Você conhece o noni e todos os seus benefícios?

25 de agosto de 2019
É uma fruta cada vez mais popular devido às suas interessantes contribuições nutricionais. O noni é uma planta arbórea proveniente das Ilhas Polinésias e Tahiti. Parece uma batata, embora seu interior seja diferente.

Morinda citrifolia, mais comumente conhecida como noni, é uma planta arbórea da família Rubiaceae. É nativa das Ilhas Polinésias e Tahiti, onde o noni com mais benefícios e de melhor qualidade do mundo é cultivado devido às condições ambientais e do solo. Também cresce em áreas tropicais da Índia e América Central e do Sul.

A fruta noni se tornou muito popular nos últimos anos por causa dos inúmeros benefícios que proporciona para a saúde. Essas vantagens se devem principalmente à proxeronina que ela contém. A seguir, veremos algumas características para conhecer melhor esta fantástica fruta e as virtudes que seu consumo acarreta.

Como o noni é consumido

Essa fruta tem uma forma semelhante à de uma batata. No entanto, sua casca e sabor são totalmente diferentes. A casca começa verde e, à medida que amadurece, torna-se mais pálida e amarelada.

No interior, a fruta é semelhante a uma graviola, por isso também é conhecida como graviola marrom ou fruta do diabo.

Apesar de todas as propriedades que possui e ser rica em fibras, carboidratos, proteínas, minerais e ácidos graxos, não é uma fruta apetitosa. Pelo contrário, seu sabor é muito forte e desagradável. É por essa razão que não é normalmente incluída na dieta diária das pessoas.

São os sucos e extratos de noni que geralmente são consumidos para aproveitar todos os benefícios dessa planta. Geralmente mistura-se o extrato com o suco de outra fruta, adoçando com mel ou açúcar, para neutralizar seu sabor desagradável.

A proxeronina do noni

Inúmeros benefícios são atribuídos a essa planta, principalmente devido ao seu conteúdo de proxeronina. Esse componente é convertido em xeronina no corpo. Essa substância tem a capacidade de regular o metabolismo e várias funções biológicas.

Como o noni é consumido

Graças aos seus diferentes componentes, o noni está associado a múltiplos benefícios para a saúde. Entre os principais estão sua capacidade de estimular o sistema imunológico e seu poderoso efeito antioxidante.

Ajuda a prevenir o câncer

É, sem dúvida, a propriedade do noni que gerou mais estudos científicos e o tornou mais popular. Embora as conclusões não sejam definitivas e existam várias teorias sobre o assunto, o poderoso efeito que essa planta exerce sobre o sistema imunológico é indiscutível.

Além da presença de certos glicosídeos capazes de combater tumores, o efeito protetor contra o câncer é também devido ao fato de que a fruta impede a formação de adutos de DNA.

Dessa forma, a ingestão de seu suco evita a união do DNA com outras substâncias químicas, que é a causa das células cancerígenas. Embora nenhuma teoria tenha sido comprovada a esse respeito, muitas pessoas utilizam a fruta como complemento aos tratamentos de quimioterapia.

Seu poderoso efeito antioxidante 

O suco de noni contém um grande número de elementos antioxidantes que são capazes de neutralizar os efeitos prejudiciais que certos tipos de moléculas – chamadas radicais livres – têm nos tecidos. É por isso que o noni também tem um efeito muito benéfico na prevenção e no tratamento da aterosclerose.

Como consequência de todas essas propriedades antioxidantes, essa fruta interessante também previne o envelhecimento prematuro de todos os tecidos. Também é muito benéfica para a pele e cabelo.

Outros benefícios do noni

O noni também tem outros efeitos positivos para a saúde, como suas propriedades sedativas e analgésicas. Também possui propriedades antibacterianas, antivirais e antiparasitárias. Culturas nativas têm usado a fruta para curar feridas e inchaços, bem como para aliviar a dor de dente e a febre, há muito anos.

Por outro lado, o noni também contribui para desintoxicar e purificar o sistema digestivo eliminando resíduos e toxinas, o que favorece a perda de peso. Devido ao seu alto teor de fibras, ajuda a aliviar os problemas associados à constipação e melhora o trânsito intestinal.

Mulher se pesando

Finalmente, essa fruta extraordinária também tem efeitos benéficos na prevenção e tratamento da diabetes. Ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e estimula a produção corporal de escopoletina.

A conclusão é que é um fruto muito impopular, mas com grandes virtudes. Por que não experimentar? Lembre-se de combiná-la com algo doce para não sentir uma rejeição absoluta ao seu sabor. Não diga que não avisamos!