Dificuldade para emagrecer? Veja erros que te impedem de chegar lá

· 3 de janeiro de 2019
Conheça os erros mais comuns ao tentar emagrecer alguns quilos ou alcançar o nosso peso ideal; a verdade é que devemos sempre pensar a longo prazo e esquecer as dietas milagrosas

Muitos têm dificuldade para emagrecer hoje em dia. A rotina diária não nos deixa espaço para planejar o cuidado corporal e a alimentação.

Durante o inverno, a silhueta perfeita não parece ser um problema. A preocupação geralmente aparece no verão e é aí que a dificuldade para emagrecer aparece.

No entanto, perder peso não é uma tarefa impossível; é possível emagrecer, sem pressa, mas de forma constante, até atingir um peso saudável. A alimentação é uma parte essencial das nossas vidas, então talvez o primeiro passo seja considerá-la como uma fonte de energia, vitalidade e saúde.

Como superar a dificuldade para emagrecer?

Não há soluções mágicas

É comum encontrar profissionais que prometem o emagrecimento em quinze, vinte ou trinta dias nas redes sociais ou nas propagandas.

Além disso, dietas com nomes expressivos, tais como ‘dieta da lua’, ‘dieta da água’ e similares, consistem em passos a serem seguidos que supostamente garantiriam aos que as seguem uma redução da sua massa corporal em pouco tempo.

Mulher triste comendo brócolis com cenoura

Embora seja verdade que essas soluções possam funcionar para algumas pessoas, também é verdade que a maioria acaba frustrado. Também acontece de conseguir emagrecer, mas depois de pouco tempo voltar a recuperar os quilos perdidos, com um efeito sanfona que se repete.

Uma dieta restritiva em excesso não apenas tende a gerar estresse em quem a pratica, mas também não é uma solução a longo prazo.

Na verdade, o mais importante para emagrecer é descobrir quais alimentos e quais hábitos diários que te impedem de atingir o seu peso ideal, aquele que te permita ter vitalidade e que faça com que você se sinta confortável com o seu corpo.

Cada idade tem o seu peso

Outro erro que ocorre quando se tenta emagrecer é esquecer que o corpo muda com a idade. Uma pessoa de 30 anos dificilmente vai entrar na roupa de quando tinha 16. Sarcopenia é o nome dado à perda de massa muscular devido ao envelhecimento. Estima-se que, a cada 10 anos, essa massa seja reduzida em 8%.

Por tudo isso, a estratégia para reduzir a gordura não é a mesma ao longo do tempo. Se o objetivo é preservar a massa muscular, o exercício se torna essencial após uma certa idade. Se você tem dificuldade pra emagrecer e foca só na dieta, é hora de se exercitar.

O músculo ideal será aquele que é trabalhado com regularidade e de forma contínua ao longo dos anos. Por sua vez, a ingestão de proteínas deve acompanhar todos os exercícios.

O dilema da alimentação saudável

Diz-se que, ao se alimentar de forma saudável, é possível emagrecer. Porém, às vezes, as recomendações para uma nutrição adequada se tornam contraditórias, nos deixando em um mar de dúvidas que só nos afundam em maus hábitos alimentares.

O que acontece é que há muitos mitos em relação à alimentação saudável, e eles acabam gerando uma dificuldade para emagrecer. 

Entre os mitos sobre alimentação saudável que só pioram as coisas, encontramos alegações como a de que os cereais são a base de toda boa nutrição, por exemplo.

Outros mitos já negados, mas que em determinado momento condicionavam bastante a alimentação das pessoas, diziam que frutas tais como a banana ou o abacate engordavam.

Além disso, as gorduras, os ovos e as oleaginosas eram eliminados de qualquer prato diário entre aqueles que queriam emagrecer. No entanto, essas premissas já estão ultrapassadas; atualmente sabe-se que todos os nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do metabolismo.

Mulher segurando uma ampulheta na frente da barriga

Por outro lado, a grande busca pelo saudável levou muitas empresas de alimentos a processar e embalar produtos com rótulos que nos levam ao erro. Desde sucos de frutas até barras de cereal, passando por outras opções cheias de farinhas e conservantes escondidos; eles estão muito longe de serem realmente saudáveis.

Qual é o caminho para emagrecer?

Com base nesses erros, ao tentar atingir o peso ideal para o nosso corpo, podemos considerar que a alimentação saudável deve ser um estilo de vida, não uma ‘dieta rápida’. Toda dieta rápida gerará dificuldade para emagrecer e para manter o peso que conseguirmos emagrecer.

Cada idade tem o seu processo muscular e o seu peso característicos; de modo que a proteína e a atividade física nunca podem estar ausentes.

Finalmente, uma alimentação saudável para emagrecer deve incluir frutas e legumes diariamente (pelo menos 50% do que for ingerido). Em suma, a maneira mais eficaz de perder os quilos a mais é estar ciente daquilo que comemos e bebemos; pensando não tanto na silhueta mas sim na saúde e bem estar.