Logo image
Logo image

Esportistas que você não sabia que eram veganos

4 minutos
Os esportistas veganos são cada vez mais comuns, não uma exceção à regra. Muitos deles decidiram mudar a sua dieta por motivos de saúde, outros por desempenho ou por questões éticas.
Esportistas que você não sabia que eram veganos
Última atualização: 31 dezembro, 2019

Cada vez mais pessoas estão decidindo parar de comer carne e derivados. Sem dúvida, existem vários exemplos disso no mundo dos esportes. No artigo a seguir, vamos falar sobre os esportistas veganos e a sua alimentação.

Quem são os exemplos de esportistas veganos?

Geralmente, costuma-se dizer que o veganismo e o esporte não andam de mãos dadas porque esse tipo de alimentação não oferece todos os nutrientes necessários. No entanto, estes esportistas veganos mostram que tudo depende do equilíbrio na dieta. Eles são bem-sucedidos sem comer carne!

1. Venus Williams

Uma das tenistas de maior sucesso da história, com sete títulos de Grand Slam e cerca de 50 torneios da WTF, sem contar os torneios de duplas que ganhou com sua irmã, Serena. Em 2011, quando foi diagnosticada com uma doença autoimune chamada Síndrome de Sjogren, ela quase teve que se afastar das quadras.

Em vez disso, no entanto, ela decidiu começar a seguir uma dieta crudivegana, com o objetivo de recuperar a sua saúde e o seu desempenho atlético. Ela precisou de menos de um ano para voltar a ser vitoriosa.

Embora ela afirme que ‘trapaceia’ às vezes e come um pouco de carne, ela se considera vegana. E, vendo os efeitos na sua saúde, a sua irmã não hesitou em acompanhá-la nessa transição. Agora ambas são veganas!

2. Lewis Hamilton

Um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1 decidiu se tornar vegano por questões de ética em relação ao meio ambiente. Nas suas próprias palavras: “Como seres humanos, estamos fazendo muito mal ao mundo. A poluição produzida pela criação de vacas é incrível, superior ao problema que é gerado por aviões ou carros. É uma loucura”.

Some figure

Além disso, em algumas entrevistas, ele indicou que a crueldade com os animais é horrível e que ele não quer fazer parte disso. Finalmente, levar uma vida mais saudável foi o que lhe ajudou a tomar a decisão de aderir ao veganismo.

3. Fiona Oakes

Este é um dos casos mais interessantes de esportistas veganos, já que essa maratonista parou de comer carne aos seis anos e, ao contrário do que se acredita, conseguiu competir e conquistar títulos em condições extremas, como no Polo Norte, por exemplo.

Some figure

Imagem: athlegan.com

Fiona, conhecida como ‘a rainha dos extremos’, conquistou o título feminino da Maratona do Polo Norte, com temperaturas de -30 ° C e sem se alimentar de gorduras ou carnes.

4. Novak Djokovic

O tenista sérvio é outro esportista que decidiu ser vegano como parte de um processo de alimentação saudável. Em 2011, Nole começou a seguir uma dieta sem glúten, mas depois se tornou vegano por razões éticas, de saúde e de desempenho.

Some figure

Parece que ele não teve problemas desde então, pois conquistou vários títulos; entre eles, seis Abertos da Austrália, um Roland Garros, quatro torneios de Wimbledon e dois US Open. E isso não é tudo, já que a sua esposa Jelena tem um restaurante vegano, livre de glúten e orgânico em Monte Carlo.

5. Héctor Bellerín

O lateral espanhol do Arsenal decidiu ser vegano em 2017 e diz que a sua saúde melhorou de forma notável desde então. Como ele passou de comer carne para não a comer de jeito nenhum? Por causa de uma conversa com David Haye, boxeador britânico ex-campeão dos pesos pesados e vegano.

Some figure

Imagem: Twitter @hectorbellerin

Bellerin tinha como objetivo não comer carne durante três semanas, mas as mudanças e melhoras que ele sentiu no seu corpo foram tantas que ele decidiu continuar. “A recuperação muscular após os jogos é superior e as lesões a longo prazo não me afetam tanto”, afirmou o jogador.

6. Frank Medrano

Talvez este seja um dos esportistas veganos mais conhecidos no campo da calistenia (Medrano é o criador do Street Workout). Os seus treinos envolvem exercícios com o próprio peso corporal, mas também incluem uma forma diferente de alimentação.

Medrano percebeu que vários de seus colegas que não comiam carne tinham um excelente condicionamento físico e decidiu experimentar também. Ele gostou tanto da mudança que se tornou vegano. Nas redes sociais, é possível ver os seus comentários sobre o assunto.

Some figure

Imagem: YouTube Frank Medrano.

Finalmente, outros atletas veganos que podemos destacar são: Patrick Baboumian (fisiculturista), Kyrie Irving (jogador de basquete), Nate Díaz (UFC), Surya Bonaly (patinadora), Steph Davis (escalador), Jermain Defoe (jogador de futebol), Dave Scott (triatleta), Elena Congost (maratonista), Hannah Teter (snowboard) e Alberto Peláez (ciclista).


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cillo, F. 2019. Alimentación vegetariana o vegana en deportistas. Diario Perfil. https://www.perfil.com/noticias/opinion/opinion-federico-cillo-alimentacion-vegetariana-o-vegana-en-deportistas-ub.phtml
  • LLanos Martínez, H. 2019. Ventajas e inconvenientes de ser deportista de élite y vegano. El País. https://verne.elpais.com/verne/2019/08/21/articulo/1566393569_076768.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.