Logo image
Logo image

Você conhece a dieta ayurveda?

3 minutos
A dieta ayurveda se baseia em uma série de princípios que prometem melhorar a saúde de cada indivíduo atendendo às suas necessidades individuais. Propomos que você a conheça em profundidade a seguir.
Você conhece a dieta ayurveda?
Última atualização: 01 janeiro, 2021

A dieta ayurveda  é um modelo alimentar que alia a nutrição a uma série de conceitos filosóficos que buscam, como um todo, melhorar a qualidade de vida. Baseia-se na adoção de hábitos saudáveis ​​e em um plano alimentar com base no consumo de alimentos frescos, embora com algumas peculiaridades.

Cabe destacar que esta dieta, apesar da sua conotação medicinal, não deve substituir nenhum tratamento farmacológico ou prescrito por um especialista. Este pode ser um modelo benéfico desde que feito de forma estruturada, mas que não faz milagres.

Bases da dieta ayurveda

Este modelo alimentar se baseia na criação de um tipo de dieta de acordo com o tipo de pessoa. Nesse sentido, estabelece que os indivíduos podem ser classificados em três grupos:

  • Pitta: o elemento representativo deste grupo é o fogo. Inclui pessoas de tamanho médio, pele clara e cabelos loiros. Para elas, fazem bem os alimentos classificados como frios, ou até mesmo com sabor doce. Além disso, elas precisam de produtos adstringentes e de vegetais de folhas verdes na sua dieta.
  • Vata: neste caso, o ar é o escolhido como o elemento representativo. Este grupo é formado por pessoas magras que se caracterizam pela sua agilidade e rapidez. Também é atribuída uma certa capacidade imaginativa a elas. Para este grupo, é recomendado que a dieta conte com produtos cozidos, mas com alta densidade nutricional, tais como carnes, laticínios e peixes.
  • Kapha: este grupo de indivíduos recebe os elementos terra e ar. São caracterizados por sua força física e pela tendência para ganhar peso. Por isso, são recomendados alimentos leves do ponto de vista calórico, tais como os vegetais.

Costumes da dieta ayurveda

Some figure

Além de adaptar o modelo alimentar às necessidades individuais, a alimentação ayurveda se caracteriza por ter uma série de etapas obrigatórias, mas que não estão relacionadas à nutrição em si.

Entre elas se destaca a necessidade de lavar as mãos antes de comer e de escovar os dentes depois. Também é aconselhável fazer a sesta, bem como evitar comer alimentos em momentos de desequilíbrio emocional.

Além disso, é recomendável não consumir água gelada, e até mesmo não beber líquidos durante as refeições – sempre melhor entre elas.

Benefícios

Os benefícios da dieta ayurveda giram em torno da proibição do consumo de alimentos ultraprocessados. Essa classe de produtos, conforme demonstrado em estudos, é capaz de aumentar o risco de sobrepeso e obesidade, o que é claramente prejudicial para a saúde.

Ao mesmo tempo, priorizar a ingestão de alimentos frescos pode ajudar a reduzir a incidência de muitas doenças complexas, como, por exemplo, as cardiovasculares.

Estes foram os achados de estudo publicado na revista Progress in Cardiovascular Diseases. Por esse motivo, este modelo alimentar pode ser eficaz para melhorar a funcionalidade do organismo.

No entanto, todos os conceitos expostos anteriormente sobre o conjunto de indivíduos e as suas características carecem de rigor científico. Estas são avaliações baseadas no conhecimento popular ou em correntes da medicina naturalista que não foram comprovadas pela ciência e, portanto, não são muito rigorosas.

A dieta ayurveda, um modelo pouco frequente

Some figure

Se há algo que caracteriza a dieta ayurveda, é o fato de se tratar de um plano alimentar incomum, pelo menos nas civilizações ocidentais.

Talvez ela se baseie em uma série de princípios corretos, embora esteja rodeada ao mesmo tempo por conceitos filosóficos ou naturalistas que não têm muito rigor científico. Esta pode ser uma das razões pelas quais o seu uso não se popularizou.

De qualquer forma, vários dos conceitos que ela prega são corretos. Aumentar a ingestão de vegetais e de alimentos frescos é um bom hábito e pode ajudar a melhorar a saúde. Além disso, adaptar a dieta às necessidades individuais é outro ponto muito benéfico.

É importante evitar generalizações tanto quanto possível. Sempre que se possa, é preciso fazer modificações para que o plano alimentar se ajuste às necessidades de cada pessoa, aumentando assim a sua adesão.

Por fim, embora a dieta ayurveda não especifique nada a este respeito, vale ressaltar a necessidade de evitar a ingestão de álcool e outras toxinas. Esses elementos têm um impacto negativo na fisiologia do organismo e podem desencadear sérios problemas de saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mendonça RD., Pimenta AM., Gea A., Fuente Arrillaga CF., et al., Ultraprocessed food consumption and risk of overweight and obesity: the University of Navarra Follow up (SUN) cohort study. Am J Clin Nutr, 2016. 105 (5): 1433-1440.
  • Salas Salvadó J., Becerra Tomás N., García Gavilán JF., Bulló M., et al., Mediterranean diet and cardiovascular disease prevention: what do we know? Prog Cardiovasc Dis, 2018. 61 (1): 62-67.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.