Como fazer maionese de clara de ovo

· 4 de abril de 2019
Ideal para acompanhar peixes, hambúrgueres ou batatas fritas, a maionese nos permite dar sabor e realçar pratos dos mais diversos estilos

Não há nenhum alimento mais versátil na cozinha do que o ovo. Além disso, ele é uma importante fonte de proteína, a tal ponto de substituir a contribuição da carne vermelha. A clara é a parte mais benéfica e saudável, porque ela não contém nada de gordura. É por isso que a maionese de clara de ovo é muito saudável.

Propriedades

As claras contêm uma quantidade significativa de água, além de nutrientes e aminoácidos essenciais para o organismo. Elas favorecem o desenvolvimento adequado dos músculos e ajudam a remineralizar os ossos, fazendo com que ela seja, portanto, um alimento ideal para crianças e atletas.

Da mesma forma, as claras são ricas em riboflavina, niacina, potássio, selênio e ácido fólico, entre outras vitaminas e minerais. Elas também possuem algumas enzimas que são capazes de criar um escudo para proteger o corpo contra a ação de um grande número de microrganismos.

Valores positivos da clara de ovo

Em muitas ocasiões, o ovo foi acusado pelo aumento excessivo do colesterol. Atualmente, nutricionistas e outros especialistas descartam essa ideia. Estes especialistas dizem que o que realmente dispara os níveis de colesterol é o excesso de gorduras provenientes de frituras, embutidos ou carnes vermelhas.

Outras propriedades da clara de ovo

  • Fonte importante de vitamina B, substância que não pode ser armazenada pelo organismo devido à sua natureza solúvel em água. Por este motivo, ela deve ser reposta todos os dias por meio dos alimentos.
  • A clara de ovo intervém na prevenção de doenças, como o diabetes tipo II por exemplo.
  • As claras permitem manter a sensação de saciedade de forma satisfatória, o que é muito mais eficaz e saudável do que consumir outros tipos de produtos mais calóricos com o mesmo fim.
  • Contribuem para o fortalecimento e regeneração dos ossos.
  • Na antiguidade, as claras de ovo eram usadas como um remédio caseiro para ajudar a curar feridas, sendo então colocadas diretamente na área afetada.
  • Colabora de forma positiva no controle da pressão arterial.

Quais são os benefícios do consumo da maionese de clara de ovo?

A maionese feita com clara de ovo é um alimento recomendado como um acompanhamento no café da manhã ou após o exercício.

Ela nos fornece elevadas quantidades de vitaminas e proteínas, especialmente as dos grupos B e E. Além disso, tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Outra vantagem da maionese de clara de ovo é a de retardar o envelhecimento. Isso porque ela promove a produção de colágeno no organismo. Um ponto-chave na hora de prevenir o aparecimento de rugas.

Como fazer uma boa maionese de clara de ovo?

Esta receita é altamente recomendada, não só porque funciona muito bem como acompanhamento de aperitivos, saladas e até mesmo pratos principais, mas também porque é uma alternativa saudável. Além disso, é muito fácil de preparar, com ingredientes simples e válidos para qualquer orçamento.

Como fazer uma boa maionese de clara de ovo

Esta maionese é um ingrediente versátil, uma vez que se adapta facilmente ao gosto pessoal dos convidados. É um molho ideal para ser usado em pratos frios de macarrão, arroz, peixe grelhado e qualquer outra receita baseada na criatividade de quem está cozinhando.

Ingredientes:

  • 3 claras de ovo
  • 3 colheres de chá de suco de limão
  • 1 dente de alho bem triturado
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de chá de açúcar branco
  • 3 xícaras de azeite de oliva. Também é possível utilizar óleo de girassol extra virgem
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador, exceto o azeite e o suco de limão.
  2. Adicione lentamente um fio fino de azeite à mistura, com o liquidificador em velocidade baixa ou média. Este processo não deve demorar mais do que 30 segundos.
  3. A técnica ideal é começar a bater a maionese em uma velocidade baixa no liquidificador. Conforme o molho for sendo batido, aumente um pouco a velocidade.
  4. Adicione uma colher de chá de suco de limão.
  5. Repita os passos dois e três até completar o ciclo completo. Neste ponto, a maionese já deve exibir a cremosidade desejada.
  6. Verifique a maionese e, caso seja necessário, corrija o sal e a pimenta.