É possível queimar calorias durante o sono?
O processo de utilização de energia ocorre principalmente durante os momentos em que estamos acordados. No entanto, também podemos queimar calorias durante o sono, pois o corpo continua a desempenhar certas funções necessárias para a manutenção da vida.
Ser capaz de aumentar as calorias consumidas durante os períodos de sono pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a composição corporal. A seguir vamos te contar do que isso depende e como você pode modificar esse parâmetro.
A taxa metabólica basal
Denomina-se taxa metabólica basal o número de calorias que o corpo consome diariamente pelo simples fato de estar vivo. Ela é calculada de acordo com a fórmula de Harris Benedict, como afirma uma pesquisa publicada na revista American Journal of Critical Care.
Essa fórmula considera o gênero, idade, peso e altura. A partir desses parâmetros, é possível estimar a energia que um indivíduo necessita para manter suas funções vitais ativas. Além disso, essas calorias serão consumidas durante o dia e a noite, uma vez que não consideram o fator atividade.
Além disso, existem diferentes tipos de tecidos no corpo, cada um com diferentes necessidades energéticas. O músculo, por exemplo, é metabolicamente muito mais ativo do que a gordura. Isso significa que aumentando a porcentagem de massa muscular é possível aumentar a quantidade de calorias queimadas em repouso, mesmo quando se dorme.
De fato, de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers of Hormone Research, o exercício físico é capaz de modular o gasto de energia a partir da geração de massa muscular e das mudanças metabólicas e hormonais que ela provoca.
Para queimar mais calorias durante o sono, deve-se treinar a força
Foi demonstrado que a melhor maneira de aumentar a massa muscular é através do treinamento de força. Expor o músculo a estímulos de intensidade promove os processos de hipertrofia. Dessa forma, é possível aumentar o gasto diário de energia, com base nas calorias que o tecido magro queima ao longo do dia, mesmo durante o sono.
Entretanto, a fim de aumentar a porcentagem de massa muscular e reduzir a porcentagem de massa gorda, é necessário prestar atenção a uma série de dicas relacionadas à alimentação:
- Reduzir o consumo de produtos ultraprocessados.
- Aumentar o fornecimento de proteínas.
- Garantir a ingestão diária de carne, peixe, ovos ou laticínios.
- Não economizar nas gorduras, mas evitar as gorduras trans.
- Planeje uma dieta ligeiramente hipercalórica, mas não exagere.
- Evite álcool, açúcar refinado e substâncias tóxicas, como o tabaco.
- Descansar o número de horas necessárias por dia.
Quando você dorme queima calorias e regenera tecidos
O corpo não só é capaz de queimar calorias durante o sono, mas também aproveita esse tempo para reparar tecidos danificados durante o dia. Esse processo depende da energia, uma vez que segue os princípios da termodinâmica. Para realizar essa tarefa, os hormônios anabólicos, como o hormônio de crescimento, são sintetizados.
Um bom descanso garante uma recuperação adequada, retarda o envelhecimento e prepara o corpo para enfrentar um dia com energia. Além disso, o corpo precisa queimar calorias durante essa etapa, a fim de manter as funções vitais ativas.
Sim, é possível queimar calorias enquanto se dorme
Como já dissemos a queima de calorias durante o sono é uma realidade. É sim possível aumentar a quantidade de energia consumida, melhorando a composição corporal. Para fazer isso, não se esqueça de se exercitar e seguir um plano de dieta adequado.
Lembre-se de que o momento de descanso é um dos mais importantes do dia, pois prepara o corpo para enfrentar as necessidades. Ao mesmo tempo, ele estimula os processos de recuperação do tecido danificado, que são fundamentais para os esportistas.
A boa notícia é que também é possível melhorar a qualidade do descanso e do sono através da dieta e tornar este período muito mais eficiente.
Se você tiver alguma dúvida sobre como ganhar massa muscular para queimar mais calorias ao dormir ou se estiver interessado em adaptar sua dieta para aproveitar um melhor descanso, não hesite em contatar um nutricionista. Uma boa dieta é a base para o correto funcionamento do corpo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Picolo MF., Lago AF., Menegueti MG., Nicolini EA., et al., Harris Benedict equation and resting energy expenditure estimates in critically ILL ventilator patients. Am J Crit Care, 2016.
- Moghetti P., Bacchi E., Brangani C., Dona S., et al., Metabolic effects of exercise. Front Horm Res, 2016. 47: 44-57.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.