Como funciona o equilíbrio do pH no corpo
O pH dos fluidos corporais, ao contrário do que alguns acreditam, é invariável. Dietas alcalinas não conseguem modular o equilíbrio ácido-base do corpo. Essa função é realizada de forma muito eficiente pelos rins. Por isso, é importante saber mais sobre o equilíbrio do pH no corpo.
O sangue é filtrado nos rins ao mesmo tempo em que ocorre uma troca iônica. Essa ação envolve a formação da urina e a regulação do pH do sangue, cujo valor é em torno de 7,44, de acordo com a literatura científica.
Dietas alcalinas não afetam o pH do corpo
Existem correntes que afirmam que a realização de uma dieta alcalina — baseada em frutas e legumes — é capaz de alterar o pH do sangue e, graças a isso, reduzir o aparecimento de doenças. No entanto, essa afirmação é falsa.
É claro que consumir vegetais regularmente evita o aparecimento de patologias e melhora o estado de saúde. No entanto, isso é causado pelo aporte de vitaminas e antioxidantes nesses alimentos, e não por sua capacidade de afetar a função renal.
Os estudos científicos atuais negam a possibilidade de alteração — de maneira não farmacológica — do equilíbrio ácido-base do organismo. De fato, uma variação no pH do sangue levaria à morte, devido à interrupção do transporte de nutrientes e dos processos metabólicos orgânicos.
Então, a dieta alcalina melhora a saúde?
A capacidade das dietas alcalinas de afetar a saúde está na aquisição de certos hábitos saudáveis. Esse tipo de dieta coloca produtos processados, açúcares simples e gorduras trans como alimentos “ácidos” — e, portanto, não recomendados. Além disso, essa dieta defende o consumo de alimentos frescos, classificados como “básicos”.
Essa mudança no padrão alimentar se traduz em um melhor suprimento de nutrientes. Isso garante a ingestão de vitaminas e minerais, muitos relacionados à boa saúde cardiovascular, de acordo com um artigo publicado na revista Nature Reviews Cardiology.
Além disso, também o consumo de ácidos graxos saudáveis aumenta, nutriente bom para o coração e presente em peixes azuis e nozes. Por esse motivo, pode-se observar uma melhora nos parâmetros associados à saúde ao realizar esse tipo de dieta.
Apesar de tudo isso, as medições relacionadas ao pH do corpo permanecem inalteradas. A única variação que seria possível obter é no pH da urina, que pode ser um pouco mais ácido ou básico, dependendo da excreção de minerais.
Estudos sobre a influência da dieta no pH corporal
Existem poucos testes que medem as variações de pH de certos padrões de alimentação. Isto se deve principalmente ao fato de que, nos livros de fisiologia, a função renal é apresentada com muita clareza em termos de equilíbrio ácido-base.
Esses manuais afirmam a impossibilidade de afetar essa função sem o tratamento farmacológico adequado. Por esse motivo, poucos pesquisadores propuseram um estudo a esse respeito.
A maioria dos estudos que foram realizados tenta conhecer os efeitos de uma dieta alcalina na densidade óssea e no risco de osteoporose. Isso ocorre porque esse tipo de plano de dieta varia o nível de excreção de alguns minerais pelos rins, como cálcio ou fósforo. No entanto, os resultados não mostram nenhuma relação entre os dois parâmetros.
Os valores de pH do corpo são invariáveis!
Devido à excelente função desempenhada pelos rins, e exceto em casos patológicos, o pH dos fluidos corporais permanece inalterado. Não é possível influenciar esse parâmetro através da dieta, uma vez que pequenas variações podem causar sérios problemas e até a morte.
Isso não significa que dietas consideradas alcalinas não tenham um efeito positivo na saúde. Este tipo de dieta pode ajudar a prevenir doenças a médio e longo prazo, devido à sua alta contribuição de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Priorizar o consumo de produtos frescos em vez de produtos processados é um hábito muito positivo quando se trata de melhorar a saúde. No entanto, deixar esse tipo de comida “prejudicial” à margem não alterará a função renal em termos de equilíbrio ácido-base.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fenton TR., Fenton CJ., Evidence does not support the alkaline diet. Osteoporos Int, 2016. 27 (7): 2387-2388.
- Pilz S., Verheyen N., Grubler MR., Tomaschitz A., Marz W., Vitamin D and cardiovascular disease prevention. Nat Rev Cardiol, 2016. 13 (7): 404-17.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.