O que você deve fazer para emagrecer?

· 27 de março de 2019
A busca por perder alguns quilos e emagrecer parece não acabar nunca, sendo uma guerra constante para muitas pessoas. Há, no entanto, erros típicos que muitas vezes cometemos sem perceber e que prejudicam nosso progresso.

Para perder peso a questão principal é queimar mais calorias do que consumimos. Isso parece simples, mas na prática é diferente. Há hábitos que podem parecer inofensivos, mas que te impedem de atingir seu objetivo. Neste artigo, vamos ver 5 hábitos que você nunca deve ter para poder emagrecer.

Evite alimentos cuja principal fonte de carboidratos sejam açúcares

Você deveria eliminar os alimentos cuja informação nutricional indique que os açúcares são o ingrediente principal. Claro devemos também ter em mente que existem açúcares naturalmente presentes nos alimentos e que não fazem mal para a saúde.

Por exemplo: no caso do leite, 100% dos carboidratos são açúcares, mas em forma de lactose, que é um açúcar presente de modo natural.

Evite alimentos processados

Como regra geral, os alimentos processados são menos saudáveis do que aqueles que não passaram por processamento.

mulher comendo pizza

O quanto eles são saudáveis depende da avaliação nutricional, à qual você deve estar muito atento. Mas alimentos como batatas fritas, fast food ou carnes processadas devem ser mantidos longe da sua dieta. Comer este tipo de alimento é algo que você nunca deve fazer se quiser emagrecer.

Alimentos contendo gorduras hidrogenadas

Essas gorduras são encontradas em alimentos como margarinas, batatas fritas, bolos industrializados, todos os tipos de biscoitos e alimentos pré-cozidos. São amplamente utilizadas pela indústria porque, ao contrário de outras gorduras, são sólidas e melhoram tanto a aparência quanto a durabilidade dos alimentos.

Além de dar uma importante contribuição calórica, essas gorduras também favorecem o acúmulo de triglicérides e colesterol, o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e doenças metabólicas.

Dormir pouco

Já falamos sobre a enorme importância de dormir bem, tanto para a nossa função física quanto para a cerebral. Mas fazer isso também é uma boa maneira de emagrecer.

Homem sem dormir com o celular

Dormir é uma boa maneira de manter a gordura sob controle. Recomenda-se dormir pelo menos 7 horas para que os mecanismos hormonais do corpo não sejam alterados.

Além disso, um estudo do Centro de Pesquisas Biomédicas sobre a obesidade e a nutrição considera que, para cada hora adicional de sono, reduziríamos o risco de sobrepeso em até 36%.

Coma devagar

O corpo precisa de no mínimo 20 minutos para enviar ao cérebro o sinal de que está satisfeito. Se comermos muito rápido, vamos comer mais calorias do que necessitamos.

Se comêssemos mais devagar, não comeríamos tanto, já que o cérebro teria mais tempo para enviar o sinal de que não precisamos comer mais porque já estamos satisfeitos. Então coma devagar e aproveite cada mordida.

Tome um café da manhã reforçado e um jantar leve

Ainda que a forma como as calorias são distribuídas ao longo do dia não seja mais importante que a quantidade e a qualidade delas, é verdade que o ser humano é um ser diurno e por isso é capaz de processar melhor as calorias de manhã do que à noite.

Então tente tomar um café da manhã reforçado para assim não chegar ao jantar com fome.