Conheça os benefícios e propriedades da ameixa para a sua dieta

· 2 de fevereiro de 2019
A ameixa é um alimento presente na sua dieta diária? Vamos te contar os grandes benefícios de consumir esta deliciosa fruta.

Se você quer emagrecer, você deve ficar sabendo que a ameixa tem muitas propriedades positivas para a dieta. Incluí-la no seu dia a dia vai fazer com que você atinja mais rapidamente o objetivo que você definiu, e você também vai evitar o efeito sanfona.

Além disso, mesmo que você já esteja no seu peso ideal, a ameixa pode continuar a te beneficiar graças às suas muitas vantagens.

Neste artigo, vamos analisar todas as propriedades da ameixa, esta fruta doce e saborosa que todo mundo adora. Você vai ver que é uma verdadeira alegria conseguir se cuidar e manter a linha ao mesmo tempo em que você aprecia a comida.

Propriedades da ameixa

Falar sobre todas as qualidades da ameixa requer uma longa análise. A seguir, vamos explicar quais são as principais características deste alimento tão benéfico para o corpo. Você vai se surpreender ao saber como uma simples fruta pode impactar de uma maneira tão positiva e melhorar a nossa saúde.

Efeito diurético

Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é o seu efeito diurético. Graças ao seu alto teor de fibras e sorbitol, ela estimula o movimento intestinal.

É por este motivo que esta fruta é especialmente recomendada para as pessoas que sofrem de constipação ocasional. Se for um problema leve ou moderado, a ameixa é uma maneira totalmente natural de resolver este problema.

Alto teor de minerais

A ameixa contém potássio, cálcio, ferro e magnésio. Todos esses minerais são muito bons para o organismo e têm um impacto positivo na saúde. Neste caso, eles são especialmente indicados para as pessoas que sofrem de anemia ou que têm tendência a apresentar baixos níveis de minerais. 

Propriedades da ameixa

Contribui para o emagrecimento

É uma fruta com poucas calorias; 100 gramas de ameixa contêm apenas 36 calorias. Por outro lado, é um alimento rico em potássio, por isso proporciona bastante saciedade.

Se você está procurando por um alimento que você possa consumir entre as refeições, que permita que você não fique com fome até a próxima refeição e que também seja saudável, a ameixa é uma boa opção.

Efeito antioxidante

A ameixa contém vitaminas dos grupos C e E, por isso é rica em antioxidantes. Este tipo de alimento nos ajuda a permanecer jovens e a evitar o envelhecimento.

Se você consumir ameixa regularmente, você vai notar como a sua pele vai ficar mais suave e revitalizada. O mesmo acontece internamente, uma vez que ela age contra os radicais livres e, assim, impede o envelhecimento dos neurônios e artérias.

Evita a retenção de líquidos

Se você tem tendência a reter líquidos e se sentir pesada, a ameixa pode aliviar o seu problema. Graças ao seu teor de potássio, esta fruta faz com que os líquidos sejam expelidos com maior facilidade e assim não se acumulem no organismo.

Diferentes maneiras de comer ameixa

A ameixa é um alimento muito versátil, ela pode ser consumida de diversas maneiras. Desta forma, você não vai se cansar de sempre comer a mesma coisa e você pode combiná-la com outros alimentos. A seguir, vamos explicar algumas maneiras simples de aproveitar esta fruta tão saudável:

  • Ao natural: Na época da sua colheita, o melhor é consumi-la ao natural, já que assim ela mantém a quantidade máxima de propriedades. Ela é tão doce que vai ser quase como comer uma sobremesa. Para fazer uma sobremesa mais especial, você pode misturá-la com banana, pera e maçã e assim fazer uma deliciosa salada de frutas.
  • Em forma de geleia: A geleia de ameixa é uma das mais populares. Sua textura e sabor são incríveis. Você pode consumi-la acompanhando uma torrada e um copo de café na hora do café da manhã, por exemplo.
Geleia de ameixa

  • Bolo de ameixa caseiro: Se você costuma fazer bolos caseiros, você pode cortar várias ameixas e adicioná-las. A combinação é muito vistosa e o sabor é espetacular.
  • Acompanhamento de carnes: Uma refeição típica de Natal é o peru com ameixas; também é possível preparar qualquer outra carne acompanhada por esta fruta. O contraste entre doce e salgado combina perfeitamente.

Em suma, a ameixa é uma fruta com baixíssimo teor calórico e, ao mesmo tempo, muito nutritiva e com muitas propriedades.

Se você ainda não a consome regularmente, então você já sabe que você pode consumi-la de maneiras muito variadas e saborosas; desta forma, você vai poder se beneficiar dela e de todas as suas vantagens.