles só estão interessados no sabor e na aparência do que comem, e a couve-flor na verdade não tem a aparência mais atraente.
No entanto existem maneiras de esconder a couve-flor, para que assim ela seja consumida sem que se perceba que ela está ali. O molho de couve-flor é uma das maneiras de incluir esse ingrediente em um prato sem que seja notado.
Receita de molho de couve-flor
O molho de couve-flor apresentado a seguir tem uma consistência muito cremosa. Isso faz com que ele seja aceito por todos, porque aqueles que resistem à couve não vão nem perceber a sua presença.
Ingredientes:
- 1 couve-flor
- 1 cebola
- 2 ou 3 dentes de alho
- Leite ou caldo, a quantidade necessária
- ½ xícara de queijo ralado
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Lave a couve-flor e retire o talo grosso.
- Separe os buquês.
- Escalde em água fervente por 10 minutos.
- Triture no processador ou liquidificador.
- Pique a cebola e o alho e doure em uma frigideira com um pouco de azeite.
- Adicione a cebola e o alho à couve-flor triturada.
- Incorpore o leite ou caldo até obter a consistência desejada.
- Misture com o queijo ralado.
- Tempere com sal e pimenta a gosto.
O molho está pronto!
Pratos com molho de couve-flor
É interessante combinar o molho de couve-flor com alimentos que sejam muito populares entre as pessoas. Desta forma, os sabores serão renovados e uma excelente contribuição nutricional será integrada.
Algumas ideias:
- É um molho ideal para massas – não se esqueça da versatilidade da massa, pois ela combina com praticamente qualquer ingrediente.
- Acompanhamento para carnes. Uma carne bovina, de porco ou frango grelhada vai combinar muito com um pouco deste molho.
- Cabe muito bem no recheio de um peito de frango, uma lasanha ou moussaka.
A criatividade será sempre uma boa aliada. Podemos fazer ligeiras variações nessa receita de molho de couve-flor com outros ingredientes, o que permitirá recriá-lo e adaptá-lo ao gosto pessoal.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.