Você conhece o noni e todos os seus benefícios?

É uma fruta cada vez mais popular devido às suas interessantes contribuições nutricionais. O noni é uma planta arbórea proveniente das Ilhas Polinésias e Tahiti. Parece uma batata, embora seu interior seja diferente.
Você conhece o noni e todos os seus benefícios?

Última atualização: 25 agosto, 2019

Morinda citrifolia, mais comumente conhecida como noni, é uma planta arbórea da família Rubiaceae. É nativa das Ilhas Polinésias e Tahiti, onde o noni com mais benefícios e de melhor qualidade do mundo é cultivado devido às condições ambientais e do solo. Também cresce em áreas tropicais da Índia e América Central e do Sul.

A fruta noni se tornou muito popular nos últimos anos por causa dos inúmeros benefícios que proporciona para a saúde. Essas vantagens se devem principalmente à proxeronina que ela contém. A seguir, veremos algumas características para conhecer melhor esta fantástica fruta e as virtudes que seu consumo acarreta.

Como o noni é consumido

Essa fruta tem uma forma semelhante à de uma batata. No entanto, sua casca e sabor são totalmente diferentes. A casca começa verde e, à medida que amadurece, torna-se mais pálida e amarelada.

No interior, a fruta é semelhante a uma graviola, por isso também é conhecida como graviola marrom ou fruta do diabo.

Apesar de todas as propriedades que possui e ser rica em fibras, carboidratos, proteínas, minerais e ácidos graxos, não é uma fruta apetitosa. Pelo contrário, seu sabor é muito forte e desagradável. É por essa razão que não é normalmente incluída na dieta diária das pessoas.

São os sucos e extratos de noni que geralmente são consumidos para aproveitar todos os benefícios dessa planta. Geralmente mistura-se o extrato com o suco de outra fruta, adoçando com mel ou açúcar, para neutralizar seu sabor desagradável.

A proxeronina do noni

Inúmeros benefícios são atribuídos a essa planta, principalmente devido ao seu conteúdo de proxeronina. Esse componente é convertido em xeronina no corpo. Essa substância tem a capacidade de regular o metabolismo e várias funções biológicas.

Como o noni é consumido

Graças aos seus diferentes componentes, o noni está associado a múltiplos benefícios para a saúde. Entre os principais estão sua capacidade de estimular o sistema imunológico e seu poderoso efeito antioxidante.

Ajuda a prevenir o câncer

É, sem dúvida, a propriedade do noni que gerou mais estudos científicos e o tornou mais popular. Embora as conclusões não sejam definitivas e existam várias teorias sobre o assunto, o poderoso efeito que essa planta exerce sobre o sistema imunológico é indiscutível.

Além da presença de certos glicosídeos capazes de combater tumores, o efeito protetor contra o câncer é também devido ao fato de que a fruta impede a formação de adutos de DNA.

Dessa forma, a ingestão de seu suco evita a união do DNA com outras substâncias químicas, que é a causa das células cancerígenas. Embora nenhuma teoria tenha sido comprovada a esse respeito, muitas pessoas utilizam a fruta como complemento aos tratamentos de quimioterapia.

Seu poderoso efeito antioxidante 

O suco de noni contém um grande número de elementos antioxidantes que são capazes de neutralizar os efeitos prejudiciais que certos tipos de moléculas – chamadas radicais livres – têm nos tecidos. É por isso que o noni também tem um efeito muito benéfico na prevenção e no tratamento da aterosclerose.

Como consequência de todas essas propriedades antioxidantes, essa fruta interessante também previne o envelhecimento prematuro de todos os tecidos. Também é muito benéfica para a pele e cabelo.

Outros benefícios do noni

O noni também tem outros efeitos positivos para a saúde, como suas propriedades sedativas e analgésicas. Também possui propriedades antibacterianas, antivirais e antiparasitárias. Culturas nativas têm usado a fruta para curar feridas e inchaços, bem como para aliviar a dor de dente e a febre, há muito anos.

Por outro lado, o noni também contribui para desintoxicar e purificar o sistema digestivo eliminando resíduos e toxinas, o que favorece a perda de peso. Devido ao seu alto teor de fibras, ajuda a aliviar os problemas associados à constipação e melhora o trânsito intestinal.

Mulher se pesando

Finalmente, essa fruta extraordinária também tem efeitos benéficos na prevenção e tratamento da diabetes. Ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e estimula a produção corporal de escopoletina.

A conclusão é que é um fruto muito impopular, mas com grandes virtudes. Por que não experimentar? Lembre-se de combiná-la com algo doce para não sentir uma rejeição absoluta ao seu sabor. Não diga que não avisamos!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.