Dificuldade para emagrecer? Veja erros que te impedem de chegar lá
Muitos têm dificuldade para emagrecer hoje em dia. A rotina diária não nos deixa espaço para planejar o cuidado corporal e a alimentação.
Durante o inverno, a silhueta perfeita não parece ser um problema. A preocupação geralmente aparece no verão e é aí que a dificuldade para emagrecer aparece.
No entanto, perder peso não é uma tarefa impossível; é possível emagrecer, sem pressa, mas de forma constante, até atingir um peso saudável. A alimentação é uma parte essencial das nossas vidas, então talvez o primeiro passo seja considerá-la como uma fonte de energia, vitalidade e saúde.
Como superar a dificuldade para emagrecer?
Não há soluções mágicas
É comum encontrar profissionais que prometem o emagrecimento em quinze, vinte ou trinta dias nas redes sociais ou nas propagandas.
Além disso, dietas com nomes expressivos, tais como ‘dieta da lua’, ‘dieta da água’ e similares, consistem em passos a serem seguidos que supostamente garantiriam aos que as seguem uma redução da sua massa corporal em pouco tempo.
Embora seja verdade que essas soluções possam funcionar para algumas pessoas, também é verdade que a maioria acaba frustrado. Também acontece de conseguir emagrecer, mas depois de pouco tempo voltar a recuperar os quilos perdidos, com um efeito sanfona que se repete.
Uma dieta restritiva em excesso não apenas tende a gerar estresse em quem a pratica, mas também não é uma solução a longo prazo.
Na verdade, o mais importante para emagrecer é descobrir quais alimentos e quais hábitos diários que te impedem de atingir o seu peso ideal, aquele que te permita ter vitalidade e que faça com que você se sinta confortável com o seu corpo.
Cada idade tem o seu peso
Outro erro que ocorre quando se tenta emagrecer é esquecer que o corpo muda com a idade. Uma pessoa de 30 anos dificilmente vai entrar na roupa de quando tinha 16. Sarcopenia é o nome dado à perda de massa muscular devido ao envelhecimento. Estima-se que, a cada 10 anos, essa massa seja reduzida em 8%.
Por tudo isso, a estratégia para reduzir a gordura não é a mesma ao longo do tempo. Se o objetivo é preservar a massa muscular, o exercício se torna essencial após uma certa idade. Se você tem dificuldade pra emagrecer e foca só na dieta, é hora de se exercitar.
O músculo ideal será aquele que é trabalhado com regularidade e de forma contínua ao longo dos anos. Por sua vez, a ingestão de proteínas deve acompanhar todos os exercícios.
O dilema da alimentação saudável
Diz-se que, ao se alimentar de forma saudável, é possível emagrecer. Porém, às vezes, as recomendações para uma nutrição adequada se tornam contraditórias, nos deixando em um mar de dúvidas que só nos afundam em maus hábitos alimentares.
O que acontece é que há muitos mitos em relação à alimentação saudável, e eles acabam gerando uma dificuldade para emagrecer.
Entre os mitos sobre alimentação saudável que só pioram as coisas, encontramos alegações como a de que os cereais são a base de toda boa nutrição, por exemplo.
Outros mitos já negados, mas que em determinado momento condicionavam bastante a alimentação das pessoas, diziam que frutas tais como a banana ou o abacate engordavam.
Além disso, as gorduras, os ovos e as oleaginosas eram eliminados de qualquer prato diário entre aqueles que queriam emagrecer. No entanto, essas premissas já estão ultrapassadas; atualmente sabe-se que todos os nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do metabolismo.
Por outro lado, a grande busca pelo saudável levou muitas empresas de alimentos a processar e embalar produtos com rótulos que nos levam ao erro. Desde sucos de frutas até barras de cereal, passando por outras opções cheias de farinhas e conservantes escondidos; eles estão muito longe de serem realmente saudáveis.
Qual é o caminho para emagrecer?
Com base nesses erros, ao tentar atingir o peso ideal para o nosso corpo, podemos considerar que a alimentação saudável deve ser um estilo de vida, não uma ‘dieta rápida’. Toda dieta rápida gerará dificuldade para emagrecer e para manter o peso que conseguirmos emagrecer.
Cada idade tem o seu processo muscular e o seu peso característicos; de modo que a proteína e a atividade física nunca podem estar ausentes.
Finalmente, uma alimentação saudável para emagrecer deve incluir frutas e legumes diariamente (pelo menos 50% do que for ingerido). Em suma, a maneira mais eficaz de perder os quilos a mais é estar ciente daquilo que comemos e bebemos; pensando não tanto na silhueta mas sim na saúde e bem estar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.