Alimentos saudáveis para comer em festivais
Os festivais são uma tendência crescente, e estão se tornando cada vez mais frequentes, tanto no inverno quanto no verão. Se você já esteve em um, sabe como pode ser difícil encontrar opções de refeições saudáveis. Portanto, neste artigo falaremos sobre alimentos saudáveis que você pode comer em festivais.
Você pode cuidar do seu corpo sem perder a diversão. Seja um festival de música, um festival de arte ou alguma outra celebração cultural… Esses eventos são o local perfeito para passar tempo com os amigos e a família e se divertir.
Mas, embora as opções de comida possam ser tentadoras, elas também podem ser um problema se você estiver tentando comer de forma saudável. Então, o que fazer?
O que comer em festivais?
Um dos principais problemas dos festivais é que geralmente não é permitido a entrada com a sua própria comida e bebida. Além disso, quando você está lá, a oferta gastronômica não costuma ser muito saudável. Então, vejamos algumas possíveis soluções.
Vida no acampamento
Quando você compra ingressos para um festival, geralmente tem a opção de pagar um valor extra para ter um local para descansar. No verão, os festivais com camping e praia nas proximidades são os mais populares.
Como nos festivais, nos locais de camping para os participantes também há cada vez mais restrições. Por exemplo, muitos proíbem levar fogões a gás, objetos de vidro e às vezes até latas. Nesse contexto, comer de forma saudável pode ser complicado.
Então, você tem duas opções: comprar comida no supermercado ou comer nas barracas autorizadas do local de camping. Vejamos cada uma das alternativas.
Comprar comida no supermercado
Os sanduíches costumam ser a base da alimentação dos festivais: frios, embutidos e latas de atum são os ingredientes mais consumidos. Mas, do ponto de vista nutricional, não são os mais indicados. Então, que alternativas temos?
Outra opção muito interessante são os legumes cozidos – embalados em potes de vidro – porque são uma boa fonte de nutrientes. Você pode adicioná-los em saladas, juntamente com outras conservas de boa qualidade, como milho ou aspargo.
E os cereais? Como incluí-los na alimentação em festivais? Em outras circunstâncias, macarrão e arroz são ótimas soluções, pois cozinham rapidamente e são muito versáteis. O problema é, se você não tiver um fogão a gás, você não consegue prepará-los.
A solução: alimentos que você pode preparar no micro-ondas, como xícaras de arroz e quinoa, que já estão cozidas e não precisam ser aquecidas. Você pode adicioná-las em saladas, misturar com tomates frescos e um pouco de azeite ou consumi-las puras.
E, por falar em azeite, como temperar pratos e saladas? Existem doses únicas de azeite, vinagre e sal à venda nos supermercados que podem ser uma solução. Caso contrário, você também pode levar de casa em um pequeno recipiente.
Por último, não se esqueça que a base da alimentação deve ser de vegetais. Você pode consumi-los frescos, preparar saladas ou comê-los já prontos — enlatados ou embalados. Além disso, cada vez mais supermercados estão vendendo pratos prontos, que podem ser muito úteis em festivais.
Café da manhã
Em geral, os festivais continuam até altas horas da noite. Portanto, as pessoas geralmente não acordam cedo. Mas, para quem gosta de tomar café a qualquer hora, aqui estão algumas ideias:
- Fatia de pão integral com azeite e presunto serrano.
- Igual ao caso anterior, mas substituindo o presunto por homus comercial.
- Frutas frescas ou tomates cereja com queijo: você pode comprar o queijo já fatiado, mas deve ter cuidado ao armazená-lo, pois pode estragar com o calor.
- Leite: você pode comprar embalagens individuais nos supermercados com café solúvel e consumir com uma das opções acima.
O que comer nas barracas de comida dos festivais?
Embora existam cada vez mais opções nos festivais, pizzas, hambúrgueres ou kebabs ainda são as mais comuns. Mesmo assim, sempre há opções melhores entre as menos saudáveis. E é aí que você precisa focar sua atenção.
Em primeiro lugar, recomendamos que você evite batatas fritas ou verduras cruas, já que são alimentos suscetíveis à contaminação. Pizzas de legumes ou macarrão preparado em uma wok estão entre as escolhas certas.
Tendo dito tudo isso, sua melhor opção é aproveitar o festival ao máximo e comer de forma saudável no resto do ano. Avalie suas opções e, quando possível, escolha algo saudável. Mas não se preocupe se não houver opções saudáveis. Afinal, não é todo dia que você vê sua banda favorita ao vivo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ministerio de Cultura y Deporte (2018): Anuario Estadísticas Culturales. División de Estadística y Estudios, Secretaría General Técnica del Ministerio de Cultura y Deporte. Noviembre 2018. Disponible en https://sede.educacion.gob.es/publiventa/anuario-de-estadisticas-culturales-2018/cultura-sociedad-estadisticas/21521C
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.