A melhor forma de emagrecer de maneira saudável
Se você quer emagrecer e não voltar a recuperar o peso, esqueça as dietas milagrosas ou aquelas que proíbem o consumo da maioria dos alimentos. Siga lendo e descubra qual a melhor forma de emagrecer de maneira saudável.
Primeiro: mudança de mentalidade
A primeira coisa a levar em conta se você deseja emagrecer de maneira saudável é que, mais do que uma dieta, você passará por uma aprendizagem. Trata-se de aprender a comer.
Ainda que essa pareça uma frase muito óbvia, na verdade são muitas as pessoas que não sabem comer. É normal comer muito rápido, muito devagar, muitas vezes ou alimentos pouco saudáveis.
Por isso, antes de começar a dieta, é preciso fazer uma mudança interior. Temos, por exemplo, que deixar de lado a ideia de que você vai passar fome na dieta.
Comece a pensar que você vai aprender a levar uma vida saudável, e que você vai descobrir outra maneira de se alimentar. Essa nova forma vai te permitir comer o que você gosta, mas de um jeito muito mais variado e saudável.
O exercício: fundamental
Se você quer emagrecer de maneira saudável, deve saber que a alimentação não é tudo. Além de variar a forma de se alimentar, como falaremos a seguir, você precisa incluir a prática de exercícios em seu dia a dia.
O recomendado é que você dedique uma hora por dia para realizar qualquer atividade esportiva, seja ela de baixa ou alta intensidade. Você pode alternar diferentes exercícios como caminhar, correr, nadar ou ir à academia.
Você também pode mudar sua rotina e caminhar até o trabalho ou para o supermercado. Acostume-se a utilizar o carro ou o transporte público somente quando seja necessário. Deslocamento também é exercício.
Fazer exercícios regularmente. Além de contribuir com a perda de peso saudável, traz muitos benefícios para a saúde:
- Aumenta a densidade óssea;
- Aumenta a força muscular;
- Diminui os níveis de estresse;
- Melhora a mobilidade das articulações.
Mude a forma de cozinhar
Se você está consumindo alimentos saudáveis e mesmo assim não perde peso, pode ser que o motivo seja que você não cozinha da forma adequada.
Pouco adianta comer verduras se forem empanadas ou cheias de molho. O mesmo acontece com a salada, que torna-se um alimento pouco saudável quando comemos com molhos calóricos ou outros ingredientes nada saudáveis.
Se você quer emagrecer de maneira saudável e garantir que não voltará a recuperar os quilos, é preciso realizar essas mudanças em seu dia a dia:
- Ao invés de empanar a carne ou o peixe, cozinhe na grelha. São feitos mais rapidamente, são saborosos e têm muito menos calorias.
- Pare de comprar molhos prontos e faça seus próprios molhos.
- Esqueça a comida pré-cozida. Há muitas alternativas muito mais saudáveis e que são fáceis de fazer. Aqui, temos várias opções de jantas rápidas e aqui uma receita de pizza caseira que é muito melhor do que as que você encontra no mercado.
Com apenas essas mudanças, você poderá continuar aproveitando os alimentos de sempre com muito menos calorias. É a melhor forma de diminuir cerca de 300 calorias por dia sem proibir o consumo de nenhum tipo de alimento, assim como acontece em várias dietas.
Mate a fome com snacks saudáveis
O momento crítico de qualquer dieta é aquele no qual sentimos fome em um horário que não seria de nenhuma refeição. É aí que aparece a tentação de comer alimentos pouco saudáveis, que podemos comprar rapidamente em qualquer mercado.
A seguir, vamos propor uma série de snacks saudáveis para que você mate a fome de um jeito saudável, sem somar muitas calorias. É a melhor forma de se saciar e ao mesmo tempo não chegar à refeição seguinte com muita fome.
Emagrecer de maneira saudável: conclusão
Não é preciso ter uma alimentação rígida e proibitiva. Você só precisa comer de forma variada e cozinhando os alimentos da forma mais saudável possível. Os snacks saudáveis serão seus grandes aliados nos momentos de mais ansiedade. Além disso, não esqueça que o exercício é fundamental para manter um peso adequado.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.